Empreendedores da UPTEC entre os 30 jovens mais promissores da Europa

Carlos Lei, cofundador da HypeLabs, e Frederico Carpinteiro, CEO e fundador da Adapttech, foram escolhidos para a lista dos 30 melhores talentos europeus com menos de 30 anos. A seleção, feita pela revista Forbes, distinguiu os portugueses na categoria “Technology” e “Science & Healthcare”, respetivamente.

Carlos Lei é CEO e cofundador da HypeLabs, uma startup que está incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e que deu os primeiros passos na Escola de Startups da UPTEC.  A HypeLabs, uma spin-off da U.Porto, desenvolve um software de comunicação em redes mesh, que permite a dispositivos comunicarem entre si mesmo sem Internet. Este software identifica no dispositivo que tipos de antenas ou canais de transporte existem — por exemplo, no telemóvel identifica uma antena Bluetooth ou WiFi — e escolhe em tempo real os melhores canais para ligar o dispositivo a todos os que estão nas proximidades.

Em 2019, a spin-off levantou um investimento no valor de 2,7 milhões de euros, liderado pelo innogy Innovation Hub. Este investimento está a ser usado para reforçar a equipa e “continuar a crescer internacionalmente, bem como focar num mercado-chave – o utilitário de energia. O nosso objetivo é conectar todos os dispositivos de forma simples, mesmo em situações previamente impossíveis, construindo redes que se auto configuram, ajustam, aperfeiçoam e protegem. É hora de trazer inteligência para a pilha de rede.”, afirma Carlos Lei Santos, CEO da empresa e ex-aluno da Faculdade de Ciências da U. Porto.

Frederico Carpinteiro, CEO e fundador da Adapttech, integra também a lista dos 30 jovens mais promissores da Europa. Criada na Escola de Startups da UPTEC e agora graduada, a empresa de inovação biomédica está focada no desenvolvimento de novas tecnologias inteligentes que melhoram a qualidade de vida de pessoas com limitações físicas.

Em março deste ano, a startup graduada da UPTEC fechou uma ronda de investimento no valor de 2,3 milhões de euros, liderada pela Bionova Capital e com a participação dos investidores britânicos Mercia Asset Management, Angel CoFund, Wealth Club e Wren Capital. Com este investimento, a Adapttech vai apostar no desenvolvimento de novos produtos e aumentar as vendas a nível mundial do seu sistema INSIGHT, um dispositivo médico que torna mais rápido e fácil a adaptação das próteses de membros inferiores e o acompanhamento do processo de reabilitação.

De acordo com Frederico Carpinteiro, alumnus da Faculdade de Engenharia da U.Porto, “o financiamento também vai apoiar os nossos planos desenvolvimento e lançamento de novos produtos, contratação de colaboradores e preparação de processos de produção à escala global.”, acrescenta.

Esta não é a primeira vez que membros empreendedores da UPTEC são distinguidos na lista restrita da prestigiada revista internacional. Em 2020, integraram a lista Bruno Azevedo e Rodrigo Pires, alumni FEUP e fundadores da Addvolt –  spin-off U.Porto e graduada da UPTEC – e António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro, alumni FCUP  e fundadores da Smartex – spin-off U.Porto e incubada na UPTEC. No ano anterior, Tiago Sá, alumnus FEUP e um dos fundadores da Wisecrop –  empresa incubada na UPTEC –  foi eleito na categoria de empreendedores sociais. No ano de 2017, foi a vez de Miguel Santo fundador da Uniplaces, empresa graduada da UPTEC, a integrar a lista na secção de tecnologia.