iUP25k – concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto – está de volta e as candidaturas já estão abertas

Estão abertas as candidaturas para a oitava edição do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, organizado em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. O programa é uma ação de ignição para o empreendedorismo e para criação de empresas inovadoras e com impacto.

O iUP25k destina-se a estudantes de qualquer ciclo de estudos ou professores, investigadores, funcionários ou alumni da Universidade e vai atribuir 25.000 euros em prémios.

Ao iUP25k podem candidatar-se ideias de negócios apresentadas em 3 passos: um vídeo de até 3 minutos para a apresentação da ideia; uma assinatura de declaração de compromisso e o preenchimento de um formulário e submissão da candidatura na plataforma SantanderX.

O programa é composto por duas etapas com características distintas – etapa geral e etapa final. Na etapa geral, das ideias a concurso, serão selecionadas as 10 melhores classificadas. As equipas finalistas serão anunciadas no dia 9 de maioNa etapa final, as 10 equipas finalistas vão participar no BIP Ignition, um programa de três dias de capacitação para o empreendedorismo.

Os 10 projetos finalistas competirão pelos prémios do concurso na final do iUP25K, no dia 26 de maio, sendo avaliadas através de uma apresentação em formato livre.

Adicionalmente, estarão disponíveis prémios no valor de 25.000€ a quem se atreva a propor ideias de negócio revolucionárias, incluindo um prémio monetário de 5.000€, no âmbito do projeto UI-CAN; um período de pré-incubação, oferecido pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto; consultadoria em propriedade intelectual, realizada pela Patentree e consultadoria para plano de negócios, no âmbito do projeto Spin Up.

As ideias de negócio concorrentes deverão ser apresentadas de 1 a 25 de abril, através de um formulário digital, disponível aqui.