Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Novembro 2015

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. UPTEC marca presença em eventos internacionais
  2. BIN@Porto junta investigadores e empresas no UPTEC
  3. Empresa inglesa escolhe UPTEC para sediar centro de engenharia

Empresas UPTEC

  1. FAHR 021.3 vence concurso em Taiwan
  2. Knok, a app que liga médicos a pacientes em tempo real
  3. All in Surf mede desempenho do surfista que alcançou a maior onda do mundo

Eventos de Interesse

  1. DB Innovation Challenge
  2. INNOspace Masters Competition

Breves, Curtas e outras informações

  1. Startups do UPTEC nos media
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

UPTEC marca presença em eventos internacionais

Durante o último mês, o UPTEC marcou presença em vários eventos internacionais, com o intuito de aumentar o leque de parcerias e potenciar sinergias a nível mundial. 

No final do mês de Outubro, Clara Gonçalves, diretora executiva do UPTEC, juntamente com a Miew, empresa incubada no UPTEC, rumaram a Dusseldorf para uma iniciativa que reuniu empresários europeus e asiáticos. 

Já em Bolonha, Fátima São Simão, responsável pelo Polo Criativo do UPTEC, partilhou experiências de empreendedorismo criativo com vários projetos europeus. Num evento, organizado pela Eurocities em parceria com o projecto Incredibol! - l'INnovazione CREativa DI BOLogna, a  ADDICT e o UPTEC representaram Portugal num encontro que juntou comitivas da Alemanha, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Holanda, Itália e Letónia.

No Web Summit, em Dublin, marcou presença a responsável do Polo Tecnológico, Cláudia Ribeiro Silva, assim como várias empresas instaladas no UPTEC: FacestoreHypeLast2TicketNewton.aiNuada e Wondeotec. No próximo ano, aquela que é considerada uma das maiores conferências de tecnologia terá lugar em Lisboa.

Topo

BIN@Porto junta investigadores e empresas no UPTEC

BIN@Porto2015 juntou, de 2 a 4 de novembro, na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e no UPTEC mais de 500 investigadores, parceiros industriais e pessoas ligadas ao investimento tecnológico num programa que mostrou a cidade do Porto como um parceiro de referência no mapa internacional da inovação.

O Edifício Central do UPTEC acolheu, no dia 3 de Novembro, action tanks sobre smart cities, oil&gas, healthcare, entre outras áreas tecnológicas; e o Technologies Showroom & Business Showcase, uma mostra tecnológica onde estiveram presentes inovações de hardware esoftware. O dia terminou com a sessão Motivation to Innovate, orientada por Jorge Sequeira. 

Topo

Empresa inglesa escolhe UPTEC para sediar centro de engenharia

Yieldify, uma startup da área do marketing preditivo, abriu um centro de tecnologia e desenvolvimento no UPTEC. Esta empresa criada em Londres há 2 anos dedica-se a desenvolver ferramentas, que permitam às marcas compreender o comportamento dos visitantes aos seus websites de comércio eletrónico e aumentar a taxa de conversão de visitas em vendas. Portugal é o quinto país onde a Yieldify abre escritório em dois anos, estando já presente em Londres, Nova Iorque, Berlim e Sydney.

A Yieldify pretende contratar 40 engenheiros e designers até finais de 2015. Esta equipa vai focar-se em impulsionar a inovação no algoritmo de marketing preditivo usado pela Yieldify, bem como na análise avançada de dados sobre os comportamentos em websites de e-commerce e nas estratégias de venda online

Mais informações aqui. 

Topo
-

Empresas UPTEC

-

FAHR 021.3 vence concurso em Taiwan

FAHR 021.3 foi distinguida com o Universal Design Award no Taipei International Design Award 2015 com o projeto Estrutura de São João. A competição anual, organizada pelo Taipei City Government, pretende incentivar o desenvolvimento económico através do design universal, e tornar a cidade um ponto de referência e qualidade nesta área.

A Estrutura de São João é “um projeto que reúne a comunidade através de um design universal em benefício de um contexto social", salientou o júri do concurso. Distinguindo-se pelas instalações arquitetónicas que criam realidades inesperadas e provocantes, a empresa incubada no UPTEC viu o seu projeto ser galardoado por se tratar de, segunda o júri, "uma solução de baixo custo com um grande impacto visual que integra a comunidade local de uma forma envolvente".

