Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Novembro 2013

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. UPTEC em missão empresarial ao Brasil
  2. E-Act ajuda a prevenir a fadiga laboral dos empreendedores
  3. Comitiva da Universidade de São Paulo visita o UPTEC

Empresas UPTEC

  1. Tomorrow Options recebe investimento de $2.6 milhões
  2. Taggeo lança nova versão
  3. Zizabi, o portal que vai mudar a forma de procurar casa

Eventos de Interesse

  1. Festival - IN Inovação e Criatividade
  2. Apresentação de Candidaturas - Vale Simplificado
  3. Jornadas Bioengenharia

Breves, Curtas e outras informações

  1. Media: AnubisNetworks, Claan, Fraunhofer, MILF, Porto Paralelo, Taggeo, Vortal e WiseNetworks
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

UPTEC em missão empresarial ao Brasil

O UPTEC, em parceria com a Faculdade de Engenharia, está a realizar uma visita de 13 dias a empresas e instituições em 3 estados brasileiros – Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O objetivo destas visitas passa por potenciar as relações bilaterias entre Portugal e Brasil, em domínios como a I&D, a Transferência de Tecnologia, a Inovação e o Mercado.

O programa inicia-se em Belo Horizonte, com o encontro com a Global Bridge, PRODEMGE e FIEMG. A missão continua no Rio de Janeiro, onde os empreendedores entrarão em contacto com as seguintes entidades: SEBRAE, PUC, Instituto Genesis, Parque Tecnológico da UFRJ (COPPE), Riosoft, ASSEPRO,UFRJ, Petrogal Brasil, PetroRIO. A jornada empreendedora no Brasil segue depois para Ribeirão Preto, onde será visitada a USP Ribeirão Preto, USP São Carlos e o Campus De Pirassununga.

A missão empresarial termina em Ribeirão Preto, onde se realizará o evento BIN@Brazil 2013, de 12 a 14 de Novembro. O BIN@Brazil (Business & Innovation Network) é um encontro internacional de Negócios e Inovação, no qual participarão parceiros académicos e empresariais, envolvidos na criação de um fórum sustentável para a troca de boas práticas e oportunidades de inovação. 

Topo

E-Act ajuda a prevenir a fadiga laboral dos empreendedores

E-Act ajuda a prevenir a fadiga laboral dos empreendedores

A E-Act, em parceria com o UPTEC, realizou nos passados dias 25 e 28 de Outubro um workshop de “Prevenção à Fadiga Laboral” e uma “Ação de Relaxamento”. O evento realizou-se nos diversos edifícios do UPTEC e pretendeu aliviar os empreendedores do stress e da tensão laboral, através de exercícios de relaxamento.

Focada em serviços de referência no âmbito da Promoção da Saúde Laboral e Prevenção de Lesões Músculo Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT), a E-Act tem como base estratégica o Exercício Físico Laboral, a Fisioterapia Preventiva e a Consciencialização Ergonómica.

Topo

Comitiva da Universidade de São Paulo visita o UPTEC

Comitiva da Universidade de São Paulo (USP) visitou o UPTEC, no passado dia 30 de Outubro. Os docentes Adriano Tech, Celso Carrer e César Lima conhecerem o projeto do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, assim como, alguns dos projetos incubados.

Compreender o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Universidade do Porto na ótica da produção de investigação & desenvolvimento, assim como as atividades de ensino e aprendizagem criadas no âmbito destas áreas foi o objetivo principal da comitiva. Por outro lado, pretendia-se criar laços entre a U.Porto e a Universidade do São Paulo, abrindo possibilidades de cooperação institucional no domínio das atividades de ensino e ação relacionadas com gestão, Investigação & Desenvolvimento, a inovação e empreendedorismo.

Mais informações aqui.

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Tomorrow Options recebe investimento de $2.6 milhões

Sob o novo nome de Kinematix - Making Sense of Body Dynamics, a ex-Tomorrow Options, empresa graduada do UPTEC,  recebeu $2.6 milhões da Portugal Ventures, uma das maiores empresas de investimento de risco de Portugal. Esta aposta representa mais uma importante expressão de confiança na empresa, que anteriormente recebeu $2.3 milhões da Portugal Ventures na Série A de financiamento.

Paulo Ferreira dos Santos, CEO da empresa, considera que “o novo nome Kinematix reflete melhor a dedicação da empresa à monotorização das dinâmicas corporais durante as atividades diárias. A Kinematix está focada nos mercados onde o feedback sobre a dinâmica do corpo e a falta de conectividade estão a dificultar os resultados positivos, atendimento e eficiência ao paciente ou cliente”.

Paralelamente à mudança de nome, a empresa lançou a marca nos EUA com uma subsidiária integral em Boston e nomeou um presidente norte-americano, Jay B. Pieper, e diretor, Joseph Ternullo, para a sua direção. 

Mais informações aqui

Topo

Taggeo lança nova versão

Imagine-se a passar na rua e a receber informações sobre eventos e pontos de interesses de sítios que o rodeiam. Inicialmente pode parecer uma realidade longínqua, mas não é. Com a aplicação Taggeo é possível agregar e disponibilizar conteúdos geolocalizados, de forma rápida e eficaz.

A Taggeo, rede social que já possui cerca de 14 mil utilizadores registados, lançou uma nova versão. Nesta fase, a aplicação estará apenas disponível para iPhone, mas as versões para Android e Windows Phone ficarão disponíveis faseadamente nos próximos meses, assim como novos conteúdos e funcionalidades.

