Empreendedora da UPTEC é uma das mulheres mais inovadoras da União Europeia

Verónica Orvalho — fundadora da Didimo, uma startup incubada na UPTEC — é uma das 21 nomeadas do EU Prize for Women Innovators 2021, prémio promovido pela União Europeia.

O galardão — com o valor de 100 mil euros — distingue anualmente um conjunto de mulheres empreendedoras de toda a União Europeia e países associados, que tenham criado uma empresa de sucesso e trazido inovação para o mercado.

Verónica Orvalho é fundadora da Didimo, empresa spin-off da U. Porto e incubada na UPTEC. A empresa surgiu depois de mais de uma década de investigação em computação gráfica, machine learning e animação facial e conta hoje com mais de 20 colaboradores espalhados pelo Porto, Vancouver e Londres.

A Didimo é responsável pelo desenvolvimento da primeira app em todo o mundo que consegue gerar, num curto espaço de tempo, avatares humanos digitais em 3D a partir de uma foto 2D.

Em 2019, a empresa levantou mais de seis milhões de euros de investimento e tem vencido, ao longo dos últimos anos, inúmeros prémios e distinções nacionais e internacionais.

EU Prize for Women Innovators foi lançado em 2011, pelo Conselho Europeu de Inovação, com o objetivo de aumentar a sensibilização para a necessidade de mais empresárias e criar modelos de referência para as mulheres e as raparigas.

Verónica Orvalho, fundadora da Didimo e professora da Faculdade de Ciências da U. Porto, é uma das nomeadas ao prémio que distingue as mulheres mais inovadoras da União Europeia.

Share Article