Pixel Voltaic vence 5ª edição dos Prémios Empreendedor XXI

A solução de energia renovável valeu à Pixel Voltaic, startup incubada na UPTEC Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a distinção nos Prémios Empreendedor XXI. A startup recebeu um prémio monetário de 6.000 euros, acesso a um programa de formação internacional em Silicon Valley e mentoring especializado.

A spin-off da FEUP desenvolve tecnologias para prevenir o aquecimento global e promover transição para a energia verde. A Pixel Voltaic cria, assim, soluções inovadoras para sistemas fotovoltaicos e para a produção de hidrogénio, incluindo células solares sensibilizadas por corantes e reatores de metano, respetivamente.

Com o objetivo de premiar o talento e a capacidade de dar resposta aos desafios do amanhã, a iniciativa dinamizada pelo BPI e pela DayOne, divisão especializada do CaixaBank para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores. Os Prémios Empreendedor XXI, organizados em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, premiaram para a além da Pixel Voltaic, a Virtuleap, uma empresa que atua na área da terapia digital.

Os PEXXI decorrem em Portugal e em Espanha, tendo, nesta edição, recebido mais de 750 candidaturas, 102 delas portuguesas. Para além dos prémios monetários, os vencedores – como a Pixel Voltaic – vão ter acesso a um programa internacional de formação, especialmente concebido para startups com elevado potencial de crescimento.

As cerimónias de entrega de prémios decorreram na Porto Business School, em Matosinhos, e na Cidade do Futebol, em Oeiras.