Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Março 2013

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. UPTEC entre as melhores incubadoras da Europa
  2. PINC Clashes: Arte e negócios fundem-se no UPTEC
  3. 2ºedição do Startup Internship já arrancou
  4. START IP - Workshop Intensivo de Propriedade Intelectual para Start-ups no UPTEC

Empresas UPTEC

  1. Veniam vence o Building Global Innovators
  2. App da TOP Research atinge o meio milhão de downloads
  3. 3Decide faz cobertura de manifestação em 360 graus

Eventos de Interesse

  1. Entrepreneur Talk: Gestão Global de Vendas e Desafios de Internacionalização (Caso AnubisNetworks)

Breves, Curtas e outras informações

  1. Nos Media: 3Decide, Rede Mãe, TOP Research, Venture Catalysts, Vitasensis e Xnfinity
  2. À procura de talentos: AMT Consulting, B3 IDEAS, Engenho das Ideias, LatitudeN e UNITE
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

UPTEC entre as melhores incubadoras da Europa

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) foi selecionado como uma das melhores incubadoras/aceleradoras da Europa para os Prémios London Web Summit People's Choice. As quatro melhores incubadoras/aceleradoras apresentaram, em Londres, o seu projeto, no dia 1 de Março de 2013.

A Web Summit, das maiores conferências sobre tecnologia da Europa, está desde 2010 a apoiar a rede de empreendedores e investidores. Um evento com uma elevada cobertura mediática, captando órgãos de comunicação social como o BBC, CNN, Wall Street Journal, Financial Times e The Guardian. Na sessão estiveram presentes investidores da Accel Partners, Goldman Sachs, Wellington Partners, Notion Capital Partners, Citi, entre outros, assim como, criadores de empresas de tecnologia de sucesso, como a Microsoft, Google, Twitter, Facebook, Deloitte, Salesforce e PayPal.

Esta premiação já é a segunda apenas no ano de 2013, tendo em conta que o Parque foi recentemente distinguido como vencedor do Prémio RegioStars, na categoria “Smarth Growth”.

Topo

PINC Clashes: Arte e negócios fundem-se no UPTEC

O workshop PINC Clashes, promovido pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), reuniu artistas e empreendedores no desenvolvimento de soluções criativas para problemas empresariais correntes.

Através da aproximação de artistas às empresas, problemas de gestão foram pensados com recurso a práticas artísticas, potenciando o cruzamento e a transferência de competências entre os artistas e os empresários convidados a participar na experiência. Os resultados são visíveis num vídeo produzido pela OSTV.

A colaboração entre a NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, e a coreógrafa Vera Santos explorou a postura dos empreendedores, com o intuito de desenvolver uma melhor interação física com o cliente. Já a IDEIA.M trabalhou em parceria com o músico Vítor Moreira na criação de uma narrativa digital como base para a comunicação, de uma forma próxima, de tudo o que tem a ver com desenvolvimento do produto, área de atuação desta empresa. 

O workshop foi realizado no âmbito da operação “Reforço das Infra-estruturas específicas do PINC I”, co-financiado pelo "ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte).

Topo

2ºedição do Startup Internship já arrancou

Depois do sucesso da primeira edição do Startup Internship, o UPTEC, em parceria com o StartUp BUZZ, a Associação de Estudantes da FEUP, o SEREIA (Serviço de Relações Externas e Integração Académica da FEP) e o SICC (Serviços de Imagem, Comunicação e Cooperação), organizou a segunda edição do programa.
 
Desta vez, o Startup Internship abrange, para além dos alunos da Faculdade de Economia, os alunos da Faculdade de Engenharia. Os participantes terão a oportunidade de complementar a sua formação académica pondo em prática os fundamentos teóricos aprendidos, com uma experiência de curta duração (6 a 20 horas por semana) numa startups incubada no UPTEC. 
 
A segunda edição do Startup Internship decorre entre 11 de março e 3 de maio, sendo que atualmente as empresas estão a realizar as entrevistas para selecionarem o(s) candidato(s) pretendido(s).
 
Topo

START IP - Workshop Intensivo de Propriedade Intelectual para Start-ups no UPTEC

START IP - Workshop Intensivo de Propriedade Intelectual para Start-ups no UPTEC

A propriedade intelectual é uma temática crítica para as empresas. Assim sendo, e com o intuito de colmatar esta dificuldade, o UPTEC organizou um workshop direcionado para promotores e colaboradores de projetos empresariais, que pretendia sensibilizar as start-ups para questões fundamentais sobre esta temática.  

O workshop realizou-se nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Auditório do Polo das Indústrias Criativas do UPTEC, e contou com a presença de duas especialistas nesta matéria: Teresa Nobre e Alexandra Fonseca. No evento, foram abordados conceitos básicos da Propriedade Intelectual (PI), desde as Marcas e Patentes, Direito de Autor/Copyright e Design à titularidade da PI, exploração e avaliação da PI, entre outros.

A sessão contou com uma sala cheia, que durante dois dias debateu e tirou dúvidas sobre a Propriedade Intelectual.

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Veniam vence o Building Global Innovators

Veniam vence o Building Global Innovators

Veniam Works, uma spin-off da Universidade do Porto, da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações, venceu o Building Global Innovators, o concurso internacional de empreendedorismo e inovação, promovido pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Deshpande Center for Innovation e o The Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship. 

