Forbes coloca DefinedCrowd e Feedzai nas 50 melhores de inteligência artificial

A DefinedCrowd e a Feedzai, empresas do ecossistema da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, foram escolhidas pela Forbes e estão na lista das 50 empresas mais promissoras a trabalhar em Inteligência Artificial (IA).

A Feedzai, uma empresa que se dedica ao combate à fraude bancária e lavagem de dinheiro, ocupa o 15º lugar da lista. A empresa está avaliada em 575 milhões de euros, já recebeu investimento de mais de 80 milhões e na sua carteira de clientes constam nomes como Citi Bank e Lloyds Banking Group.

Já a DefinedCrowd aparece no 46.º lugar e está, neste momento, avaliada em 38,8 milhões de euros, segundo o Pitchbook. A empresa recolhe e “treina dados” para criar modelos de inteligência artificial, combinando técnicas de machine learning e human-in-the-loop, para viabilizar o desenvolvimento linguístico de robôs. A DefinedCrowd fundada por Daniela Braga já recebeu mais de 13 milhões de euros de investimento, tem cerca de 80 colaboradores e trabalha com clientes como BMW e Mastercard.

As empresas foram selecionadas pela Forbes, através da importância que técnicas como machine learning, processamento de natural language e visão computacional têm para o seu modelo de negócio.

A Forbes, uma das maiores revistas de negócios do mundo, escolheu duas startups da UPTEC para a lista AI 50: America’s Most Promising Artificial Intelligence Companies.