Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Março 2014

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. Impacto das empresas do UPTEC no PIB chega aos 32 milhões de euros
  2. Camiões, próteses, compras e arquitetura efémera brilham no Startup Pitch Day

Empresas UPTEC

  1. Norte Magnético selecionada para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2014
  2. Duas startups do UPTEC vão passar um mês em Silicon Valley
  3. Hush, o videojogo que te faz ultrapassar os medos de infância

Eventos de Interesse

  1. inRes – Entrepreneurship In Residence
  2. Spin 2014: emprender nos une
  3. Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação

Breves, Curtas e outras informações

  1. Media: UPTEC, Adclick, Building Pictures, Canal 180, Cultureprint, Douro SkinCare, Game Studio 78, Kinematix, LIKEarchitects, Skilleo, Tuizzi e Wisenetworks
  2. À procura de talentos: Semasio e COR&FJA
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

Impacto das empresas do UPTEC no PIB chega aos 32 milhões de euros

A afirmação do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) como um Parque de Ciência e Tecnologia de referência mundial, com impacto inquestionável na economia nacional, foi uma vez mais validado.

Um estudo elaborado pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) revela que o impacto económico das empresas do UPTEC no Produto Interno Bruto (PIB) do país foi, em 2012, de 31,85 milhões de euros. Ao nível das receitas fiscais, no mesmo ano, o valor estimado é de 6,25 milhões de euros.

No que diz respeito ao volume de faturação, as empresas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto exportaram para mais de 120 países, sendo que cerca de 47% do volume de negócios das empresas é relativo às vendas feitas ao exterior.

Já em 2013, e no campo do financiamento, algumas das empresas instaladas no Parque foram capazes de captar 6,7 milhões de euros em investimento e incentivos monetários para o desenvolvimento do seu negócio.

O UPTEC acolheu, no ano de 2013, 165 projetos empresariais e atingiu as 22 empresas graduadas (empresas que se deslocaram para instalações próprias por já se encontrarem dotadas de capacidades para se desenvolverem autonomamente no mercado). Estes projectos, caracterizados pela inovação e pelo desenvolvimento tecnológico e criativo, potenciaram a criação de 1193 postos de trabalho altamente qualificados.

Mais informações aqui.

Topo

Camiões, próteses, compras e arquitetura efémera brilham no Startup Pitch Day

Camiões, próteses, compras e arquitetura efémera brilham no Startup Pitch Day

Perante uma plateia de mais de 200 pessoas, 20 novos projetos empresariais do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) apresentaram a sua ideia de negócio. O momento de entrega dos prémios contou com a presença do Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente, da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo. 

O júri atribuiu o prémio de melhor pitch à Wetruck, projeto direcionado para empresas de transporte de mercadorias sob temperatura controlada com veículos pesados de carroçaria rígida. A menção honrosa na área das indústrias criativas foi atribuída à FAHR 021.3, estúdio criativo que combina arte e arquitetura. Na vertente tecnológica, o júri elegeu a Xhockware, empresa que desenvolve e produz soluções inovadoras para o retalho. Na área da biotecnologia, a escolhida foi o Adapttech, projeto desenvolve tecnologias de adaptação, com vista a melhorar a interação entre o amputado e a sua prótese.

No Startup Pitch Day, foram apresentadas ao público várias ideias de negócio: Diapotek5senseZen Code MonkeysEnjoyBeaunityCity Fashion Makers, Lynx, LupaExpertus Cam AssaysSea of SystemsmediagapsNorte Magnético, Oceanus 3D, Taggeo.

Mais informações aqui

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Norte Magnético selecionada para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2014

A Norte Magnético, umas das empresas que frequentou a 2ª edição do Programa de Aceleração de Startups do UPTEC, é especializada na otimização de investimentos imobiliários, no âmbito da reabilitação de edifícios.

A Reabilitação de uma moradia do século XIX, localizada na Rua do Barão de S.Cosme - Porto, cuja gestão de empreendimento foi realizada pela Norte Magnético, foi uma das obras selecionadas para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2014.

Topo

Duas startups do UPTEC vão passar um mês em Silicon Valley

Duas startups do UPTEC vão passar um mês em Silicon Valley

A SongVice e a TOP Research, empresas incubadas no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), foram selecionadas para o Rockstart Accelerator, um programa internacional que combina investimento, espaço de coworking, conhecimento especializado, e acesso a uma rede internacional de mentores, parceiros e investidores.

Durante seis meses, as startups frequentam workshops em Lean Startup, Growth Hacking, Investimento, Vendas, PR & Marketing, Desenvolvimento Pessoal e da Equipa, Finanças entre outros. A meio do programa e, depois de terem construído um produto sólido e uma boa base de clientes, as startups da Rockstart Accelerator apresentam os seus negócios a investidores, parceiros, empreendedores e jornalistas da indústria no Demo Day. Por fim, num programa com duração de um mês em Silicon Valley, as startups expandem a sua rede internacional e têm a oportunidade de aprender com os melhores empreendedores da região líder em tecnologia.

Mais informações aqui

Topo

Hush, o videojogo que te faz ultrapassar os medos de infância

O HUSH, videojogo desenvolvido pela GS78, conta a história da Ashlyn, uma menina que de forma inesperada se vê num orfanato. No orfanato, os medos de Ashlyn ganham vida e para os combater, ela vai contar com a ajuda do seu peluche GOGO e outras “armas” baseadas em elementos infantis.

Cada nível corresponde a um medo temático, que se espelha nos inimigos que o envolve. À medida que vai ultrapassando os medos e progredindo no orfanato, a menina vai descobrindo mais mistérios lá escondidos. No HUSH, a “vida” foi substituída por coragem, que é ganha à medida que se derrotam inimigos. Ashlyn depende dela. Se tem coragem, pode atacar e defender-se de forma mais entusiástica, se não tem, entra em pânico e perde o jogo. 

