Cofundadora da Skizo nomeada Heroína pelo Oceano pelo Presidente da República
Cofundadora da Skizo nomeada Heroína pelo Oceano pelo Presidente da República
Andreia Coutinho, cofundadora da Skizo, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, foi nomeada pelo Presidente da República como um dos 13 “Heróis pelo Oceano”. A iniciativa da Presidência pretende afirmar a importância do Oceano na cultura e economia portuguesas e despertar os mais novos para as temáticas da sustentabilidade.
Criada em março de 2019, por André Facote e Andreia Coutinho, a Skizo tem como principal missão retirar plástico do oceano, transformando-o em têxtil. A marca começou a linha de produtos com o desenvolvimento de sapatilhas. Depois de já ter vendido para inúmeros países Europeus, Brasil, Estados Unidos e Canadá, a Skizo produz também máscaras de nível 2 e 3 e sacos para lavagem de roupa sintética. Desde março de 2019 já transformaram mais de 6000 kg de PET em têxtil e limparam uma área oceânica equivalente ao distrito de Setúbal, Lisboa e Porto.
Andreia Coutinho, cofundadora, esteve presente no último encontro do Programa “Heróis pelo Oceano” – no qual participou o Presidente da República –, com ela esteve também a bióloga marinha Eugénia Barroca, uma das caras da Sustainable Ocean Alliance (SOA), a maior organização mundial de juventude ligada ao oceano. Este programa decorreu entre abril e maio de 2022, no Palácio de Belém, e juntou alunos e profissionais de forma a dar a conhecer novos estilos de vida e visões sustentáveis.
Através do mote “uma garrafa de plástico de cada vez e tudo começa nos pés”, a empreendedora da startup da UPTEC chama à atenção dos consumidores, apelando para que tenham escolhas mais sustentáveis e preferência em artigos duradouros em vez de poluentes.
“Não basta limpar os oceanos. Tem de se fechar a torneira e acabar com este consumo desenfreado de produtos que são consumíveis em minutos e que depois ficam 400 anos no nosso planeta”, disse Andreia Coutinho, cofundadora da Skizo.
Com esta iniciativa, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa pretende afirmar a importância do Oceano na cultura e economia portuguesas, formando os mais jovens sobre temas como a biodiversidade, a sustentabilidade e a sua importância para o equilíbrio climático.