UPTEC

Notícias

SEBRAE-MG visita UPTEC

Publicada há , em Internacionalização / UPTEC. Comentar (0).

SEBRAE-MG visita UPTEC

Uma comitiva do SEBRAE de Minas Gerais conheceu, na passada segunda-feira, o projecto e as instalações do UPTEC. Esta visita teve como objectivo fortalecer as relações do UPTEC com o Brasil, de forma a potenciar o alargamento do mercado das empresas incubadas no UPTEC ao Brasil, com o apoio do SEBRAE.

O SEBRAE é uma instituição privada, criada em 1992, que actua com a parceria do governo. Em cada um dos estados brasileiros existe uma filial em representação da estrutura principal, sendo que a  missão do SEBRAE-MG tem por base apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no estado de Minas Gerais.

Deste modo, e por ter um objectivo semelhante ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, seis elementos do SEBRAE vieram conhecer a estrutura física, actividades técnicas e científicas e o seu molde de gestão.

No início da visita da comitiva, o Professor Novais Barbosa falou um pouco sobre o contributo do Parque para o fortalecimento da cultura empreendedora local. Desse modo, frisou o feito de em pouco mais de quatro anos ter ultrapassado as cem empresas incubadas, fruto da “proximidade da UP”, assim como do facto de ter uma “vizinhança que nos dá vantagens competitivas muito grandes”.

Durante o dia, a comitiva visitou o Pólo Tecnológico, Biotecnologia e Industrias Criativas e conheceu algumas empresas das diferentes áreas. Esta visita proporciona às empresas uma possibilidade de verem o seu mercado alargado ao Brasil, com o apoio do SEBRAE.

No fim da visita, fica a ideia central que une o UPTEC e o SEBRAE no seu papel de impulsionador da inovação e do empreendedorismo : a vontade de ambos beneficiarem com a relação entre as duas estruturas, nomeadamente no que diz respeito à internacionalização das empresas.

Comentar

Subscrição adicionada.