ClimateLaunchpad: UPTEC e LIPOR promovem maior competição mundial de ideias cleantech
ClimateLaunchpad: UPTEC e LIPOR promovem maior competição mundial de ideias cleantech
Estão abertas as candidaturas para a maior competição cleantech do mundo, onde os vencedores da Global Grand Final podem receber até 17 mil euros e acesso à EIT Climate-KIC Accelerator. A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto promovem, em Portugal, este programa que apoia ideias que reduzam o impacto negativo no ambiente.
Ao ClimateLaunchpad podem concorrer ideias de negócio cleantech – relacionadas com energias renováveis, eficiência energética, agricultura, água, transportes, tecnologia industrial e muito mais. Já se candidataram ao ClimateLaunchpad mais de 2600 ideias e, apenas em 2019, competiram mais de 900 equipas de 53 países.
Os projetos selecionados para o programa nacional vão receber apoio na gestão e validação da ideia de negócio, preparação para pitch e acesso à rede internacional de contactos do ClimateLaunchpad. A participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado da EIT Climate-KIC, sessões de mentoria e a apresentação do negócio a um painel de especialistas.
Além disso, a LIPOR vai selecionar algumas ideias do ClimateLaunchpad em Portugal e oferecer bolsas para a participação na Escola de Startups da UPTEC. Desta forma, os participantes vão poder frequentar gratuitamente a 11ª edição da Escola de Startups – o programa de aceleração de 3 meses que pretende ajudar os empreendedores a tornar uma ideia numa empresa.
Esta é já a 5ª edição do ClimateLaunchpad que, em Portugal já apoiou 33 equipas e recebeu mais de 70 candidaturas. Em 2018, o grande vencedor da final internacional foi o projeto português Eco2Blocks, em competição com mais de 1000 equipas.
Os dois vencedores da competição nacional representarão Portugal na final internacional, que se realizará em outubro. As equipas selecionadas têm, também, acesso a 1000 euros em formação na Ordem dos Engenheiros – Região Norte.
O vencedor da competição internacional vai receber 10 mil euros, já o segundo e terceiro lugares vão ter um prémio de 5000 e 2500 euros, respetivamente, bem como acesso à EIT Climate-KIC Accelerator. As candidaturas para ideias portuguesas estão abertas até ao dia 29 de março e podem ser feitas em aqui.