André Forte, Head of Business Development – Arts da UPTEC, participa na iniciativa OECD – OCDE YEPA – Youth Entrepreneurship Policy Academy

André Forte, Head of Business Development – Arts da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi convidado a participar na iniciativa OECD – OCDE YEPA – Youth Entrepreneurship Policy Academy.  Durante os próximos três anos, esta academia reunirá jovens empresários, empreendedores sociais, decisores políticos e peritos da UE para discutir as políticas e ações necessárias para apoiar o empreendedorismo juvenil nos países da UE e da OCDE.

O programa já arrancou com o primeiro workshop, que decorreu a 9 e 10 de março, em Bruxelas, e onde o coordenador da UPTEC marcou presença.  Esta primeira iniciativa, onde participaram 150 jovens empreendedores, contou com a presença do Comissário Europeu, Nicolas Schmidt, e do Deputado Geral da OECD, Yoshiki Takeushi.

“Espero que o projeto cresça mais e leve os países participantes a ver o empreendedorismo como algo que vai além da startup, da linguagem e da mentalidade orientadas pelo ecossistema, e que é capaz de incluir diferentes estruturas legais, criativas, intra-empreendedoras e comunidades de origens mais diversas.”, destaca André Forte.

A YEPA – Youth Entrepreneurship Policy Academy foca-se em apoiar o empreendedorismo jovem, através da dinamização de iniciativas inovadoras. Para tal, vão ser organizados seis workshops ao longo dos próximos três anos. Nesta edição, o workshop centrou-se em temas como os obstáculos para o empreendedorismo entre os jovens, inclusão e medidas governamentais.

Foi possível concluir que os jovens consideram que as universidades devem tornar-se mais práticas em relação a estes tópicos e acham muito difícil montar uma equipa. Em relação às estruturas de apoio, estas consideram importante criar incentivos para os professores, gerar maior notoriedade em torno de iniciativas empreendedoras e reforçam a necessidade de investir em novas aptidões. A OCDE denota que 38% dos jovens gostava de criar o próprio emprego, mas apenas 9% consegue e 78% dos jovens procuram dinâmicas de tomada de decisão participativas nas empresas.

Nos próximos três anos, a Academia reunirá jovens empresários, empreendedores sociais, decisores políticos e peritos da UE e irá contar com mais cinco workshops sobre os mais variados temas, como literacia financeira, enquadramentos legais, educação e inovação.