NILG.AI vence 2 dos 6 desafios do Hands on Data Conference 2022

A NILG.AI, empresa de consultoria Inteligência Artificial sediada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, venceu 2 dos 6 desafios do Hands on Data 2022 Conference (HODCon), na Alemanha.

A conferência cria oportunidades de matchmaking entre empresas no Vale do Ruhr e startups, apresentando desafios técnicos com a duração inicial de três meses. De um total de 100 aplicações de startups de 15 países, a NILG.AI foi escolhida para trabalhar com a imobiliária Vonovia e a empresa de energia Iqony (antigamente conhecida por STEAG). Este desafio marca ainda a segunda oportunidade de colaboração com a Vonovia, com a qual os portugueses desenvolveram um sistema de recomendação que pretendia ligar arrendatários a habitações da empresa na Alemanha, em 2021.

Com a Vonovia, a NILG.AI encontra-se a desenvolver uma ferramenta que, com recurso a redes neuronais, reconhece, categoriza e descreve danos em fotografias tiradas pelos inquilinos dos mais de 550 mil apartamentos residenciais da Vonovia, de forma a otimizar a qualidade do apoio técnico.

Já na colaboração com a Iqony, o objetivo é utilizar visão computacional para otimizar os processos de combustão,  que envolvem a aquisição de um enorme volume de dados por dia com recurso a sensores e câmaras. Esta otimização será dada pelo aumento da quantidade de produção de energia e da redução do volume de emissões de gases no processo.

Nascida em 2018, a NILG.AI conta atualmente com uma equipa de 6 pessoas e está sediada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. A empresa liderada por Kelwin Fernandes trabalha para empresas como a HGREG, Vonovia, Metro do Porto e ProprHome. Para além disto, desenvolve soluções para cidades inteligentes, como a otimização de transportes públicos, o cálculo de indicadores de desenvolvimento das cidades e ainda soluções otimizadas para minorias, como o teclado otimizado para a comunidade de esclerose lateral amiotrófica.