Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Novembro 2012

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. Inauguração do Novo Centro de Inovação do UPTEC
  2. UPTEC em destaque em Bruxelas
  3. Alunos da FEP ganham experiência nas startups do UPTEC

Empresas UPTEC

  1. Like Architects e IKEA criam peça artística sobre iluminação eficiente
  2. Tomorrow Options representa startups europeias em Boston
  3. UEB desenvolve aplicação de faturação simplificada

Eventos de Interesse

  1. Silicon Valley comes to Lisbon
  2. 6.ª edição do Mês do Terceiro Sector

Breves, Curtas e outras informações

  1. Inauguração do Centro de Inovação, Gisgeo, Scootzz, Tuizzi, Playnify e Last2ticket nos media
  2. Porto: cidade do futuro
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

Inauguração do Novo Centro de Inovação do UPTEC

Inauguração do Novo Centro de Inovação do UPTEC

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) inaugurou o novo Centro de Inovação, no passado dia 26 de Outubro. No local estarão instaladas empresas nacionais e internacionais que encontrarão espaço e infraestruturas tecnológicas ideais para sediar e operacionalizar as suas atividades de Inovação. 

No total são mais de dez empresas que vão ocupar este novo Centro de Inovação do UPTEC. Para além da Sonae Indústria, da Tweasy, da Tomorrow Options, da ISA e da InovRetail o espaço será completo pela Associação Rede Competência em Polímeros, que conta, entre outras, com a Amorim&Irmãos, a CIN e a CUF. 

As empresas instaladas usufruem ainda das sinergias com os departamentos de I&D+i e institutos de interface da Universidade do Porto, assim como, da proximidade de recursos humanos altamente qualificados.

O novo espaço, situado junto à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem 1.400 metros quadrados, e representa um investimento de 1,6 milhões de euros, sendo que 70% deste valor é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 do QREN.

Topo

UPTEC em destaque em Bruxelas

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto esteve presente, no passado dia 9 de Outubro, em Bruxelas para apresentar o projeto ao júri do prémio RegioStars. 

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto foi selecionado como um dos 5 finalistas dos prémios RegioStars 2013, na categoria "Smarth Growth".O objetivo dos prémios RegioStars é identificar boas práticas de desenvolvimento urbano e regional, destacando projetos originais e inovadores.

Dos 80 candidatos foram selecionados 25, divididos em cinco categorias. A candidatura do UPTEC, inserida na categoria "Smarth Growth”, destaca a ligação da Universidade do Porto ao tecido empresarial em consonância com o crescimento numa lógica multipolar de acordo com a identidade da própria economia regional. 

O vencedor será anunciado a 31 de Janeiro de 2013.

Topo

Alunos da FEP ganham experiência nas startups do UPTEC

Trinta estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) começaram um período de estágio nas startups do UPTEC. Durante 8 semanas, os universitários terão a oportunidade de complementar a sua formação académica, pondo em prática os fundamentos teóricos aprendidos.

O programa “StartUp Internship” resulta de uma parceria entre o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a FEP e a associação estudantil StartUp BUZZ. O projeto pretende conjugar tecnologia e gestão proporcionando aos estudantes uma experiência no mercado do trabalho, conciliável com as exigências da frequência universitária.

Mais informações aqui

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Like Architects e IKEA criam peça artística sobre iluminação eficiente

A Like Architects, empresa incubada no UPTEC PINC, em parceria com a IKEA, lançou uma peça artística de luz com 100m², composta por 1200 lâmpadas LED.

A exposição, denominada de LEDscape, está desde o dia 5 de Novembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa e pretende marcar o início de uma “revolução de energia" nos hábitos quotidianos dos portugueses. 

A Like Architects já tinha colaborado com a IKEA, no início do ano, na iniciativa que juntou 2.400 suportes para sacos de plástico da Ikea transformados em candeeiros iluminados com LED.

 

Topo

Tomorrow Options representa startups europeias em Boston

A Tomorrow Options, empresa incubada no UPTEC TECH, esteve presente no Connect Health Symposium 2012 que se realizou entre 25 e 26 de outubro, em Boston, nos Estados Unidos da América. De entre as 200 empresas a concurso, a Tomorrow Options foi uma das 30 seleccionadas, sendo a única europeia.

A Tomorrow Options fez uma demonstração do equipamento MovinSense, um pequeno dispositivo que monitoriza a posição e a atividade de pacientes acamados em hospitais, camas de repouso ou outros serviços de saúde.  

Mais informações aqui

 

Topo

UEB desenvolve aplicação de faturação simplificada

UEB, empresa incubada no UPTEC TECH, criou a aplicação uebbill, uma solução simples e intuitiva que possibilita a gestão de todo o processo de faturação. A aplicação uebbill emite faturas e guias, gere clientes e fornecedores, exporta dados e cria relatórios.

A empresa de business cloud computing inova também no modelo de negócio, ao apresentar uma solução económica para os processos inerentes à faturação de uma empresa.

Mais informações aqui

Topo
-

Eventos de Interesse

-

Silicon Valley comes to Lisbon

Nos dias 15 e 16 de Novembro decorre, na Culturgest, o evento Silicon Valley comes to Lisbon. O evento internacional de empreendedorismo trará a Lisboa dezenas de empreendedores, investidores e mentores internacionais e cerca 600 de participantes.

Os participantes, desde empreendedores, investidores, estudantes e académicos, responsáveis de inovação, media e decisores políticos, terão a oportunidade de  participar em sessões de mentoring e networking, workshops, talks e painéis sobre diversos temas em torno do empreendedorismo.

Mais informações aqui.  

Topo

6.ª edição do Mês do Terceiro Sector

Este ano, a iniciativa conjunta da A3S e do ISFLUP, na sua 6.ª edição, tem o formato de evento digital.Será lançado um boletim por semana, durante o mês de Novembro, com artigos escritos por investigadores especializados no Terceiro Sector.

Veja ao boletim aqui. 

 

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Inauguração do Centro de Inovação, Gisgeo, Scootzz, Tuizzi, Playnify e Last2ticket nos media

Inauguração Centro de Inovação noticiada nos media
No passado dia 26 de Outubro, o UPTEC inaugurou o novo Centro de Inovação. O evento foi noticiado por vários meios de comunicação social, entre eles: RTPVisãoExpressoTVU.Viva PortoCanal Superior
 
Tuizzi noticiada pelo Jornal de Notícias
Tuizzi, empresa incubada no UPTEC TECH, esteve em destaque no Jornal de Notícias
 
Gisgeo em destaque na Revista Exame

Gisgeo, empresa incubado no UPTEC TECH, em destaque na Revista Exame.

Scootzz fala sobre o projeto no Porto Canal
Scootzz, empresa incubada no UPTEC TECH, na rubrica "Mentes Brilhantes" no Porto Canal
 
Playnify noticiada pela Porto24
Playnify, empresa incubada no UPTEC TECH, noticiada pela Porto24.
 
Last2ticket em destaque no Jornal de Negócios
Last2ticket, empresa incubada no UPTEC TECH, no Jornal de Negócios
Topo

Porto: cidade do futuro

O financiamento comunitário no valor de 1,6 milhões de euros atribuído ao Centro de Competências em Cidades do Futuro da Universidade do Porto, organismo sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), será aplicado em investigação para transformar o Porto numa cidade inteligente, até 2015.
 
Mais informações aqui
 
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-