Mais informações aqui

Topo

Knok, a app que liga médicos a pacientes em tempo real

knok healthcare, startup incubada no UPTEC, liga médicos a pacientes em tempo real para a realização de consultas pessoais e personalizadas, sem filas de espera e no conforto do lar do paciente. O projeto tem, neste momento, uma campanha de crowdfunding a decorrer no website PPL - Crowdfunding Portugal.

A knok é uma aplicação para telemóvel que permite verificar, em tempo real, que médicos estão disponíveis na sua zona, e de que especialidades. Se tiver alguém em casa que precise de assistência pode chamar um dos médicos knok, através da aplicação, e poderá ver em tempo real o médico a deslocar-se até ao seu local de residência, escritório ou creche.

Mais informações aqui

Topo

All in Surf mede desempenho do surfista que alcançou a maior onda do mundo

startup All in Surf mediu o desempenho de Sebastian Steudtner, o surfista de ondas gigantes que atingiu a maior onda do mundo em 2015 (campeão da XXL Big Wave Awards 2015). O convite partiu da produtora de televisão alemã ZDF, uma das maiores emissoras públicas de televisão da Europa, que está a realizar um documentário sobre o atleta alemão.

A All in Surf, startup incubada no UPTEC, desenvolveu um sistema de monitorização in loco que permite entender melhor o comportamento das correntes marítimas em relação à prancha de surf na formação das ondas gigantes. Sebastian Steudtner esteve, em Outubro, no Laboratório de Biomecânica do Porto – LABIOMEP a realizar testes de equilíbrio dinâmico, medições da atividade elétrica muscular, cinemática 3D dos movimentos do surf, avaliações do posicionamento dos pés na prancha e posturas utilizadas na prática dessa modalidade.

Mais informações aqui.

Topo
-

Eventos de Interesse

-

DB Innovation Challenge

O DB Innovation Challenge está à procura de ideias para melhorar os processos, produtos e ofertas da Deutsche Bahn (German Railroad Company). Na plataforma Moving Ideas, grandes e médias empresas podem apresentar as suas soluções em seis áreas de inovação diferentes.
 

Durante a fase de desenvolvimento, as ideias submetidas tem a oportunidade de obter um financiamento de 20.000 € para impulsionar as suas ideias. Para além deste financiamento, a Deutsche Bahn irá selecionar os vencedores em três categorias (grandes e médias empresas, as pequenas empresas e startups, e ciência) que receberão um prémio monetário de 50.000 €.

Mais informações aqui. 

Topo

INNOspace Masters Competition


O INNOspace Masters está especialmente interessada em ideias com visão de futuro, projetos de investigação, protótipos e inovadores conceitos de negócio nas seguintes áreas: produção generativa, modularização de produção, plataformas flexíveis, componentes inteligentes, sistemas ciber-físicos para a produção complexa e processos logísticos, e inovações ao longo de toda a cadeia de valor no fabrico de satélites.

Até 31 de Janeiro de 2016, as principais empresas interessadas, PME, startups, universidades, institutos de investigação não universitária (ou até mesmo um consórcio de organizações) são convidados a apresentar as suas ideias e soluções para a próxima geração espacial, no primeiro INNOspace Masters. 

Mais informações aqui.

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Startups do UPTEC nos media

Adclick, tecnológica número um no crescimento está a faturar milhões pelo Mundo fora @Jornal de Negócios

All inSurf mede desempenho de Sebastien Steudtner, surfista que alcançou a maior onda do mundo @RTP

Atiiv, o software que vai otimizar a atividade dos personal trainers @P3

Ecobook, o caderno reutilizável @SIC Notícias

Eye2Map, a realidade vista de cima @Exame Informática

Feedzai, a super startup portuguesa que cresce 300% este ano e abre portas em Nova Iorque @Dinheiro Vivo

Still Urban Design, estúdio de urbanismo @SIC Notícias

Thermosite, plataforma online de apoio aos profissionais de climatização, aquecimento e solar @O Instalador

Uromonitor, projeto português vence prémio de empreendedorismo @Observador
 

WiseCrop, uma das cinco tecnológicas portuguesas entre as melhores do mundo @Expresso

YouBeep, a evolução da compra em loja @HiperSuper

Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-