Ahm Shamsuzzoha da Universidade de Vaasa: “Estas ligações no ecossistema do Porto vão fomentar a minha investigação”

Na UPTEC, temos as portas abertas para novas ideias, inovação, desafios e destacamentos. Damos as boas-vindas a startups, grandes empresas, universidades e hubs de todo o mundo. Ahm Shamsuzzoha da Universidade de Vaasa, um dos parceiros da UPTEC na comunidade OpenInonTrain, é o mais recente entrevistado do “Open Doors“, e partilha a sua experiência de quatro semanas na UPTEC e as principais razões para se juntar ao nosso ecossistema.

Open Doors Ahm Shamsuzzoha 1

Ahm Shamsuzzoha || Professor Associado na Universidade de Vaasa, Finlândia
Universidade de Vaasa || Finlândia || 5,251 estudantes e  468 funcionários

Universidade de Vaasa: Universidade de ciência de impacto internacional


Pode apresentar-se e falar-nos sobre o seu projeto de investigação?

O meu nome é Dr. Ahm Shamsuzzoha, e sou Professor Associado, Industrial Systems Analytics, Digital Economy Research Platform na Universidade de Vaasa, Finlândia. Pesquiso inovação verde e sustentável, cadeias de abastecimento digitalizadas e mobilidade. O meu foco fundamental é experimentar e analisar o ecossistema verde e digital, promovendo o respeito pelo ambiente.

Porque é que escolheu vir para a UPTEC para o seu projeto de investigação?

Conheci a UPTEC através dos meus colegas, que é considerada um ponto de encontro entre investigadores e empresas. Percebi que esta instituição é um lugar único para combinar as novas ideias e a suas implementações em mercados globais. Acima de tudo, a UPTEC está também a criar a ponte entre os académicos da Universidade do Porto e as empresas locais, acabando por aumentar a concorrência e o crescimento empresarial. Além disso, já tenho experiência na realização de colaboração de investigação no INESC TEC Porto, o que também me motiva a iniciar o meu destacamento no UPTEC e a renovar os meus anteriores contatos de investigação.

Open Doors_Ahm Shamsuzzoha_2

Que expectativas tinha antes de iniciar o seu destacamento no Porto?

Como académico, a minha expectativa antes de iniciar o meu destacamento no Porto era fazer parte de uma comunidade que oferecesse um ecossistema de inovação multidisciplinar que criasse novas oportunidades de negócio. Também fiquei curioso como as empresas, especialmente as pequenas e médias empresas (PME), desenvolvem novas ideias/tecnologias em cooperação com instituições de ensino, incorporando uma situação vantajosa para todos.

As suas expectativas foram atendidas?

Com certeza! No início do destacamento na UPTEC, esperava conhecer o maior número possível de especialistas em inovação verde e digital e empreendedorismo empresarial. Ao mesmo tempo, esperava aprender em profundidade sobre as culturas e atividades de trabalho na UPTEC e nas instituições de pesquisa vizinhas. Após várias reuniões com a UPTEC, o INESC TEC e académicos, investigadores e quadros de gestão da Universidade do Porto, conheci a fundo estas instituições e as suas diversas áreas de investigação. O conhecimento e a compreensão adquiridos nestes encontros no Porto contribuirão indubitavelmente para a construção das minhas redes profissionais que apoiarão o meu desejo de iniciar e manter colaborações de sucesso no futuro.

Que ligações com os stakeholders do ecossistema do Porto poderam ser feitas?

Durante o período de destacamento, reuni-me e discuti com vários académicos do ecossistema portuense, como a Universidade do Porto, o INEGI e o INESC TEC. Estas ligações ao ecossistema do Porto vão fomentar a minha investigação um passo mais além. As experiências teóricas e práticas que adquiri com este destacamento trarão, sem dúvida, valor acrescentado também ao ecossistema empresarial finlandês e português.

Open Doors Ahm Shamsuzzoha 3

De que aspetos do seu destacamento no Porto gostou especialmente?

Para além da possibilidade de colaboração em investigação entre os ecossistemas finlandês e português, gostei do comportamento caloroso dos portugueses em geral. Notei que os portugueses são muito mais acolhedores e prestativos, o que me tocou no coração! Além da população local, gostei do clima, da cultura e da natureza de Portugal. Visitei vários locais interessantes em Portugal durante o meu período de destacamento, que impactaram positivamente o meu corpo e alma!

Como é que o seu projeto vai continuar depois da sua passagem aqui no Porto?

O meu tema de investigação será ainda mais enriquecido pela manutenção de uma comunicação e colaboração contínuas entre a Universidade de Vaasa na Finlândia e instituições dentro do ecossistema do Porto. Tenciono candidatar-me a projetos de investigação a nível local e europeu, onde instituições de investigação e empresas da Finlândia e de Portugal possam participar para benefícios mútuos. Estou também a considerar futuras visitas ao Porto e a outros locais em Portugal para manter as nossas atividades colaborativas de sucesso.

Share Article