Cachupa está a receber inscrições para a 2ª edição das Oficinas de Comunicação para o Impacto

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Programa de formação criado pela Cachupa Creative Studio é dirigido a organizações de impacto social e arranca no início de maio.

Nos dias 4 e 5 de maio, a UPTEC Asprela I acolhe a 2ª edição das Oficinas de Comunicação para o Impacto. Depois de uma estreia bem-sucedida no final do ano passado, a iniciativa desenhada pela Cachupa Creative Studio, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, regressa ao Porto com o objetivo de ajudar as organizações pertencentes ao ecossistema de impacto a melhorar a sua comunicação de diversas formas.

Serão dois dias e um total de 30 horas de formação intensiva, em formato presencial, onde serão disponibilizados recursos para o desenvolvimento de estratégias de comunicação eficazes e coerentes, que permitam aumentar o alcance e o impacto social gerado pelo trabalho destas organizações.

A iniciativa surge depois de o estúdio de design e multimédia ter percebido que, apesar de existirem milhares de organizações de impacto social em Portugal (um estudo realizado em 2020, pelo CASES e pelo INE, apontava para a existência de mais de 73 mil), a maioria das pessoas reconhece o trabalho e o propósito de muito poucas. A Cachupa Creative Studio tenta, assim, colmatar esta lacuna, capacitando as organizações com ferramentas que as possam fazer sobressair no ecossistema.

“Sabemos que existem uma série de organizações pelo país fora que estão a desenvolver um trabalho com impacto significativo. Infelizmente, uma boa parte delas não tem recursos para apostar na comunicação ou nem sequer reconhece a importância de o fazer. Foi precisamente para estas organizações que criámos as Oficinas de Comunicação para o Impacto, acreditando que o caminho está, de certa forma, na capacitação das mesmas para que, além de poderem divulgar eficazmente o seu trabalho, possam, como consequência, potenciar o seu alcance e o seu impacto. Tivemos um excelente feedback relativo à estreia da iniciativa, pelo que lançamos agora a segunda edição no Porto, recheados de boas expectativas, e esperando, em breve, escalar para outros locais e aumentar a nossa área de atuação, ajudando ainda mais organizações”, realça Pedro Fragoso Lopes, CEO da Cachupa Creative Studio.

 

“A maior parte das organizações de impacto social têm poucos recursos financeiros e humanos para trabalhar a comunicação com qualidade sendo que, muitas vezes, recrutam perfis que têm de ser bastante flexíveis e agilizar várias tarefas. Assim, obter formação nesta área tão especializada, de comunicação para o impacto, é uma maneira de conseguir capacitar a organização internamente no sentido de melhorar a sua estratégia de comunicação e até, de alguma forma, alinhá-la com aquilo que são as suas metas e objetivos, ou os seus planos de posicionamento a longo prazo”, sublinha Helena Antónia Silva, Fundadora da Vintage for a Cause e participante da 1ª edição das Oficinas de Comunicação para o Impacto.

 

Oficinas de comunicação de impacto querem tornar comunicação mais acessível

O programa das Oficinas incluirá sessões relacionadas com a importância da comunicação para o impacto, o que comunicar, para quem comunicar e onde comunicar, contando ainda com testemunhos inspiradores e terminando com a construção e apresentação de pitch, assim como um sunset/networking. Das 30 horas de programa, 24 serão dedicadas às sessões de formação com componente teórica e prática e seis delas estarão destinadas a sessões de mentoria individualizada.

Com uma lotação limitada a 32 participantes, as inscrições para as Oficinas de Comunicação para o Impacto, organizadas pela Cachupa Creative Studio, estão abertas até 30 de abril em www.cachupa.pt/oficinas. As inscrições individuais têm um custo de 180€ + IVA, enquanto as inscrições de grupo têm um custo de 340€ + IVA.

A organização deixa ainda a porta aberta a empresas que queiram financiar esta iniciativa para os participantes e apoiar, desta forma, a construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva, ajudando a descentralizar a comunicação de impacto e tornando-a mais acessível a todos os que fazem a diferença.

9 de abril de 2024

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