Adyta integra projeto de 6,7M€ para tornar comunicações da defesa europeia mais seguras

Adytastartup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e spin-off U.Porto, vai integrar um projeto de desenvolvimento de redes de comunicação quânticas para a Defesa Europeia. O projeto será desenvolvido durante 42 meses e ascende a um orçamento total de mais de 6,7 milhões de euros.

A tecnologia, desenvolvida ao abrigo do projeto DISCRETION, vai reforçar a autonomia da defesa europeia em comunicações seguras e permitirá às forças armadas europeias utilizar também o Espectro de Radiofrequências para atividades militares.

O projeto DISCRETION visa integrar e combinar as tecnologias de redes definidas por software (SDN) e distribuição de chaves quânticas. Juntamente com redes óticas herdadas, vai ser possível construir uma arquitetura de controlo de rede altamente segura, escalável e resiliente para serviços avançados de operações táticas.

A integração de um consórcio que está na vanguarda tecnológica é essencial para a Adyta, uma vez que “as tecnologias quânticas serão determinantes no futuro das comunicações seguras e esta área – a das comunicações seguras – é um dos nossos principais focos. É um orgulho para a Adyta estar envolvida neste projeto, num consórcio composto por entidades tão relevantes, quer nacionais e internacionais.”, revela Carlos Carvalho, CEO da startup criada por docentes da Faculdade de Ciências da U.Porto.

O projeto DISCRETION, cujo orçamento global ascende os 6,7 milhões de euros, foi aprovado no concurso de apresentação de propostas 2020 do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial da Defesa.

Para além da Adyta, integram o projeto europeu DISCRETION mais quatro entidades portuguesas: DEIMOS Engenharia, líder do consórcio, Instituto de TelecomunicaçõesInstituto Superior Técnico e Altice Labs; as espanholas, Telefonica Investigación y Desarrollo S.A.U.e Universidad Politécnica de Madrid, assim como as italianas Austrian Institute of Technology GmbH e Nextworks.