Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Julho 2014

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. Cavaco Silva inaugura Edifício Central do UPTEC
  2. UPTEC recebe Embaixador dos EUA
  3. Rui Moreira visita UPTEC durante Jornada de Inovação e Emprego

Empresas UPTEC

  1. Musicverb, o assistente de luxo para artistas e agentes
  2. Futuros mestres apresentam tecnologias inovadoras no UPTEC
  3. LIKEarchitects no Amsterdam Light Festival 2014

Eventos de Interesse

  1. UPTEC Lessons Learned with InovRetail
  2. Software Engineering Trends: services, quality & security

Breves, Curtas e outras informações

  1. Media: UPTEC, 5sense, Canal 180, CFOBRM, FAHR 021.3, Fan Valley, LIKEarchitects, Musicverb, Tuizzi, Vodafone, Vortal, Xhockware, Wetruck
  2. À procura de talentos: Fraunhofer
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

Cavaco Silva inaugura Edifício Central do UPTEC

Cavaco Silva inaugura Edifício Central do UPTEC

No passado dia 20 de junho, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugurou o Edifício Central do UPTEC (Rua Alfredo Allen, 455/461), a mais recente infraestrutura do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, capaz de albergar 80 novos projetos empresariais.

A inauguração arrancou com uma visita do Presidente da República por alguns dos exemplos de maior sucesso de empresas atualmente instaladas no UPTEC: Gabinete de Desenvolvimento de Produto, Adclick, Musicverb, Vodafone e Veniam. Seguidamente, decorreu a sessão protocolar com os discursos do Presidente do UPTEC, Prof. Novais Barbosa, o Reitor da U.Porto, Prof. Marques dos Santos e o Presidente da República.  

Localizado no Pólo Universitário da Asprela, junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, o novo Edifício Central do UPTEC, com 21.368 metros quadrados e capacidade para 80 empresas, triplica o espaço de acolhimento de empresas e centros de inovação disponível do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, estando, neste momento, totalmente ocupado.  

Mais informações aqui

Topo

UPTEC recebe Embaixador dos EUA

UPTEC recebe Embaixador dos EUA

O UPTEC recebeu, no passado dia 17 de Julho, a visita do Embaixador dos EUA, Robert Sherman, acompanhado por uma comitiva de investidores e empresários americanos.

O Embaixador dos EUA foi recebido pelo Reitor da Universidade do Porto, Prof. Sebastião Feyo, pela Direção do UPTEC, Prof. Novais Barbosa e Prof. Carlos Brito, pelo Vereador para a Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Eng.º Filipe Araújo e o seu adjunto, Dr. Luís Assunção. 

Em visita a Portugal a convite da Embaixada dos Estados Unidos da América, no âmbito do “Global Entrepreneurship Program” do Departamento de Estado norte-americano, a delegação de empresários e investidores visitou o Edifício Central do UPTEC e avaliou as oportunidades de investimento em algumas das startups instaladas no Parque. 

Mais informações aqui

Topo

Rui Moreira visita UPTEC durante Jornada de Inovação e Emprego

No passado dia 6 de Junho, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, visitou o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, no decorrer da Jornada de Inovação e Emprego.

A visita passou pelo centro de inovação Fraunhofer e pelas empresas Adclick e HealthyRoad. Depois da visita ao Edifício Central, Rui Moreira conheceu, ainda, a BLIP, empresa graduada do UPTEC, e a Armatis. 

"Ouvimos hoje, numa das empresas sediadas no UPTEC, que uma das razões para não querer sair do Porto é o fato da cidade ser interessante. É isso que nos tem guiado. A cidade interessante e confortável, a cidade que respira cultura, que resolve os seus problemas de mobilidade, que implementa medidas de sustentabilidade é, afinal, a cidade competitiva que as empresas procuram, que os quadros dessas empresas agradecem e que, no fim do dia, estimula o investimento e cria emprego", acrescentou Rui Moreira.

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Musicverb, o assistente de luxo para artistas e agentes

Queres organizar uma festa com música ao vivo. Sabes onde se vai realizar. Sabes qual o público, mas não consegues encontrar uma banda? A Musicverb chegou para te ajudar a resolver este problema.

A Musicverb é a plataforma de gestão e colaboração para artistas, agências e eventos musicais. É o primeiro sistema de recomendação para música ao vivo, que permite aos promotores encontrar os artistas que melhor se adequam à programação, aos recursos e ao público dos seus eventos musicais – como festivais, concertos, festas ou eventos privados.

Por outro lado, dá o poder aos agentes e aos seus artistas de encontrar os eventos adequados à música que fazem, de acordo com os seus objetivos e o seu momento de carreira.

Mais informações aqui.

Topo

Futuros mestres apresentam tecnologias inovadoras no UPTEC

Futuros mestres apresentam tecnologias inovadoras no UPTEC

Uma aplicação para android que analisa em tempo real o risco de exposição solar, combinando dados como localização GPS, níveis de radiação ultravioleta e tempo de exposição ao sol, e uma aplicação móvel direcionada para os mais idosos que auxilia na gestão financeiras. Estas foram apenas duas das 13 soluções tecnológicas apresentadas no dia 4 de Julho, no UPTEC. 

