Frenesim volta a organizar oficinas-concerto para crianças e adultos
Frenesim volta a organizar oficinas-concerto para crianças e adultos
A cooperativa artística do Frenesim, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, volta a dinamizar as oficinas – concerto, uma iniciativa onde miúdos e graúdos são espectadores e artistas. Esta oficina, ao todo com 8 diferentes exibições, será apresentada quatro vezes por dia, no fim de semana de 15 e 16 de abril, das 10h às 17h15, na UPTEC Asprela I.
Nesta nova oficina, intitulada “Casca Miolo”, a música é o “ingrediente secreto” por detrás do espetáculo que será o lugar dos primeiros sons e das descobertas partilhadas em família para as crianças até aos 5 anos, numa experiência com a duração aproximada de 45 minutos.
Num ambiente descontraído, tanto as crianças como os adultos são convidados a fazer música, e todos, sem exceção, terão a oportunidade de se transformarem de espectadores a verdadeiros artistas, já que também será uma oportunidade para os “adultos se lembrarem do que é ser criança”. Como argumenta Rita Campos Costa, mentora e coordenadora da cooperativa incubada na UPTEC, “a arte e as expressões artísticas pertencem a todos, e podem ser um caminho para aprendermos a olhar o mundo”.
O proveito deste espetáculo é originar novas formas possíveis de Comunicação Musical, e as brincadeiras entre pais e filhos são o fruto da encenação. Com momentos de diversão e lazer, as crianças percebem que a música pode nascer de qualquer lado, desde a “ponta do cabelo” até aos “dedos dos pés”. Quer seja a brincar, rebolar, cantar, decorar letras, experimentar novos ritmos e compassos, gracejar ou dançar, o espetáculo será uma forma divertida de compor música. Para além dos gestos e das expressões físicas, o Frenesim emprestará diversos materiais e simples objetos, ao longo da sessão. Às crianças, agora compositoras, é encorajado o sentido de imaginação. Cada uma poderá ver, num mero objeto, um diferente instrumento musical.
As inscrições nas oficinas “Casca Miolo” deverão ser feitas online, através deste link. Cada bilhete pode ser adquirido pelo valor de 20€ e inclui a participação de 2 adultos e 1 criança até aos 5 anos. Por cada adulto ou criança adicional, acresce um custo extraordinário de 5€.
Esta nova proposta de oficina – concerto terá como estreia o fim – de – semana de 15 e 16 de abril, com apresentações das 10h até às 18h. Todas as sessões do “Casca Miolo” serão apresentadas na UPTEC MAR, em Leça da Palmeira, em plena Avenida da Liberdade.
Das oficinas-concerto aos projetos comunitários
O Frenesim surgiu há já 7 anos e organiza atividades e exibições, com foco na ideia de que o público e, principalmente crianças, não podem ser somente espectadores. Esta não é só uma associação cultural, mas também produtora e divulgadora de workshops no domínio nas expressões artísticas: o seu maior compromisso é “promover a arte como fim, como projeto de mudança, desenvolvimento e aproximação”, e o grupo de artistas organizadores dos workshops integra músicos, escultores, performers, professores e simples curiosos. E engane-se quem acreditava que a cooperativa da UPTEC só se dirigia aos mais novos!
O Frenesim promove, também, vários projetos de forte cariz de inserção social. O seu portfolio inclui atividades preocupadas com as comunidades: em 2017, voluntariou-se por 10 dias no campo de refugiados de Oinofyta, nos arredores de Atenas, Grécia. Em 2018, apresentou a oficina “Som da Memória”, que se destinou a doentes de Alzheimer e outras incapacidades do Município de Resende; e, no ano passado, exibiu o “Nova Via”, projeto de criação comunitária numa casa de apoio a toxicodependentes.