Maersk adquire HUUB para “atrair talento nacional”

Maersk, a maior empresa de transporte marítimo mundial e um dos maiores grupos globais na área da logística, acaba de adquirir a HUUB, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e spin-off  da U.Porto.

A HUUB dedica-se a operações logísticas na indústria da moda, tendo como clientes marcas de renome internacionais. Em Portugal, a liderança desta unidade de negócio do gigante mundial de logística vai continuar a ser assumida por Tiago CraveiroPedro Santos e Tiago Paiva, fundadores da empresa e todos eles antigos estudantes da Faculdade de Economia da U.Porto (o primeiro passou também pela FEUP).

Considerada pela Time Magazine como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a Maersk pretende “tornar Portugal um centro tecnológico estratégico, com o objetivo de atrair talento nacional e competir com várias outras empresas que instalaram as suas divisões tecnológicas no nosso país”. Esta é a primeira compra da Maersk em Portugal no sentido de concretizar esse objetivo.

Segundo Tiago Paiva, CEO da HUUB, este é “um passo fundamental”, não só para a spin-off da Universidade do Porto, como para o ecossistema nacional: “A absorção da HUUB por parte de uma empresa tão poderosa como a Maersk é um tónico para o ecossistema de startups em Portugal”, refere o também antigo estudante da Porto Business School. Um dos principais objetivos da startup (que conta, atualmente, com cerca de 50 colaboradores) é triplicar a equipa até ao fim de 2021.

Fundada em 2015, a HUUB foi criada numa garagem pelos três alumni da U.Porto. A ambição sempre fez parte do DNA da equipa fundadora e, como refere Tiago Paiva, desde o início que existia o objetivo de “disromper a indústria da logística através da tecnologia”.

A spin-off da U.Porto já tinha angariado mais de 4,35 milhões de euros, sendo que 1,5 milhões vieram, precisamente, da Maersk, em 2019. A carteira de clientes da HUUB conta com grandes marcas de moda a nível mundial, das quais assumem todas as tarefas logísticas e operacionais, gerindo as encomendas através de uma plataforma desenvolvida pela própria empresa: o Spoke.

A HUUB oferece, assim, serviços de gestão integrada da cadeia de abastecimento de marcas de moda, permitindo que as mesmas consigam focar-se mais no trabalho de design de novas peças e na venda.