Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul (B2E) arranca “em velocidade de cruzeiro”

Já está em marcha e em “velocidade de cruzeiro” a atividade do Laboratório Colaborativo (CoLAB) para a Bioeconomia Azul (B2E), com sede na UPTEC Mar, em Matosinhos. O Laboratório tem como objetivo promover a Bioeconomia Azul, contribuir para novos usos e valorização dos recursos vivos naturais marinhos, assim como estimular a criação de emprego qualificado gerador de valor económico e social em Portugal – nos setores da Biotecnologia e Aquacultura.

“Com a recente contratação de dez colaboradores, estamos já a trabalhar no desenvolvimento de projetos de I&D com os nossos associados e na definição e implementação do nosso portfolio de serviços, entre várias outras atividades que vão ao encontro dos nossos principais objetivos”, refere a Coordenadora Técnico-Científica do CoLAB B2E Elisabete Matos.

O Laboratório constituiu-se como associação a 14 de fevereiro de 2019 e tem como associados os grandes atores do setor, desde empresas de produção e distribuição, a instituições de ensino, investigação, laboratórios associados e centros de interface tecnológica.

No leque de fundadores estão incluídas:

• a empresa A20 Água, Ambiente e Organização Lda.,
  • o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR),
  • o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro,
  • o cluster do Mar Português, Fórum Oceano, Associação da Economia do Mar,
  • o ICVS/3Bs – Laboratório Associado, Instituto de Ciências da Vida e da Saúde –  Grupo de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, da Universidade do Minho,
  • a empresa Ingredient Odyssey Lda.,
  • o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência,
  • a empresa Safiestela – Sustainable Aqua Farming Investments S.A.,
  • a empresa Savinor – Sociedade Avícola do Norte S.A.,
  • a empresa Sparos Lda.,