Há um novo bilhete para empresas no Future of Computing

O Future of Computing tem uma nova modalidade de bilhete. Neste novo modelo, o bilhete semanal adquirido pela empresa pode ser utilizado por cinco colaboradores diferentes. O novo bilhete, transmissível dentro da empresa, permite agora que diferentes pessoas de departamento distintos possam assistir apenas às talks e workshops da sua área.

“Queremos que os estudantes estejam presentes no Future of Computing – e por isso temos um preço especial para eles –, mas queremos também ter uma escola que conte com a indústria e as grandes empresas. Reconhecendo que é difícil para as empresas abdicarem de uma pessoa para assistir à escola durante toda uma semana, criamos este bilhete. Queremos, assim, ir ao encontro das necessidades das empresas, facilitando a participação das equipas nesta escola de computação única.” afirma Cláudia Ribeiro da Silva, Business Developer – Tech da UPTEC.

Os cinco dias de Future of Computing vão atravessar as mais diversas áreas do futuro da computação. No primeiro dia, o Deep Learning Institute da NVIDIA vai explicar como se poder usar GPU para acelerar algoritmos desenhados para CPU, enquanto o dia 2 será dedicado à computação neuromórfica, que se tem afirmado como uma tecnologia chave para a migração das aplicações de Inteligência Artificial da cloud para os dispositivos dos utilizadores – neste workshop vão ser usados simuladores de plataformas neuromórficas para desenvolver alguns algoritmos.

A computação quântica vai ser o tema do terceiro dia. Os computadores quânticos prometem executar cálculos em tempos infinitesimalmente inferiores, mas a programação exige uma forma radicalmente diferente de desenhar algoritmos – e a IBM vai ensinar aos participantes do Future of Computing como se constroem algoritmos quânticos elementares.

A computação bioquímica, tema do dia 4, propõe usar estruturas químicas e biológicas programáveis tais como DNA e células completas para processar algoritmos. Os alunos vão poder usar simuladores para emular operações que se podem programar no interior das células do corpo humano e de outros organismos e que poderão até funcionar como computadores. O último dia da escola vai ser dedicado à indústria a problemas que podem ser resolvidos através de todas estas tecnologias.

A primeira edição do Future of Computing, em 2018, juntou 150 pessoas de 10 países diferentes. Os bilhetes para a segunda edição, que vai decorrer no Porto de 1 a 5 de julho, estão disponíveis aqui e há bilhetes especiais para empresas e para estudantes.