Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

julho 2015

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. Cláudia Silva é nova responsável pelo UPTEC TECH
  2. UPTEC recebeu 1º CloudCatalyst Bootcamp em Portugal
  3. UPTEC fecha parceria com PortoJóia

Empresas UPTEC

  1. Veniam vence Prémio Inovação NOS
  2. Norte Magnético apoia a conservação do património local
  3. Tecnologia criada pela HealthySytems vence CIO Awards
  4. Thermosite ajuda famílias a pouparem custos

Eventos de Interesse

  1. UPTEC apoia Summer School Ent-Ex
  2. UPTEC PINC acolhe Enter the Debate

Breves, Curtas e outras informações

  1. Startups do UPTEC nos media
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

Cláudia Silva é nova responsável pelo UPTEC TECH


Cláudia Ribeiro da Silva é, desde junho de 2015, a nova responsável pelo Polo Tecnológico do UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Licenciada em Matemática Aplicada à Tecnologia pela Faculdade de Ciências da U. Porto, Cláudia passou pela direção do departamento de desenvolvimento de software da Alert, antes de fundar a tecnológica Gisgeo. 

Depois de uma experiência de mais de sete anos como sócia fundadora de uma empresa em crescimento, Cláudia assume agora funções de gestão e acompanhamento dos projetos empresariais incubados no polo tecnológico.

Topo

UPTEC recebeu 1º CloudCatalyst Bootcamp em Portugal

 
De 1 a 3 de Julho, o Edifício Central do UPTEC recebeu o primeiro CloudCatalyst Bootcamp realizado em Portugal. FarfetchVeniamWIT SoftwareLast2ticketPatents.ptShiftForwardWinning Management ConsultingGlobinnova e JScrambler foram algumas das empresas que partilharam experiências de criação e gestão de negócio, assim como, de utilização de tecnologias cloud.
 
O CloudCatalyst Bootcamp, que pretende promover a competitividade da economia europeia através da adoção de cloud computing, é componente fundamental do projeto CloudCatalyst, um consórcio europeu liderado pela PT Portugal, apoiado pela Comissão Europeia e que conta com a participação do UPTEC, da UCM - Universidade Complutense de Madrid, da associação Eurocloud e da empresa de telecomunicações Si-Mobil do Telkom Austria Group.
Topo

UPTEC fecha parceria com PortoJóia

Apostando nas gerações mais novas, a PortoJóia, promovida pela AORP, fechou uma parceria com o UPTEC que pretende fortalecer a presença de novas ideias no mercado e incentivar o papel empresarial dos novos talentos de joalharia. 

O desafio estende-se a comunidade criativa a submeter uma candidatura de uma ideia original ou modelo de negócio e fazer um pitch. A ideia ou negócio deverá resultar num produto/serviço de ourivesaria, joalharia ou relojoaria. Os três melhores projetos terão acesso à formação de 6 meses da Escola de Startups do UPTEC e à mentoria especializada na área da moda. 
 
O lançamento oficial da parceria decorre no dia 21 de Julho, na sede da AORP. 
 

Mais informações aqui.

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Veniam vence Prémio Inovação NOS

A Veniam, empresa incubada no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, venceu o Prémio Inovação NOS, na categoria startup. O concurso promovido pela NOS, TSF e Dinheiro Vivo atribui à empresa um prémio no valor de 80.000€.

A startup, responsável pela rede WiFi de veículos em operação no Porto, desenvolve tecnologia inovadora e está apostada em criar a “internet em movimento” (“internet of moving things”). Utiliza a conectividade entre veículos, objetos móveis e utilizadores finais para ampliar a cobertura de rede WiFi, a custos reduzidos. Implanta redes veiculares nas cidades que transformam carros, autocarros ou camiões em hotspots (pontos de acesso) WiFi em movimento.

Mais informações aqui

Topo

Norte Magnético apoia a conservação do património local

A Norte Magnético, empresa incubada no UPTEC e especializada na otimização de investimentos imobiliários, no âmbito da reabilitação de edifícios, reconverteu uma habitação unifamiliar, construída em 1831. Depois de albergar o Colégio Leal de Laura Borges de Abreu e a Escola Leal, o edifício foi gradualmente dividido em apartamentos com intervenções pouco cuidadas, tendo ficado fechado e devoluto pelo menos durante 10 anos. Devido à falta de manutenção e à exposição a intempéries rapidamente se degradou de forma severa. 

Após a Intervenção levada a cabo pela Norte Magnético, que procurou capturar a essência da traça original do edifício, foi de imediato ocupado, ficando dividido em frações para habitação permanente e apartamentos para arrendamento a turistas, numa filosofia “Living Like a Local”.

