Fraunhofer Portugal premeia melhores projetos de investigação portugueses

O Fraunhofer Portugal Challenge 2020 continua com o mesmo objetivo de sempre: distinguir os melhores projetos de investigação — baseados em teses de Mestrado ou Doutoramento — com utilidade prática realizados em Portugal. O valor do prémio total atribuído aos investigadores é de 9 mil euros.

O Fraunhofer Portugal, instituto sediado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, volta a apoiar a investigação feita em território nacional através da 11.ª edição do programa. O Fraunhofer Portugal Challenge é um concurso de ideias dirigido a estudantes e investigadores de todas as universidades portuguesas. As ideias concorrentes devem contemplar uma vertente prática, ou seja, devem ser orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida de qualquer pessoa.

As melhores ideias nas áreas de Inteligência Artificial, Sistemas Ciber-físicos, Design Centrado no Utilizador e Ciências Relacionadas vão ser premiadas. O concurso envolve, ainda, duas categorias: Mestrado e Doutoramento. No total serão entregues seis distinções — três finalistas por categoria.

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática. O concurso que vai premiar seis estudantes ou investigadores tem as candidaturas abertas até ao dia 31 de julho.