Projeto do Fraunhofer Portugal vence prémio HINTT

Desenvolvido pelo Fraunhofer Portugal AICOS, instituto sediado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e as entidades IPO Coimbra, CHUP, ULS Guarda, o projeto Derm.AI foi o grande vencedor na categoria Clinical Outcomes da sexta edição dos prémios HINTT.

Com o objetivo de prevenir o cancro, o projeto Derm.AI pretende ser uma ferramenta de auxílio no diagnóstico precoce do cancro da pele, uma doença que representa aproximadamente 33% da totalidade dos cancros detetados em Portugal. Através da criação de uma aplicação móvel que apoia os médicos de Medicina Geral e Familiar na aquisição rápida e intuitiva de imagem das lesões cutâneas — assim como os especialistas de dermatologia na triagem e diagnóstico dos casos —, o Derm.AI pretende tornar o já existente sistema de referenciação de teledermatologia mais eficiente, através de técnicas de visão computacional para a aquisição de imagens e Inteligência Artificial para a priorização de risco e apoio à decisão.

O HINTT – Health Intelligent Talks & Trends é um evento anual na área da saúde que premeia os projetos com as melhores práticas de adoção das tecnologias da informação e comunicação, com vista à melhoria dos cuidados de saúde. Além disso, pretende, também, fomentar a conversa sobre o futuro da saúde, tendo como principal foco o cidadão e as tecnologias.

O projeto Derm.AI foi premiado pelo potencial tecnológico de combater o diagnóstico tardio do cancro da pele, apresentando-se também como uma resposta ao problema de falta de especialistas de dermatologia no Serviço Nacional de Saúde.

O Derm.AI, desenvolvido pelo Fraunhofer Portugal, foi o grande vencedor na categoria Clinical Outcomes da sexta edição dos prémios HINTT.

Share Article