Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

O Novo Centro de Inovação do UPTEC

-

Nesta Edição

-

Centro de Inovação

  1. Sobre o Centro de Inovação
  2. Descrição Técnica

Empresas Instaladas

  1. Associação Rede de Competência em Polímeros
  2. InovRetail
  3. ISA - Intelligent Sensing Anywhere
  4. Sonae Indústria
  5. Tomorrow Options
  6. Tweasy

Parque de Ciência e Tecnologia

  1. Ecossistema UPTEC
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Centro de Inovação

-

Sobre o Centro de Inovação

Sobre o Centro de Inovação

Nesta edição especial, temos todo o gosto em apresentar a mais nova infraestrutura de acolhimento empresarial do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

O novo edifício, denominado por Centro de Inovação, localiza-se na Rua Júlio de Matos, junto à Faculdade de Engenharia da U.Porto. No local estarão instaladas empresas nacionais e internacionais que encontrarão espaço e infraestruturas tecnológicas ideais para sediar e operacionalizar as suas atividades de Inovação.

As empresas instaladas usufruem ainda das sinergias com os departamentos de I&D+i e institutos de interface da Universidade do Porto, assim como, da proximidade de recursos humanos altamente qualificados.

O Centro de Inovação do UPTEC será inaugurado no próximo dia 26 de outubro.

Topo

Descrição Técnica

Área de construção: 1953 m2
Área de implantação: 1029 m2
Número de pisos acima da cota da soleira: 2
Número de pisos abaixo da cota da soleira: 0
Área útil: 1319 m2
Área locável: 1294 m2
Valor total de adjudicação da obra: 1.615.000,00€
Taxa de Financiamento: Projeto aprovado com uma taxa de financiamento de 70%, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, do QREN
Topo
-

Empresas Instaladas

-

Associação Rede de Competência em Polímeros

A Associação Rede de Competência em Polímeros (ARCP) é uma associação privada sem fins lucrativos criada, em 2007, de um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (Eixo 7, Medida 7.1), no valor de um milhão de euros, no âmbito da Iniciativa dos Centros de Excelência.

A Associação tem por objeto o exercício da atividade de Investigação e Desenvolvimento no domínio da Ciência e Tecnologia dos Polímeros para aplicações Industriais, orientada para a criação de um centro de Excelência que permita racionalizar os custos de I&DT por partilha de recursos sendo pois capaz de manter, renovar e aumentar a capacidade competitiva das empresas associadas.

Mais informações aqui.

Topo

InovRetail

A InovRetail é uma empresa de Inovação para o setor do Retalho, dedicando-se à Investigação & Desenvolvimento de soluções de base tecnológica que se traduzam numa melhoria da experiência dos consumidores nos espaços de Retalho, tornando-os mais apelativos, dinâmicos e eficientes, com retorno mensurável para os nossos clientes.

No Retalho Multicanal, o espaço físico (Loja), permanece central à proposta de valor do retalhista, sendo onde podemos ver, tocar, sentir e experimentar os produtos. É um elemento diferenciador na interação com o cliente, apresentando-se simultaneamente como uma oportunidade e um desafio para o Retalhista.

Mais informações aqui.

Topo

ISA - Intelligent Sensing Anywhere

A ISA – Intelligent Sensing Anywhere é uma reconhecida empresa de base tecnológica, sediada em Portugal, que oferece e comercializa em todo o mundo produtos, aplicações e soluções de telemetria e telegestão reconhecidas e implementadas internacionalmente nas áreas do ambiente, energia e saúde.

A ISA conta com escritórios comerciais implantados estrategicamente em França, Espanha, Brasil, Reino Unido e Estados Unidos da América e uma rede especializada de agentes um pouco por todo o mundo. O reconhecido centro de desenvolvimento, situado em Portugal, garante o desenvolvimento de soluções e serviços à medida de cada cliente, onde quer que ele esteja.

Mais informações aqui.

Topo

Sonae Indústria

A Sonae Indústria é uma das maiores empresas industriais do sector dos derivados de madeira do mundo. A sua gama de produtos abrange, nomeadamente: aglomerado de partículas de madeira (particleboard); MDF (Medium Density Fibreboard); aglomerado de fibras duro (Hardboard); OSB (Oriented Strand Board); produtos e serviços de valor acrescentado - componentes, soluções e sistemas - para as indústrias de mobiliário, construção, decoração e para o sector de bricolage; laminados decorativos de alta pressão; produtos químicos (formaldeído, resinas à base de formaldeído e papéis impregnados).

A 31 de Dezembro de 2011, a Sonae Indústria empregava cerca de 4.712 colaboradores, espalhados por 27 unidades de produção em 8 países, e com escritórios comerciais em: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Holanda, Suíça e África do Sul. Em 2011, o volume de negócios consolidado da Sonae Indústria totalizou 1.364 milhões de euros.

Mais informações aqui.

Topo

Tomorrow Options

A Tomorrow Options é uma empresa portuguesa, nascida na cidade do Porto, especializada no desenvolvimento de dispositivos eletrónicos inovadores, em particular para aplicação média. Segue o conceito “pocket multinational”, ou seja, uma empresa pequena que pode operar e competir a nível global. Assim sendo, para ser bem-sucedida nestes objetivos investe principalmente em criar e gerir relações com  parceiros para desenvolver soluções e resultados acima da média.

Em 2009 decidiu estabelecer uma subsidiária no Reino Unido, para aproveitar as vantagens das oportunidades no Mercado do Reino Unido e outros mercados externos.

Mais informações aqui.

Topo

Tweasy

A Tweasy é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias e aplicações de inovação na área do marketing digital.

O seu produto principal é a plataforma SaaS (cloud) que permite às pequenas e médias empresas (PMEs) a implementação eficiente de aplicações web móveis e sociais. A Tweasy oferece também soluções personalizadas, baseadas em aplicações para smartphone a clientes-chave da indústria do retalho.

A Tweasy opera na Suíça que constitui o seu mercado nacional e onde o seu produto é vendido a PMEs pela maior empresa suíça de telecomunicações. A Tweasy prevê uma expansão internacional para os maiores países da Europa, a França e a Alemanha.

Mais informações aqui.

Topo
-

Parque de Ciência e Tecnologia

-

Ecossistema UPTEC

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto é um espaço de valorização mútua de competências entre o meio universitário e empresarial. Organizado em quatro polos - Polo Tecnológico, Polo de Biotecnologia, Polo das Indústrias Criativas e Polo do Mar, o UPTEC integra dois tipos de estruturas: Incubadoras e Centros de Inovação Empresarial.

Nas Incubadoras, os empreendedores encontram apoio para transformar as suas ideias em projetos empresariais sólidos. Beneficiam, para isso, de um conjunto de estruturas e serviços especializados, desenvolvidos para atender às necessidades típicas do arranque de atividade empresarial, sem nunca descurar as especificidades de cada projeto.

Nos Centros de Inovação Empresarial, empresas nacionais e internacionais encontram espaço e mecanismos necessários para o desenvolvimento de novos produtos e serviços para serem lançados no mercado, aproveitando as sinergias que existem com os departamentos de I&D+i e Institutos de Interface da Universidade do Porto.

Pretendemos com este comunicado dar a conhecer o projeto do Centro de Inovação e as empresas aí instaladas, dando especial enfoque à contribuição deste projeto para a afirmação e relacionamento entre o meio académico e as estruturas de I&D da U.Porto em prol do crescimento do tecido socioeconómico regional. 

Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-