Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Março 2012

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. UPTEC presente na visita de Cavaco Silva ao Porto
  2. UPTEC apoia iUP25k
  3. Conferência sobre Berlim abre a primeira PINC Session

Empresas UPTEC

  1. Like Architects premiada no concurso “Performance Architecture”
  2. Escritório da Fraunhofer nos finalistas do prémio Edifício do Ano 2011
  3. MusicVerb: um website que conjuga música e diversidade

Eventos de Interesse

  1. AICEP: Qualificar para Exportar
  2. Conferência: Contributos para o relançamento da Economia Portuguesa
  3. Mini-MBA Indústrias Criativas

Breves, Curtas e outras informações

  1. Bastidor Público, Uniplaces, Last2ticket, Tusse e Alboompic noticiadas pela Imprensa
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

UPTEC presente na visita de Cavaco Silva ao Porto

No passado dia 25 de fevereiro, duas empresas e um projeto pré-incubado do UPTEC estiveram presentes na visita do Presidente da República à sede da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), no âmbito do Roteiro para a Juventude. Bastidor Público, Like Architects e OSTV, projetos acolhidos e dinamizados no UPTEC PINC (Polo das Indústrias Criativas do UPTEC), apresentaram os seus produtos à comitiva presidencial. Estes jovens empresários apostaram no empreendedorismo e a qualidade dos seus projetos já lhes valeu o merecido reconhecimento. A "Bastidor Público" venceu, em 2011, o Prémio Nacional de Indústrias Criativas na área da Comunicação, Marketing Cultural e Turismo e OSTV recebeu o Prémio Nacional Indústrias Criativas, em 2010.

Quando frequentavam a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, os criadores da Like Architects fizeram um projeto do bar temporário da instituição para a Queima das Fitas de 2008. No mês passado foram distinguidos com o Prémio “Edifício do Ano”, promovido pela ArchDaily (website direcionado para arquitetos), na categoria Hotéis e Restaurantes.

A aposta nas Indústrias Criativas faz parte da estratégia da Universidade do PORTO no que respeita à valorização económico do conhecimento em áreas como a arquitetura, design, produção de conteúdos e audiovisual, estratégia essa que culmina no projeto UPTEC PINC. O Polo de Indústrias Criativas iniciou o processo de incubação de empresas em 2010 e conta, atualmente, com 34 projetos associados.

O evento contou com a presença de representantes do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), Faculdade de Arquitetura e Escola Gestão do Porto.

Topo

UPTEC apoia iUP25k

O iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto é um instrumento de sensibilização para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação. O UPTEC, sendo o exemplo mais visível dessa valorização, por parte da UP, apoia esta iniciativa, que visa promover e gerar oportunidades para o surgimento de novas iniciativas empresariais.

O concurso iUP25k, organizado pelo Clube de Empreendedorismo (CEdUP) e pela UPIN - Universidade do Porto Inovação, oferece 25 000 Euros, no valor total de prémios.

Topo

Conferência sobre Berlim abre a primeira PINC Session

No próximo dia 13 de março, terça-feira, às 18h30, realiza-se a primeira PINC Session, promovida pela CulturePrint. A iniciativa vai inaugurar com a conferência Formas e Fundos, Berlim: Vertente Criativa Contemporânea. Luísa Coelho, leitora do Instituto Camões na Humboldt e na Freie Universität em Berlim , apresenta uma reflexão sobre Berlim, dando a conhecer alguns dos protagonistas dos novos “bairros criativos”.

Berlim, cidade considerada por muitos como a capital criativa da Europa, alia um surpreendente estaleiro de ideias em permanente ebulição ao forte desenvolvimento do sector económico criativo. Berlim pulsa, é espírito livre e irrequieto e cria tendências: há muito espaço para experimentalismo, tanto nas cabeças das pessoas como nos prédios de fábricas devolutas.

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Like Architects premiada no concurso “Performance Architecture”

A empresa Like Architects, pré-incubada no UPTEC PINC, foi uma das premiadas no concurso internacional de ideias “Performance Architecture”, realizado no âmbito do Programa “Arte e Arquitetura” de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.

O concurso destina-se a equipas que criem conceitos e estruturas temporárias que favoreçam a apropriação de espaços públicos controversos por parte dos habitantes da cidade. Como tal, a Like Architects propôs que durante os meses de verão as pessoas pudessem entrar para dentro de uma fonte, “de uma forma divertida”, como referiu Diogo Aguiar, da Like Architects. 

