Aparelhos eletrónicos “verdes” e novas formas de captar energia vencem Fraunhofer Portugal Challenge

Sistemas inovadores de captação de energia e aparelhos eletrónicos mais “verdes” foram as ideias vencedoras do Fraunhofer Portugal Challenge — Innovative Technologies for Sustainability, uma competição promovida pelo instituto sediado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto. Pedro Rolo e Emanuel Carlos ganharam, respetivamente, o primeiro lugar da categoria de mestrado e de doutoramento nesta edição do concurso.

Numa altura em que a quantidade de dispositivos eletrónicos tende a aumentar exponencialmente, Emanuel Carlos ganhou o primeiro lugar na categoria de Doutoramento com uma proposta que pretende repensar o ciclo de vida destes aparelhos. Através de materiais ecológicos e de um processo de produção mais sustentável, o projeto propõe diminuir a pegada carbónica dos aparelhos eletrónicos explorando o caminho para uma nova era de eletrónica verde.

Na categoria de Mestrado, Pedro Rolo venceu o primeiro prémio com um projeto onde propõe um sistema mais eficiente de geração autónoma de energia. A energia libertada por máquinas, estruturas, recursos naturais e até seres humanos, pode ser transformada em energia elétrica que, por sua vez, pode alimentar, em tempo real e de forma autónoma, diferentes dispositivos.

A 12º edição do Challenge premiou as melhores ideias baseadas em teses de mestrado e doutoramento que melhor responderam ao mote “Innovative Technologies for Sustainability”.

Além de incluir as áreas científicas do centro de investigação Fraunhofer Portugal, a esta edição alargou o espetro de áreas científicas. Foram, assim, premiadas as ideias tecnológicas mais inovadoras que estejam em linha com a visão e missão da Associação Fraunhofer Portugal de desenvolver investigação aplicada de utilidade prática, que respondam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com aplicabilidade e potencial de mercado e com viabilidade técnica.

O painel de avaliação das ideias a concurso foi composto por um júri que integrou Liliana Ferreira (Fraunhofer Portugal) e Hugo Gamboa (Fraunhofer Portugal), Thomas Haertling (Fraunhofer Portugal AWAM), Helena Silva (CEIIA), Joana Resende (U.Porto e UPTEC), João José Pinto Ferreira (Faculdade de Engenharia da U. Porto), Pedro Almeida (Creative Science Park) e Pedro Saleiro (Feedzai).

Share Article