Prémio Nacional das Indústrias Criativas recebe candidaturas até 22 de março

Publicada há , em UPTEC. Comentar (0).

Prémio Nacional das Indústrias Criativas recebe candidaturas até 22 de março

A 9ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock / Serralves visa encontrar novas ideias e negócios nacionais que aliem criatividade e empreendedorismo com inovação. À semelhança das edições anteriores, a Super Bock e a Fundação de Serralves procuram acolher, avaliar e distinguir produtos, serviços e marcas portuguesas que contribuam para o desenvolvimento económico e social do país.

Nesta edição, o júri irá atribuir, pela primeira vez, três prémios pecuniários, no valor de 15.000€, 7.000€ e 3.000€, respetivamente. Os projetos vencedores vão ser selecionados entre as quatro categorias do Prémio: Arquitetura e Artes VisuaisMúsica e Artes do EspetáculoConteúdos e Novos Media e Turismo e Património. À semelhança dos anos anteriores, o grande vencedor representará Portugal na maior competição internacional na área das indústrias criativas, o Creative Business Cup, que acontece em novembro, em Copenhaga.

Entre as novidades da 9.ª edição está ainda a primeira distinção Born from Knowledge sob a chancela da Agência Nacional de Inovação, que procura distinguir, entre os 10 projetos finalistas, o melhor exemplo “nascido do conhecimento”, isto é, que resulte do conhecimento científico e/ou tecnológico dos promotores, em colaboração ou não com entidades do Sistema Cientifico Tecnológico (SCT).

Entre as vantagens para os projetos finalistas encontra-se também o acesso a um programa de capacitação para o empreendedorismo, a uma equipa de mentores (que dará apoio na elaboração do business case) e a uma rede de contactos, assim como a possibilidade de integrar a Incubadora da Fundação da Juventude e captar financiamento nacional e internacional.

No ano passado o grande vencedor foi a Noocity, uma startup dedicada ao desenvolvimento de equipamentos para agricultura urbana. Empresas como Miss CanUniplacesMusikki ou Hole 19 fazem parte da história do concurso, que já apoiou mais de 70 projetos de forma sustentada de um total de 2072 candidaturas recebidas desde a primeira edição, em 2008.

Podem candidatar-se ao Prémio Nacional de Indústrias Criativas Super Bock / Serralves todos os cidadãos maiores de 18 anos (individuais ou em grupo), bem como pequenas e micro-empresas em fase de expansão e com sede em território português. A fase de candidaturas da 9.ª edição do Prémio decorre entre 22 de fevereiro e 22 de março de 2017.

Roadshow Prémio Nacional Indústrias Criativas - The Next Big Idea
Dia 17 de março - Braga - Startup Braga (a partir das 14h00)
Dia 20 de março - Porto - Auditório do Polo das Indústrias Criativas do UPTEC (a partir das 14h00)
Dia 21 de março – Aveiro - Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (a partir das 14h00)