A si(e)nergia que vai além de um powerbank para carros

A Addvolt e a Everythink têm muito em comum: empresas que deram os primeiros passos na UPTEC, fundadores com uma visão disruptiva e colaboradores com uma vontade imensa de fazer mais e melhor. A Addvolt pensou, idealizou e produziu um powerbank para carros. Ora, a escolha para o design e desenvolvimento do produto não podia passar por outra empresa que não a Everythink, os seus parceiros de longa data.

A ligação entre estas duas empresas vai muito além de um powerbank. A Everythink, empresa que foi criada em 2008, acompanhou de perto e desde muito cedo o nascimento da Addvolt. “A Addvolt e a Everythink têm trabalhado em conjunto desde 2013, ainda quando a Addvolt estava em fase de projeto.”. Quem o diz é Bruno Azevedo, um dos cofundadores da startup que começou a dar os primeiros passos do seu percurso na Escola de Startups da UPTEC. “A partilha de visões, interesses e contextos tecnológicos, bem como a proximidade física de ambos os escritórios no edifício foram o mote para as já muitas colaborações com a Addvolt.”, conta-nos Júlio Martins, cofundador da Everythink.

A Addvolt não pensa duas vezes quando os seus projetos envolvem design e desenvolvimento de produto. A solução, eles sabem, está com a Everythink até porque “a relação de confiança e o histórico de trabalho em projetos comuns contribui para continuarmos a renovar a nossa preferência”, confidenciou Bruno Azevedo, que acrescenta ainda que “a cultura das empresas contribui imenso para que se crie uma dinâmica e um nível de compromisso que nos levam assumir os projetos em conjunto com um grande nível de responsabilidade.”.

O powerbank da Addvolt surge para carregar veículos elétricos e híbridos em qualquer lugar e em qualquer momento. Com este produto, qualquer pessoa ou serviço pode garantir o abastecimento dos veículos sem o investimento em infraestrutura elétrica dos postos fixos. E quanto a este projeto ambos os cofundadores concordam que ainda não está terminado. Bruno Azevedo olha para este powerbank como uma “obra inacabada e que ainda tem muito trabalho pela frente”, enquanto Júlio Martins diz que ainda estão no “intervalo do jogo”, mas que as “as provas já estão dadas, como demonstra, por exemplo, a colaboração com a GALP”.

E no que à parceria com a GALP concerne — a Addvolt esteve no Algarve num projeto-piloto com a GALP com carregamentos rápidos e gratuitos para qualquer utilizador —, Bruno Azevedo não tem dúvidas que a “demonstração e validação deste projeto no parque de estacionamento da UPTEC, juntamente com a comunicação externa realizada pela UPTEC deu uma grande visibilidade a esta solução”.

Ora, quando empresas como a Everythink e a Addvolt se unem para trabalhar em conjunto sabemos que o resultado será uma solução robusta e eficaz. Os elogios são mútuos, assim como a enorme vontade de continuar a colaborar. Na Everythink “temos muito apreço e admiração pelo trabalho que a Addvolt tem desenvolvido e percebemos o valor e a qualidade do que desenvolvem”.

“O potencial das empresas, num Parque como este, é imenso” e é Júlio Martins quem o reconhece. Quando estes empreendedores pensam no papel da UPTEC a resposta é a mesma: “a UPTEC tem um papel fundamental na criação de efervescência e oportunidades para que as pessoas das empresas se encontrem, falem e partilhem as suas ideias” e que a UPTEC é um “polinizador de sinergias entre organizações e pessoas, na facilitação dos contactos e estímulo de iniciativas”.

A Everythink tem desenvolvido um papel fulcral enquanto parceiro de muitas das empresas da UPTEC. Tal como a Addvolt o diz, muitos outros projetos poderiam dizê-lo. A Everythink — assim como toda a UPTEC — olha, agora, para a Addvolt com o orgulho de ver uma empresa graduada que começou, cresceu e se emancipou.

Há tantas e tão boas histórias para contar — e prometemos fazê-lo — de sinergias entre as nossas empresas. A UPTEC está cá para isso. A UPTEC serve a comunidade ao apresentar o Bruno ao Júlio e a Everythink à Addvolt. Por isso — e qual casamento bem-sucedido —, não separe o Homem o que a UPTEC ajudou a unir.