A empresa está a desenvolver uma tecnologia que possibilita a conectividade à internet a partir de um carro ou frota. Através das plataformas de rede da empresa, o utilizador pode aceder a dados, em tempo real, e com um baixo preço.

Com esta distinção, a Veniam vai receber o apoio financeiro do Caixa Empreender+ Awards no valor de 100 mil euros.

Imagem: tek.sapo

Topo

App da TOP Research atinge o meio milhão de downloads

A TOP Files, aplicação que permite organizar e gerir ficheiros em dispositivos móveis sincronizados com o computador e “cloud computing”, ultrapassou o meio milhão de downloads na app store. Em menos de dois meses, a TOP Files atingiu os tops de países como os Estados Unidos, Japão, México e Brasil.

A aplicação foi distribuída gratuitamente durante algum tempo e nesse período foi a mais descarregada em 40 países, ultrapassando todas as outras aplicações gratuitas e pagas de todas as categorias, incluindo jogos, em número total de downloads.

A aplicação desenvolvida pela TOP Research permite abrir, copiar, partilhar e imprimir qualquer documento, ou até mesmo arquivos de páginas, tomar notas e arquivar as fontes e referências bibliográficas. Este processo pode ser feito em qualquer lugar, de uma maneira muito simples, a partir de um dispositivo iOS.

Mais informações aqui

Topo

3Decide faz cobertura de manifestação em 360 graus

A empresa 3Decide, com recurso à sua tecnologia inovadora aLIVE Panoramics, disponibilizou um Documentário Web da manifestação realizada em Lisboa, atualizado regularmente ao longo da tarde do dia 2 de Março. 

As fotografias panorâmicas 360º foram processadas pela 3Decide e todo o conteúdo informativo foi extraído de publicações originadas na World Wide Web, possibilitando o acompanhamento da evolução dos acontecimentos, através de PC’s e também dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Esta forma revolucionária de reportagem resulta da tecnologia integrada da 3Decide, que alia conhecimentos avançados em fotografia 360º instantânea ao seu produto de visualização interativa aLIVE Panoramics.

Mais informações aqui

Topo
-

Eventos de Interesse

-

Entrepreneur Talk: Gestão Global de Vendas e Desafios de Internacionalização (Caso AnubisNetworks)

No próximo dia 5 de Março, decorrerá o evento Entrepreneur Talk, com a temática “Gestão Global de Vendas e Desafios de Internacionalização (Caso Anubisnetworks)”, onde contaremos com a presença do Pedro Norton Barbosa, Head of Sales da empresa, para partilhar a sua experiência na gestão de vendas de uma startup e no ultrapassar dos desafios naturais do processo de internacionalização.

O sessão terá lugar na Sala de Formações do Edifício Central do UPTEC (Rua Alfredo Allen, n.º455/461, 4200-135 Porto), entre as 17h30 e as 19h30. Deseja-se que seja um evento multidirecional onde os presentes também serão convidados a partilhar a sua experiência. 

O Entrepreneur Talk é direcionado para todos os empreendedores e responsáveis pelos Centros de Inovação do UPTEC, mas existem 5 vagas abertas para o público em geral. Os interessados em participar no evento deverão enviar um email para isilva@uptec.up.pt.

 

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Nos Media: 3Decide, Rede Mãe, TOP Research, Venture Catalysts, Vitasensis e Xnfinity

3Decide em destaque no Expresso, I e TekSapo
O relato do protesto de 2 de Março com fotografia 360º, realizado pela 3Decide, foi noticiado pelo Expresso, I, TekSapo
 
Rede Mãe em foco na LocalVisãoTV
A LocalVisãoTV noticiou a rede social para grávidas, desenvolvida pela Health Insight. 
 
TOP Research noticiada pelo Jornal de Negócios, LocalVisãoTV e Marketeer
A aplicação TOP Files, desenvolvida pela TOP Research, foi noticiada pelo Jornal de NegóciosLocalVisãoTV e Marketeer. 
 
Venture Catalysts em destaque no Jornal de Negócios
A Venture Catalysts,"uma tecnologia para apoiar e vender", em foco no Jornal de Negócios
 
Vitasensis na Inc. Magazine
A Vitasensis foi noticiada pela Inc. Magazine
 
Xnfinity noticiada pelo Semanário SOL
A solução de recibos digitais criada pela Xnfinity esteve em destaque no SOL
Topo

À procura de talentos: AMT Consulting, B3 IDEAS, Engenho das Ideias, LatitudeN e UNITE

As empresas associadas ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) procuram, constantemente, novos talentos para integrarem as suas equipas. Assim sendo, apresentamos, neste tópico, várias propostas de emprego das nossas empresas.

 
    Descrição da proposta - Engenheiro Informático
 
 
    Descrição da proposta - Continuous building, Version control
    Descrição da proposta - Software Developer
    Descrição da proposta - Software Development
    Descriçao da proposta - Software Development
    Descrição da proposta - Mobile Software Development
 
 
 
    Descrição da proposta - Software Developer
 
 
    Descrição da proposta - Economia Social
    Descrição da proposta - Empreendedorismo
    Descrição da proposta - Gestão/Economia
    Descrição da proposta - Gestão de Eventos
    Descrição da proposta - Letras
    Descrição da proposta - Marketing
    Descrição da proposta - Serviço Voluntário Europeu
    Descrição da proposta - Turismo
    Descrição da proposta - Engenharia Agrónoma
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-