Axelera AI capta mais de 250$M em financiamento para crescimento comercial global
Axelera AI capta mais de 250$M em financiamento para crescimento comercial global
A Axelera AI, instalada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, anunciou uma ronda de financiamento de mais de 250 milhões de dólares. Com este investimento, o capital obtido pela empresa desde a sua fundação em 2021 ultrapassa os 450 milhões de dólares.
A Axelera AI especializa-se no desenvolvimento de semicondutores de aceleração de Inteligência Artificial (IA), para aplicação em computação de ponta e em centros de dados. Com uma arquitetura edge-first, que garante o processamento de dados localmente, contrariamente aos modelos centralizados na nuvem e em data centres, os semicondutores da empresa já foram implementados em mais de 500 clientes, incluindo nos setores de telecomunicações, aeroespacial e empresarial.
O sucesso da Axelera AI está enraizado numa crença fundamental: para implementar IA em escala, a indústria deve primeiro resolver as questões relacionadas com requisitos de consumo de energia e refrigeração, garantindo a eficiência energética. “Os data centers estão a atingir limites de energia e refrigeração e, à medida que a análise se aproxima do local onde os dados são criados, as soluções de IA devem operar dentro de restrições rigorosas de energia e largura de banda”, explica Fabrizio Del Maffeo, CEO e cofundador da Axelera AI. “Projetamos a nossa arquitetura do zero para superar estes obstáculos. A nossa abordagem edge-first torna a implementação da IA economicamente viável em escala no mundo real, enquanto protege os dados e a privacidade através do processamento local das informações dos nossos clientes.”
O capital conseguido vai permitir acelerar a escala de produção da empresa e avançar com o desenvolvimento dos seus produtos, além de assegurar a expansão da equipa da Axelera AI com contratações focadas no apoio ao cliente.
A ronda de investimento foi liderada pela Innovation Industries, com a participação de fundos que incluem a BlackRock e a SiteGround Capital como novos investidores, assim como os investidores existentes Bitfury, CDP Venture Capital, European Innovation Council Fund, Federal Holding and Investment Company of Belgium (SFPIM), Invest-NL, Samsung Catalyst Fund e Verve Investments.
04 março 2026