A startup está, neste momento, a terminar obras no centro da cidade do Porto (Rua Barão de São Cosme e Rua da Alegria) e em Marco de Canavezes. 

Topo

Tecnologia criada pela HealthySytems vence CIO Awards

A solução informática IRA (Integration Router & Audit) para apoio à integração e gestão clínica venceu, no dia 18 de Junho, o prémio CIO Awards. O software desenvolvido pela HealthySytems já está em funcionamento no IPO Porto e permite monitorizar em tempo real a produção de informação e troca de dados dos vários departamentos.

A facilidade de integração da IRA com as soluções de monitorização existentes permite criar mecanismos de alertas, utilizados pelos gestores da instituição de saúde para a visualização de indicadores de produção, e pelo departamento de informática para aferição de eventuais falhas de comunicação entre sistemas.

Mais informações aqui

 

Topo

Thermosite ajuda famílias a pouparem custos

Ajudar qualquer pessoa a encontrar soluções mais eficientes para a climatização e aquecimento de águas sanitárias é o principal objetivo da Thermosite. O projeto, que arrancou em Maio, já tem parcerias internacionais com Espanha, Itália, Polónia e Turquia.

Além de apontar a solução mais eficiente, a plataforma permite aceder a uma série de outras informações e serviços úteis para o utilizador: (1) obter o orçamento da instalação de forma imediata e automática (2) conhecer os ganhos financeiros mensais decorrentes da maior eficiência do sistema proposto (3) estabelecer o contacto com um instalador ou projetista especializado nos equipamentos escolhidos (4) receber a garantia de que a obra é executada em tempo útil e com um serviço de pós-venda de qualidade.

Mais informações aqui

Topo
-

Eventos de Interesse

-

UPTEC apoia Summer School Ent-Ex

 

Depois de passar por várias cidades europeias como Londres, Berlim, Amesterdão e Barcelona, o Ent-Ex chega ao Porto de 20 a 23 de Julho. A Summer School, co-organizada pela StarUp BUZZ, JuniFeup,Jade e UPIN, irá decorrer no Polo das Indústrias Criativas do UPTEC. 

O evento, que pretende ajudar os participantes a desenvolverem competências empresariais essenciais, vai contar com a presença vários oradores: Inês Santos Silva (co-fundadora dos Startup Pirates), Carolina Almeida Cruz (Fundadora da FOOL Human Development), André Costa Magalhães (Vereador da C.M.Amarante), Rubén Hermida (CEO da ADOC Management) e Miguel Pavão (Fundador e Presidente da Mundo a Sorrir).

Mais informações aqui

Topo

UPTEC PINC acolhe Enter the Debate

 

MEDesTU vai implementar a formação internacional Enter the Debate entre os dias entre 19 e 25 de julho de 2015, no Pavilhão do Jardim do UPTEC PINC. Aprovada no âmbito do Programa Erasmus+ e com o intuito de fomentar a participação ativa dos jovens na sociedade, a formação fornece aos participantes ferramentas para se tornarem empreendedores e inspira-os a atuarem como multiplicadores do conhecimento adquirido nas suas comunidades locais, através das suas organizações ou grupos informais.

O projeto presta acolhimento a 7 jovens portugueses (participantes, facilitadores, formadores e técnicos de logística) assim como 22 participantes e um formador internacionais de 7 países parceiros, nomeadamente da Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Espanha, Geórgia, Líbano, Palestina e Roménia.

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Startups do UPTEC nos media

UPTEC já ajudou a criar dezenas de empresas@TVI

Há 15 novos inquilinos na escola de startup do UPTEC@P3

AdaptTech e Scraim: Vencedores do inRes 2015 preparam-se para os EUA@Briefing

Atiiv: Plataforma ajuda personal trainers a angariar clientes@NotíciasaoMinuto

BioBoards, quer entrar no surf@Porto24

Canal 180: Artistas retomam intervenções criativas nas lojas do centro histórico de Abrantes@Público

Explicas-me: Explicador, procura-se@Visão

FAHR 021.3: Filipa e Hugo são os FAHR 021.3, um projeto de caras-metade@Porto24

Fraunhofer está à procura de génios da ciência@JPN
 

LIKEarchitects: The great outdoors: this summer's most exhilarating installations@Wallpaper

Nomadmovement: Os viajantes do mundo unidos numa rede social@ionline

Still Urban Design: quando arquitectura e clima se encontram@P3

Top Docs, uma brincadeira que vale 3 milhões@Porto24

Veniam: A caminho de uma rede wireless mundial em movimento@DinheiroVivo

Exportação de serviços de base científica e tecnológica já vale mais do que a indústria têxtil@Público

Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-