Topo

Escritório da Fraunhofer nos finalistas do prémio Edifício do Ano 2011

Os escritórios da Fraunhofer, localizados no Edifício Central do UPTEC, na Asprela, ficaram classificados entre os cinco melhores no Prémio Archdaily “Edifício do Ano 2011”.

Dos 380 projetos nomeados para a categoria 'Interiores', o projeto da Fraunhofer, da autoria do arquiteto Luís Pedra Silva, foi selecionado para os cinco finalistas. A votação online decorre até amanhã e os vencedores são conhecidos no dia seguinte. Para além dos escritórios Fraunhofer, Portugal tem representantes em seis categorias. 

Topo

MusicVerb: um website que conjuga música e diversidade

A MusicVerb, projeto de edição da Engenho das Ideias, empresa em incubação virtual no UPTEC PINC, pretende conjugar música e diversidade. A plataforma fornece, aos programadores de eventos musicais, informação organizada sobre músicos e projetos na área, permitindo-lhes uma maior dedicação ao público e aos resultados.

A MusicVerb presta serviços de gestão de concertos, gestão de relações públicas e consultoria de gestão de carreira a artistas de vários estilos de música: clássica, eletrónica, funk/soul, hip hop, jazz/blues, pop, reggae, rock e world music. 

Topo
-

Eventos de Interesse

-

AICEP: Qualificar para Exportar

No próximo dia 7 de março, no Porto, a AICEP organiza uma ação de capacitação empresarial subordinada ao tema “Qualificar para Exportar”.

O objetivo é apoiar a criação de condições para que as empresas nacionais possam competir internacionalmente e aumentar o volume de negócios das empresas portuguesas, através do fornecimento dos setores automóvel e aeronáutico.  A ação é gratuita mas as empresas interessadas deverão preencher a ficha de inscrição online

Topo

Conferência: Contributos para o relançamento da Economia Portuguesa

No próximo dia 22 de março decorrerá a 2ºConferência Anual realizada pelo EnergyIN - Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia.

Conferência, intitulada “Contributos para o relançamento da Economia Portuguesa”, tem como missão reunir visões complementares sobre o modo como chegar o desenvolvimento tecnológico da indústria portuguesa, à inovação e ao ganho de competitividade. Finalmente, pretende, também, aumentar a exportação de serviços e de bens transacionáveis e reduzir algumas importações, no âmbito sectorial do EnergyIN.

A participação é livre mas está sujeita a inscrição prévia até ao dia 16 de março, através de e-mail.

Topo

Mini-MBA Indústrias Criativas

De 13 de abril a 16 de junho, às sextas e sábados, realizar-se-á um Mini-MBA Indústrias Criativas, promovido pela AEP e pela ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias). A ação visa qualificar os gestores no âmbito das indústrias criativas fornecendo ferramentas concretas de gestão.

O objetivo deste mini-MBA é dotar os participantes de características que os tornem capazes de: refletir estrategicamente sobre as suas empresas; liderar projetos e equipas de trabalho; (re) definir os seus planos de negócios com base em indicadores; desenvolver um painel global de controlo de gestão; utilizar a análise estratégica à luz do enquadramento do cluster das indústrias criativas no Norte de Portugal.

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Bastidor Público, Uniplaces, Last2ticket, Tusse e Alboompic noticiadas pela Imprensa

Bastidor Público noticiada pelo Dinheiro Vivo

“Uma empresa que ensina a comunicar recorrendo às técnicas do teatro, da dança e da música”, é assim que a Dinheiro Vivo classifica a Bastidor Público.
Veja a notícia na íntegra.
 

Uniplaces – o site que “está a revelar-se um sucesso”

Porto24 noticia o projeto Uniplaces .  A plataforma web que facilita os estudantes estrangeiros a encontrar casa foi catalogado como “um sucesso”.
Veja a notícia na íntegra.
 

Last2Ticket participa no programa "Portugal em Directo"

Catarina Simões, gestora executiva da Last2Ticket, esteve à conversa com  Ana Cláudia Costa, no programa "Portugal em Directo", da Antena 1.
 

Tusse – Exceptional Art & Design, em Almanaque do Baú

Peças de mobiliário da Tusse referenciadas pela revista Almanaque do Baú, como uma junção entre “tecnologia  e formas de fabrico artesanais”.
Veja o notícia na íntegra.
 

AlboomPic apresenta trabalhos na Praça da Alegria

Alboompic esteve presente no programa da RTP, Praça da Alegria. A empresa teve a oportunidade de mostrar vários dos seus álbuns.
Veja o vídeo (minuto 38).
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-