Com o intuito de acelerar o processo de produção, a Game Studio 78 lançou uma campanha de crowdfunding no Indiegogo.

Mais informações aqui

Topo
-

Eventos de Interesse

-

inRes – Entrepreneurship In Residence

No próximo dia 2 de Abril, às 15 horas, vai realizar-se, no Auditório do Edifício Central do UPTEC, uma sessão de apresentação do “inRes – Entrepreneurship In Residence”, um programa de aceleração de negócios, para equipas empreendedoras que tenham um projeto sólido de comercialização de um produto ou serviço na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Será uma sessão informal, liderada pelo diretor nacional do Programa Carnegie Mellon Portugal, Professor João Claro.  

O programa inclui uma fase de formação em Portugal, seguida de seis semanas de imersão em Pittsburgh e na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos. A coordenação do inRes é feita pelo Programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e apoiado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), em parceria com a Carnegie Mellon University, a Pittsburgh Regional Alliance e a UTEN Portugal.

As candidaturas estão a decorrer até 30 de abril.

Topo

Spin 2014: emprender nos une

RedEmprendia está a organizar o SPIN 2014, um evento internacional cuja missão principal diz respeito à promoção do talento empreendedor da comunidade universitária em Ibero-América.
 
O Spin2014 abriu três programas que visam reforçar o empreendedorismo universitário nas suas várias fases de desenvolvimento: O IDEup, para amadurecer ideias empreendedoras; o Model2Marketpara acelerar modelos de negócio inovadores; e o SmartMoney4Stars, para spin-off e startups que quiserem reforçar o seu crescimento através da procura de financiamento.
 
As atividades do Spin2014 culminarão nos dias 29 e 30 de outubro de 2014, na Cidade do México.
Topo

Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação

O Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação (H2020) é o principal instrumento para financiar a investigação e a Inovação na Europa e estará em vigor de 2014 a 2020, com um orçamento global de 77 mil milhões de euros.

Com intuito de apresentar o programa, o Gabinete H2020 da FEUP irá realizar uma sessão de esclarecimento no próximo dia 04 de Abril, às 10h30, no Edifício Central do UPTEC.

O Instrumento PMEs (SME Instrument) é um esquema de financiamento com uma dotação aproximada de 3 mil milhões de euros, exclusivamente direcionados às PMEs, que é transversal a todas as áreas do H2020 e que complementa os projetos em colaboração.

O Instrumento PMEs apresenta oportunidades de financiamento para empresas com forte potencial de internacionalização a ideias de elevado risco, tendo por base a construção de um plano de negócios e respetiva implementação.

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Media: UPTEC, Adclick, Building Pictures, Canal 180, Cultureprint, Douro SkinCare, Game Studio 78, Kinematix, LIKEarchitects, Skilleo, Tuizzi e Wisenetworks

Impacto económico do UPTEC nos media
De acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), o impacto económico das empresas do UPTEC no Produto Interno Bruto (PIB) do país foi, em 2012, de 31,85 milhões de euros. Os dados foram noticiados por vários órgãos de comunicação social, entre eles o Jornal de NegóciosPorto24Canal SuperiorRTP e Visão
 
Sinalética do Centro de Inovação do UPTEC na Archisearch
A sinalética do Centro de Inovação do UPTEC voltou a ser notícia. Desta vez, foi a Archisearch, revista online de arquitetura e design na Grécia.
 
EFACEC inaugura laboratório no Centro de Inovação do UPTEC
Efacec e a FEUP inauguraram um novo laboratório, no Centro de Inovação do UPTEC, para o desenvolvimento e aumento de escala de módulos DSC baseados nas tecnologias inovadoras ETCO e selagem com vidro. A Semana Informática noticiou esta inauguração. 
 
Building Pictures em conversa no Porto Canal
Building Pictures foi ao PortoCanal conversar sobre o seu projeto, Arquitectura à Moda do Porto.
 
Meios e Publicidade fala sobre o percurso do Canal 180
Meios e Publicidade contou a história do Canal180, o primeiro canal nacional sobre cultura e criatividade.
 
Projeto da CulturePrint noticiado pela TimeOut
Bairro dos Livros, projeto da CulturePrint, esteve em destaque na TimeOut.
 
Game Studio 78 no Correio da Manhã, TEK Sapo, Bgamer e PC Guia
Game Studio 78 lançou uma campanha de crowdfunding para continuar a desenvolver o HUSH, um videojogo que faz ultrapassar os medos de infância. O jogo foi noticiado em vários órgãos de media, entre eles o Correio da ManhãTEK SapoBgamer e PC Guia
 
Kinematix em destaque no Jornal de Negócios
Kinematix está a trabalhar com os Leicester Tigers na monitorização do esforço muscular e das ações repetitivas dos jogadores para evitar lesões. Saiba mais na notícia do Jornal de Negócios.
 
LIKEarchitects e Building Pictures no P3
Os arquitectos (já) não desenham só edifícios: promotores da LIKEarchitects 
Building Pictures em destaque no P3.
 
Tuizzi em destaque no Jornal de Negócios 
O promotor da Tuizzi falou ao Jornal de Negócios das dificuldades e sucessos do processo de criação da empresa.
 
WiseNetworks em conversa no Económico TV

Um dos promotores da WiseNetworks esteve no Primeira Hora, do EconómicoTV, a falar sobre o produto da startup.

Topo

À procura de talentos: Semasio e COR&FJA

 
    Descrição da proposta - Backend Developer
    Descrição da proposta - Fronted Developer
 
 
    Descrição da proposta - Engenheiro Software - Mobile
    Descrição da proposta - Engenheiro Software - Web
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-