ADYTA vai participar na criação de infraestrutura de comunicação quântica europeia

Adyta, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, está a desenvolver a primeira infraestrutura de comunicação quântica ultrassegura em Portugal (PTQCI), que será parte da Infraestrutura Europeia de Comunicação Quântica (EuroQCI).

A PTQCI é o primeiro segmento da rede europeia de comunicações quânticas em Portugal e foi atribuído pela Comissão Europeia ao consórcio integrado pela Adyta. O projeto é a contribuição nacional para a Infraestrutura Europeia de Comunicação Quântica, a futura infraestrutura de comunicação quântica comum em toda a Europa.

A PTQCI irá implementar a uma infraestrutura de comunicação quântica ultrassegura a nível nacional, através de ligações terrestres, ao mesmo tempo que pretende preparar a conexão espacial, usando tecnologias de criptografia quântica como a Quantum Key Distribution (QKD).

“É com muita satisfação e honra que participamos em mais um projeto reconhecido a nível europeu que permitirá a construção de uma infraestrutura tão importante e inovadora. Estarmos, uma vez mais, como parte de um projeto desta natureza, é o resultado do fantástico trabalho da equipa da ADYTA e do grande foco que colocamos no desenvolvimento de soluções inovadoras. Estamos a participar na construção do futuro das telecomunicações e motiva-nos muito.”, afirma Carlos Carvalho, CEO da ADYTA, startup da UPTEC.

O desenvolvimento da infraestrutura, que começará em 2023, está sob a coordenação do Gabinete Nacional de Segurança, em sinergia com a Deimos Engenharia. O consórcio é composto pelas mais relevantes organizações públicas e privadas portuguesas nas tecnologias de Telecomunicações e Segurança: Gabinete Nacional de Segurança, Deimos Engenharia, IP TELECOM, AlticeLabs, Instituto de Telecomunicações, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento, ADYTA, Instituto Superior Técnico, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Warpcom, Omnidea, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Português da Qualidade e Instituto Português Quantum.

A startup da UPTEC participa no consórcio que vai implementar uma infraestrutura de comunicação quântica ultrassegura a nível nacional e que, posteriormente, fará parte da Infraestrutura Europeia de Comunicação Quântica.