Present Technologies cria app que já permitiu mais de 75 mil controlos de fronteira

Idealizada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e implementada pela Present Technologies, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a app surgiu para dar resposta ao controlo fronteiriço terrestre, imposto devido à pandemia COVID-19. Em apenas um mês, a SEF Mobile já realizou de mais de 75 mil controlos de fronteira de forma eficiente e sem contacto físico.

DR:SEF

Inicialmente focada no controlo das fronteiras aéreas e marítimas, a aplicação foi ajustada para ir ao encontro da legislação europeia. Com esta solução é possível validar os dados dos documentos de identificação, sem que os inspetores os precisem de manusear.

“O SEF contactou-nos, num domingo, para informar que as fronteiras terrestes iam passar a ser controladas e que iria ser necessário adaptar a SEF Mobile para esta nova realidade. Com toda a empresa em regime de teletrabalho, implementar as alterações foi um verdadeiro desafio.  No entanto, em apenas duas semanas apresentamos uma primeira versão, completamente funcional, no terreno.”, afirma Paulo Martins, COO e cofundador da Present Technologies.

Erica Santos, Inspetora do SEF e responsável pela operacionalização da solução no terreno, refere que “o SEF Mobile se tornou numa ferramenta essencial para aumentar substancialmente a eficiência e segurança dos inspetores do SEF nos vários postos de fronteira terrestres do país. De uma forma simples e eficaz, permite ler e validar os dados de um conjunto variado de documentos de identificação, sem qualquer necessidade de manuseamento dos mesmos por parte dos inspetores.”

A Present Technologies, empresa sediada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, com delegações na UPTEC (Porto) e na Sertã, presta serviços nas áreas Enterprise, Web e Mobile, à escala global. Ao longo dos seus 20 anos de experiência no mercado a empresa tem sido reconhecida pela qualidade das suas soluções, tanto a nível nacional como internacional, de onde provém atualmente a maioria do seu negócio.

Empenhada na criação de produtos e serviços inovadores através do uso de tecnologias emergentes, a Present Technologies conta com um background alargado em Investigação e Desenvolvimento, quer por ligação a grupos de investigação de Instituições de Ensino Superior, quer pela participação em projetos de I&D juntamente com os seus parceiros empresariais.