Os conteúdos são geralmente disponibilizados tendo em conta a localização do utilizador sendo, no entanto, possível que este procure por conteúdos noutros locais. Os conteúdos podem ser guardados como favoritos e partilhados com amigos através do email ou do facebook.

Mais informações aqui.

Topo

Zizabi, o portal que vai mudar a forma de procurar casa

Zizabi, o portal que vai mudar a forma de procurar casa
Escolher o local onde viver é uma das decisões mais importantes da vida. Tendo isso em mente, um grupo de jovens empreendedores do Porto criaram o Zizabi, um portal que dá a conhecer informações sobre os melhores locais para viver.  
 
Com o Zizabi é possível comparar todas as zonas de Portugal, tendo em conta fatores como o preço, segurança, entretenimento, qualidade das escolas e serviços de saúde de acordo com os rankings existentes. Rui Neves, co-founder da Zizabi, afirma que, com o portal zizabi.com, pretende-se "acima de tudo que todos encontrem a casa dos seus sonhos no local indicado, ao preço certo e com a envolvência perfeita".
 

Recentemente, no dia 24 de Outubro, o Zizabi procedeu ao lançamento da sua versão beta, no CCB, palco do Prémio Nacional de Indústrias Criativas. Aceda a www.zizabi.com e descubra o melhor local para viver.

Topo
-

Eventos de Interesse

-

Festival - IN Inovação e Criatividade

De 14 a 17 de Novembro, realiza-se na Feira Internacional de Lisboa o Festival IN – Festival Internacional de Inovação e Criatividade. É um evento único que integra, de forma prática, dinâmica e consequente, os principais conceitos associados à Criatividade e à Inovação. 

O Festival IN apresenta-se como um evento absolutamente inovador, ancorando experiências sensoriais (interações físicas e virtuais), cruzadas com diferentes áreas das Indústrias Criativas. Será, também, um espaço que envolve pessoas, ideias e experiências e que promove, nacional e internacionalmente, o que Portugal tem de mais criativo, impulsionando os seus autores, criadores e empreendedores a uma escala mundial.

O UPTEC, apoiado pela ADDICT, marcará presença no evento com projetos da área criativa. 

Topo

Apresentação de Candidaturas - Vale Simplificado

Até o dia 13 de Novembro, as Pequenas e Médias Empresas (PME) têm a oportunidade de apresentar candidaturas para a VI fase do Vale Simplificado. Este sistema de incentivo pretende apoiar de forma simplificada a aquisição de serviços de consultoria e de apoio à inovação e ao empreendedorismo por parte de PME, para dar resposta a necessidades específicas da empresa.

O incentivo insere-se nas prioridades das políticas públicas de apoio à inovação e ao empreendedorismo, materializadas no Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+E+I), visando a intensificação do esforço nacional em inovação com vista ao aumento da competitividade das empresas.

Mais informações aqui.

Topo

Jornadas Bioengenharia

Pelo 5º ano consecutivo irão realizar-se as Jornadas de Bioengenharia, no Grande Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O V Symposium on Bioengineering irá decorrer nos dias 15 e 16 de Novembro e abrangerá temas nas áreas de Engenharia Biológica, Biotecnologia Molecular e Engenharia Biomédica.
 
Tal como nas edições anteriores, este conjunto de palestras tem como público-alvo todos os estudantes, investigadores e empresas interessadas nas áreas abrangidas pelo curso, para discutir e compartilhar informações sobre seus projetos de desenvolvimento. 
 
Mais informações aqui.
Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Media: AnubisNetworks, Claan, Fraunhofer, MILF, Porto Paralelo, Taggeo, Vortal e WiseNetworks

Estudo de Mercado do UPTEC
O UPTEC lançou no mês passado a campanha "Estudo de Mercado". Esta série animada, de 12 episódios, traz-nos vários depoimentos de potenciais empreendedores dos mais variados géneros e espécies e com as mais inusitadas ideias de negócio. Vejam o vídeo deste mês.
 
AnubisNetworks em destaque na Exame Informática
A AnubisNetworks detetou 8000 computadores infetados por trojans que roubam passwords. A Exame Informática noticiou a descoberta.
 
Claan no blog Porto de Futuro, da Sapo.
O blog Porto de Futuro, da Sapa, esteve à conversa com o Claan, os alfaiates digitaisque criam soluções costumizadas. 
 
MILF noticiada pelo Notícias Magazine e Porto24
Os skates da MILF estiveram em destaque no Notícias Magazine e no Porto24
 
Porto Paralelo no Blog Porto de Futuro
O Porto Parelo é um projeto que pretende dar uma nova vida ao comércio tradicional da cidade invicta. Descubra mais sobre este Porto Paralelo, na reportagem do Porto de Futuro
 
Taggeo em destaque no CanalSuperior, PC Guia e Porto de Futuro
A aplicação que diz tudo o que se passa à sua volta lançou uma nova versão. Saiba mais sobre a Taggeo nas notícias do Canal Superior, PC Guia e Porto de Futuro.
 
Vortal noticiada pela Tek.Sapo
A Vortal, empresa que instalou o seu laboratório de inovação e desenvolvimento no UPTEC, venceu ganhou projeto de 2,7 milhões de euros na Colômbia. O feito foi noticiado pela Tek.Sapo.
 
WiseNetworks à conversa com o Blog Porto de Futuro
A WiseNetworks, projeto de monitorização de plantações, recebeu um investimento do governo chileno. O Porto de Futuro esteve à conversa com estes jovens empreendedores. 
 
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-