José Novais Barbosa recebe Prémio Carreira

Publicada há , em UPTEC. Comentar (0).

José Novais Barbosa recebe Prémio Carreira

O Conselho Estratégico do Green Business Week atribuiu o Prémio Carreira AcquaLive 2017 a José Novais Barbosa, presidente do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. A homenagem decorreu hoje, no dia 16 de março, no Centro de Congressos de Lisboa.

José Novais Barbosa é doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Na FEUP foi ainda Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico. Mais tarde, desempenhou as funções de Reitor da Universidade do Porto durante oito anos.

Como percursor dos trabalhos de valorização económica e social do conhecimento gerado na Universidade, Novais Barbosa criou, em 2007, o UPTEC.

A estrutura nasceu com a ambição de apoiar a criação de empresas de base tecnológica, científica e criativa e atrair centros de inovação de empresas nacionais e internacionais. Atualmente, 10 anos após o início de atividade, no UPTEC já foram criados cerca de 2300 postos de trabalho altamente qualificados e apoiados mais de 450 projetos empresariais nas mais variadas áreas de conhecimento.

Há mais de 50 anos ligado à U.Porto, o presidente do UPTEC é uma figura crucial da promoção do empreendedorismo e aposta na inovação como motor do crescimento económico da região e da cidade.  A distinção do Conselho Estratégico do Green Business Week – constituído por mais de 40 empresas e instituições – destaca todo o percurso académico, profissional, científico e humano de José Novais Barbosa.