Iguaneye vence Prémio Nacional das Indústrias Criativas

Publicada há , em Empresas UPTEC. Comentar (0).

Iguaneye vence Prémio Nacional das Indústrias Criativas

Iguaneye venceu o Prémio Nacional das Indústrias Criativas e vai representar Portugal, em Copenhaga, na maior competição internacional de indústrias criativas, o Creative Business Cup. A startup incubada no UPTEC criou um novo conceito de calçado: uma dupla pele protetora que cobre todas as partes do pé, permitindo caminhar confortavelmente em qualquer lugar – como se andasse descalço.

Nasceram pelas mãos de Olivier Taco, um designer francês, que encontrou em Portugal o local ideal para sediar a produção do calçado. Inspirado nos índios da Amazónia, que mergulhavam os pés na borracha para os proteger, o designer francês Oliver Taco criou as Iguaneye e escolheu Portugal para sediar a produção do calçado.

A produção da Iguaneye está sediada em Portugal: as palmilhas são produzidas na Trofa e o calçado em Vila Nova de Gaia.  A palmilha é feita de cortiça (99%), látex natural (1%) e revestida a pele de couro. O couro é suave para a pele, e a cortiça atua como um material antibacteriano natural, que absorve o suor e evita os odores. Para facilitar a circulação de ar no calçado, por baixo da palmilha existem seis aberturas.

Concorrente na categoria Arquitetura e Artes Visuais, a Iguaneye foi o projeto escolhido pelo júri do prémio. A distinção vale à startup um prémio no valor de 15 mil euros para aplicar no projeto e a presença no Creative Business Cup, que decorre em novembro, em Copenhaga.

O Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves atribui, também, o segundo prémio ao projeto Sound Particles e o terceiro ao WonderCover.