As tecnologias inovadoras foram desenvolvidas por alunos de Mestrado no centro de investigação Fraunhofer AICOS, que tem a sua sede no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Os projetos são diversificados mas com um objetivo comum que se prende com a própria missão do centro de investigação Fraunhofer AICOS: criar soluções tecnológicas inovadoras, de fácil utilização e com utilidade prática, ou seja, sempre com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Para além das aplicações de gestão financeira para idosos (PersonalFinancesApp) e de monitorização do risco de exposição solar (SunPet), outros projetos vão estar em exibição como, por exemplo, uma solução que permite realizar testes diagnósticos à visão e audição através do telemóvel ou computador (GSenses), evitando visitas ao médico, e um sistema de sensores de baixo consumo de energia para portadores da doença de Alzheimer (AlzSense). 

Mais informações aqui

Topo

LIKEarchitects no Amsterdam Light Festival 2014

LIKEarchitects no Amsterdam Light Festival 2014

Os LIKEarchitects foram um dos vencedores da edição de 2014 do Amsterdam Light Festival, que se realizará entre 27 de Novembro 2014 e 18 de Janeiro de 2015, na Holanda.

A startup do UPTEC vai, assim, dar luz a um jardim da cidade holandesa, depois de ter iluminado a Praça D.Pedro IV (Rossio) com Frozen Trees, no Natal de 2011, e os Jardins do Palácio de Belém com Constell.ation, no Natal de 2013 (na imagem). A proposta dos LIKEarchitects foi escolhida entre mais de 260 obras, oriundas de 32 países.

O atelier de arquitectos portuense é, também, um dos finalistas do NoMa Underpass Design Competition, uma competição internacional de design para transformar quatro passagens rodoviárias subterrâneas. Na sequência da Bienal de Arquitectura de Veneza, os LIKEarchitects ocuparam, durante um mês, um edifício devoluto do centro do Porto, com o intuito de debater a temática do "temporário" na habitação.

Topo
-

Eventos de Interesse

-

UPTEC Lessons Learned with InovRetail

No próximo dia 24 de Julho, vai realizar-se a segunda edição do “UPTEC Lessons Learned with…”, desta vez com a presença do André Sousa e Marco Soares da InovRetail.

Esta iniciativa pretende ser, mais do que uma entrevista, uma conversa informal de partilha de experiências, onde empreendedores experientes falam sobre o seu percurso profissional. 

Mais informações aqui

Topo

Software Engineering Trends: services, quality & security

No próximo dia 25 de Julho de 2014, o Edifício Central do UPTEC acolhe o evento "Software Engineering Trends: services, quality & security”, co-organizado pela  Inovaria, o itSMF Portugal e a FEUP.

O certame pretende dar a conhecer o Projeto Actor 2 da Inovaria e a delegação Norte de Portugal do ITSMF, com a apresentação de case studies de serviços, qualidade e segurança.

Este evento conta com a participação do Professor Paul Nielsen, Diretor e CEO do Software Engineering Institute (SEI) da Carnegie Mellon University, que fará a abertura do programa como Keynote Speaker principal. O evento reunirá, também, especialistas nacionais e internacionais que discutirão as novas tendências globais em matéria de serviços, qualidade e segurança na engenharia de software.

Mais informações aqui

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Media: UPTEC, 5sense, Canal 180, CFOBRM, FAHR 021.3, Fan Valley, LIKEarchitects, Musicverb, Tuizzi, Vodafone, Vortal, Xhockware, Wetruck

UPTEC organiza primeiro Porto Gaming Meetup@PC GuiaViva PortoBGamerGameOverTSF
 
Rui Moreira visita o UPTEC durante Jornada de Inovação e Emprego@Público, jornal i, NotíciasaoMinuto, Porto24
 
Creative Camp, organizado pelo Canal 180, decorreu de 13 a 20 de Julho@P3Porto24
 
CFOBRM, Aplicação lusa com honras na maior loja online@Boas Notícias
 
FAHR 021.3 arrecada dois prémios em concurso internacional de design@Vida EconómicaExpressoP3Canal Superior
 
Fan Valley, a rede social portuguesa para os fãs de futebol@MarketeerExame InformáticaPúblico
 

LIKEarchitects seleccionados para Festival de Luzes de Amesterdão
@PúblicoP3Boas NotíciasJornal de ArquitecturasViva PortoPorto de Futuro

Musicverb, plataforma de gestão para a indústria a música ao vivo @Porto de FuturoMarketeerCanal Superior
 
Tuizzi a caminho de Colômbia e Angola@Dinheiro Vivo
 
Vodafone inaugura centro de investigação no UPTEC@jornal iComputerworld
 
Vortal investe 2,2 milhões de euros em novo laboratório de inovação no Porto @Jornal de NegóciosPúblico
 
Xhockware: o choque tecnológico chega ao “super”@Tek.SapoCanal Superior e Vida Económica
 
Wetruck vence iup25k e 5sense é terceira classificada @Porto 24Porto CanalRenascença, RTP
 
Topo

À procura de talentos: Fraunhofer

Fraunhofer

   Descrição da proposta - Software Test Engineer 
   Descrição da proposta - New Business Development Manager
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-