Fibersail recebe investimento de cinco milhões de euros

A Fibersail, startup da UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, recebeu um investimento de cinco milhões de euros. A empresa de monitorização de turbinas eólicas pretende, com este valor, aumentar a equipa e o número de clientes.

Depois do financiamento de 1.6 milhões de euros da União Europeia, a startup fundada em 2014 volta a levantar uma nova ronda de investimento, desta vez atribuída pela FORWARD.one, Rockstart, InnoEnergy, Caixa Capital, entre outros.

Recorrendo à tecnologia de shape sensing desenvolvida pela Fibersail, os fabricantes e operadores podem produzir e operar aerogeradores com melhor desempenho. Esta tecnologia inovadora permite, através de uma medição de alta resolução, controlar e monitorizar o comportamento estrutural das pás, potenciando, desse modo, os objetivos europeus para a neutralidade carbónica e a independência energética.

“Apaixonado por energia eólica e vela de alta competição, tenho dedicado a minha vida a aprender como gerar o melhor desempenho utilizando a energia do vento. Durante os primeiros anos da Fibersail, fiquei impressionado com a falta de informação relativamente às condições e operações das pás de turbinas eólicas e com os custos avultados associados. Hoje estamos a inovar o modo como estas turbinas eólicas são controladas e mantidas.”, afirma Pedro Pinto, cofundador e CEO da Fibersail. Já Carlos Oliveira, CCO da empresa, acrescenta que “acredito verdadeiramente que, em conjunto com os investidores e os parceiros líderes na indústria, a tecnologia da Fibersail vai alterar profundamente o modo como as turbinas eólicas funcionam.”

Após dez meses de testes operacionais, a startup incubada na UPTEC conseguiu demonstrar capacidade para monitorizar e controlar o desempenho das pás eólicas e dos ciclos de fadiga durante a sua vida útil.

Com este investimento de cinco milhões de euros, a Fibersail pretende aumentar a equipa e o número de clientes, bem como melhorar o desempenho e controlo de aerogeradores em todo o mundo.

Share Article