Graduada da UPTEC lança campanha para redução de consumo de água

A Beagle, empresa graduada da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, desenvolveu, em conjunto com a Área Metropolitana do Porto, uma campanha com o propósito de sensibilizar sobre a importância da poupança de água. A iniciativa vai estar disponível na televisão, rádio e redes sociais.

A Beagle foca-se nas áreas da sustentabilidade e educação para a cidadania, prestando serviços personalizados na comunicação de projetos sobre o ambiente. A startup é, agora, a responsável pela campanha que integra o Plano Metropolitano de Promoção do Uso Eficiente da Água, lançada pela Área Metropolitana do Porto (AMP), concebida em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Com esta medida institucional, é pretendido combater a escassez de água, racionalizando com maior eficiência o seu uso e incentivando a adoção de comportamentos sustentáveis por parte da população do Grande Porto.

Este projeto, que conta com o apoio financeiro do Ministério do Ambiente e Ação Climática e do Fundo Ambiental, tem um vídeo de apresentação dirigido pela Beagle. Cada português gasta cerca de 187 litros de água diariamente e é, por isso, “tempo de poupar água”, como afirma a campanha. São, também, sugeridos hábitos sustentáveis como a redução do tempo de duche, fechar regularmente a torneira, usar um balde ao lavar o automóvel e usar as máquinas de lavar a loiça e a roupa na carga máxima.

Para além de estar disponível nos meios de comunicação tradicionais (a televisão e a rádio), também foram criados mupis, outdoors e cartazes para dar a conhecer a #cadagotacontanaAMP. A hashtag, difundida nos meios físicos, pode ser associada às publicações relativas à temática e partilhada nas redes sociais por qualquer interessado em associar-se e contribuir para a causa.