Hortee vence programas de aceleração da AEP e Startup Lisboa

Projeto incubado na UPTEC esteve em destaque nos eventos Desafios 5.0 e Clean Future

A Hortee, da FHLUD Technologies, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, continua a arrecadar prémios com a sua plataforma de compra e venda de alimentos frescos nas comunidades locais, e conquistou duas importantes distinções nas últimas semanas.

No programa Desafios 5.0 da AEP – Associação Empresarial de Portugal, cofinanciado pelo COMPETE2020 através do Portugal2020 e do Fundo Social Europeu, a solução recebeu o prémio Speed Up, no valor individual de cinco mil euros, sendo uma das seis ideias de negócio vencedoras entre os 25 projetos concorrentes. A iniciativa da AEP promove o espírito empresarial do Norte e Centro do país através de ações integradas que capacitam jovens empreendedores.

Já neste mês de julho, a Hortee foi a vencedora do programa de aceleração Clean Future, promovido pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa, na categoria Retalho, arrecadando mais cinco mil euros com esta distinção. Este programa, que visa apoiar a criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar a sustentabilidade das cidades, teve a duração de dez semanas e culminou num demo day que contou com o pitch das 22 soluções a concurso nas três áreas elegíveis.

Para o CEO da Hortee, Ivanoel Rodrigues, a conquista destes dois prémios atesta o caminho que está a ser feito por todos os elementos da sua empresa, numa altura cheia de mudanças para a solução. “No último ano, registámos a empresa, recriamos um MVP, conseguimos o primeiro cliente, iniciamos testes e expandimos para uma nova localização. Além disso, passámos de um a quatro elementos full-time na Hortee, e também fomos selecionados e graduados em dois programas de aceleração e investimento do EIT Climate-KIC e Beamline.fund. Obter estas duas distinções acaba por ter impacto muito grande na forma de fazer empreendedorismo e de evoluirmos enquanto modelo de negócio e empresa.”

De olhos postos nos próximos passos da Hortee, Ivanoel Rodrigues mostra-se confiante no rumo da solução que lidera. “Mais que o sentimento de vitória e emoção de ganhar, temos um sentimento de dever cumprido. Os prémios são importantes, claro, mas o desenvolvimento de negócio é o pilar das startups, e acho que foram dois programas bastante abrangentes nesse aspeto e que nos ajudaram bastante.”

A Hortee: plataforma digital para mercados de frescos mais acessíveis e eficientes

A Hortee cria experiências de compra e venda de alimentos frescos, ligando produtores de alimentos locais e consumidores conscientes a empresas e cidades sustentáveis.

Com um marketplace para comprar e vender cabazes de alimentos frescos, visitas a quintas e workshops de sustentabilidade, a Hortee posiciona-se como a forma de melhorar a saúde, o negócio dos produtores e o planeta.

De forma a trazer o campo de volta à cidade, a Hortee oferece uma gama de ferramentas e benefícios para cidades e empresas que procuram tornar-se mais sustentáveis e melhorar a sua comunidade.

Além de ajudar cidades e empresas no seu rumo para a sustentabilidade, neste projeto são abordados os três maiores desafios que os agricultores enfrentam: entrar em novos mercados, estabilizar o fluxo de caixa e digitalizar o seu canal de vendas. Desta forma, pretende-se ajudar os agricultores a obter melhores margens de lucro através de pagamentos rápidos e seguros e através da promoção de uma mudança de hábitos de compra dos consumidores, levando a reduzir o desperdício de alimentos nas longas cadeias e melhorar a disponibilidade regular de alimentos produzidos localmente e de forma sustentável.

21 de julho de 2023

Share Article