Data Challenge atribui 75.000€ em prémios a ideias de estudantes universitários

Um software que pretende transformar a forma como os dados são guardados (LUPITAS), um sistema de monitorização inteligente dos recursos energéticos e hídricos de uma casa (Happy Place), uma solução digital que ao usar informações sobre utilizadores e técnicas de inteligência artificial, faz a recomendação de conteúdos televisivos (HRS), um sistema de scoring de crédito bancário com base em dados alternativos (Bank Credit 4 All) e uma aplicação de telemóvel que integra desafios físicos, personalizados às características do utilizador (Hércules) são os cinco vencedores do Data Challenge.

Cada vencedor do programa levou para casa um prémio monetário de 2 500 euros, incubação gratuita na UPTEC ou Universidade NOVA e, ainda, uma formação em temas de inteligência artificial, no valor de 10 000 euros, pelo I2A2.

Durante seis semanas, o programa apoiou 19 ideias de negócio e 35 participantes a desenvolverem ideias de negócio para os 40 desafios na área dos dados, apresentados pela indústria.  Organizado pela UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto e pela UC Business, o programa juntou mais de 400 pessoas e 12 finalistas.

Além disso, o programa organizou, ainda, Industry Talks — com a participação de empresas como Prozis, Oh!MySnacks, Altice e Voxel Maps —, workshops — sobre temas como design thinking, inteligência artificial, machine learning, Data Ignite, Product Market Fit, Pitch training —, master classes e mentorias com os projetos.

Cristina Dias Neves, Directora do Santander Universidades, considera que “O Data Challenge by Santander Universidades foi um sucesso. Serviu para dar relevo a uma área que é fundamental e transversal a qualquer atividade – a ciência de dados – e permitiu, pela qualidade dos projetos e pelas diversas iniciativas que se foram realizando ao longo das 6 semanas, criar uma espírito de cooperação entre todos os participantes – estudantes, investigadores, instituições de ensino superior e empresas – que é fundamental para impulsionar a inovação e o empreendedorismo de raiz universitária.

Já Maria Oliveira, Diretora de Negócios da UPTEC, afirma que “o Data Challenge conseguiu juntar a indústria, a academia, estudantes e ideias de negócio que têm tudo para chegar muito longe. Este programa queria aproximar os estudantes aos desafios da gestão, valorização e segurança de dados da indústria e não podíamos estar mais satisfeitos com a qualidade dos projetos, assim como com a participação dos nossos parceiros da indústria e da academia.”.

Estudantes universitários premiados pelas ideias de negócio

Das 19 equipas a concurso apenas cinco foram premiadas pela Altice, Bluepharma, Bosch, Prozis, Santander, parceiros da indústria. Francisco Alves, estudante da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), e membro do LUPITAS — um dos projetos vencedores —, refere que “o Data Challenge permitiu-nos ser melhores. Isto engloba a competição extremamente qualificada, que nos motivou a trabalhar afincadamente, a orientação dos mentores e dos mais variados profissionais altamente qualificados, que deram pareceres bastante valiosos em todos os momentos”. Rui Simões, da Universidade da Beira Interior e um dos cérebros do Happy Place, considerou o que o Data Challenge fomentou “a motivação e o espírito competitivo para seguir e desenvolver uma ideia que já existia, mas que nunca tinha visto a luz do dia.”

Os promotores do HRS, todos oriundos da Universidade NOVA de Lisboa, referem que a grande mais-valia do programa foi “o acesso a ferramentas e contactos que antes seriam impossíveis de obter”, enquanto para Martim Silva, estudante da Faculdade de Engenharia da U. Porto ( FEUP) e criador do Bank Credit 4 All, o programa “foi importante para a concetualização da ideia e formação de um plano de trabalho”. Diana Afonso, estudante da FEUP e responsável pelo Hércules, desenvolveu o projeto em conjunto com um colega do ISCAP e confirma que “as mentorias individuais foram impactantes, pois permitiram sempre levantar pontos interessantes e inovadores.”

Durante as seis semanas de duração, o Data Challenge — organizado pela UPTEC e UC Business e promovido pelo Santander Universidades — juntou mais de 400 pessoas nas industry talks, workshops, master classes e mentorias. O programa premiou cinco ideias de negócio e contou com a Altice, Bluepharma, Bosch, Prozis, Santander como parceiros da indústria. Entre os parceiros académicos constavam a Universidade Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade Nova Lisboa, Universidade da Madeira, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.