Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Janeiro 2015

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. UPTEC no European Creative Hubs Forum 2015
  2. Novo Gestor do Polo Tecnológico do UPTEC

Empresas UPTEC

  1. EcoBook: o quadro branco em forma de caderno
  2. “Arquitectura à Moda do Porto” nos últimos 20 anos
  3. LIKEarchitects recebe prémio de design na China
  4. NCREP vai reabilitar aldeias históricas no Butão

Eventos de Interesse

  1. PNIC 2015: Candidaturas Abertas
  2. Open Days : Call for Entrepreneurship

Breves, Curtas e outras informações

  1. UPTEC nos media
  2. À procura de talentos
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

UPTEC no European Creative Hubs Forum 2015

 

De 13 a 15 de Janeiro de 2015, o cinema São Jorge, em Lisboa, recebeu o European Creative Hubs Forum (ECHF), o primeiro fórum dedicado a gestores de centros criativos de toda a Europa.

O UPTEC esteve presente na iniciativa, que reuniu cerca de 200 gestores de centros criativos europeus com o intuito de criar momentos de networking, partilha de boas práticas, casos de estudo, novos mercados, novos modelos e novas oportunidades, assim como de conhecimentos sobre fundos de investimento públicos e privados no contexto europeu.

Topo

Novo Gestor do Polo Tecnológico do UPTEC

O Polo Tecnológico do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto tem, desde o início de 2015, um novo responsávelPedro Portela assume funções de gestão do UPTEC TECH e acompanhamento dos projetos empresariais incubados no polo.

Pedro Portela licenciou-se em Engenharia Mecânica na FEUP em 2004 e terminou o Mestrado em Engenharia Mecânica, na mesma faculdade, em 2008. Iniciou a sua carreira como bolseiro de investigação científica no INEGI, onde trabalhou em projetos financiados pela Comissão Europeia e pela Agência Espacial Europeia. Fundou em 2007, e em conjunto com uma PME alemã, uma empresa do sector aerospacial. Foi, até Dezembro de 2013, sócio e gerente da empresa que fabrica componentes mecânicos para satélites da Agência Espacial Europeia.

Topo
-

Empresas UPTEC

-

EcoBook: o quadro branco em forma de caderno

Passa a vida a fazer rascunhos e tirar notas e desperdiça imenso papel? Gostava de poder anotar, apagar e depois voltar a escrever sem que a folha ficasse manchada? O EcoBook é a solução ideal para o seu problema. Trata-se de um caderno que permite escrever, apagar com um simples guardanapo sem manchar, e depois voltar a escrever

Dois jovens de 18 e 20 anos decidiram transformar os quadros brancos que se podem encontrar nas paredes das escolas e escritórios em cadernos. Ecológico pela fácil reutilização de páginas, económico porque evita o gasto em folhas que servem apenas para rascunhos, e prático porque é possível manter a informação durante muito tempo ou apagá-la instantaneamente, o EcoBook pretende revolucionar a forma de estudar e até de trabalhar.

Mais informações aqui

Topo

“Arquitectura à Moda do Porto” nos últimos 20 anos



A série em vídeo “Arquitectura à Moda do Porto” arrancou, em Dezembro de 2013, pelas mãos de Sara Nunes (Building Pictures), Filipa Figueira e Tiago Vieira. Todos arquitetos e apaixonados pela arquitetura de excelência da Invicta decidiram mostrar obras emblemáticas dos últimos 20 anos do Porto e o carácter cosmopolita que a cidade adquiriu.

Neste momento, a série já conta 10 episódios: luz, escadas, varandas, natureza, texturas, portas, janelas, claraboias, pavimentos e estruturas, e pode ser vista todas as quintas no Archdaily (plataforma de arquitetura mais vista em todo o mundo) todas as terças no CT Channel (canal web/televisão português dedicado à arquitetura), em todos os postos de Turismo Porto e Norte de Portugal e no website do projeto.

A seleção das obras presentes na série conta com cerca de 30 edifícios, com a assinatura de premiados arquitetos nacionais e internacionais como Siza Vieira, Souto de Moura, Rem Koollhas, Aires Mateus, e também com uma geração mais jovem de arquitetos: Nuno Grande, Nuno Valentim, Barbosa e Guimarães, entre outros. 

Mais informações aqui

Topo

LIKEarchitects recebe prémio de design na China

 
Já imaginou uma empresa de dispositivos eletrónicos para aplicação médica com o escritório decorado com portões de garagem? A 
LIKEarchitects, empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, desenhou um espaço de trabalho contínuo através de um sistema articulado de portões de garagem, permitindo múltiplas reconfigurações formais.

Com este irreverente projeto, o atelier de arte e arquitetura português foi contemplado com o Prémio Internacional IDEA - Tops 2014, na categoria de Best Design of Office Space, atribuído na China. O projeto foi desenvolvido para a empresa Kinematix, especializada no desenvolvimento de dispositivos eletrónicos inovadores, em particular para aplicação médica, que tem o seu escritório sediado na baixa do Porto.

O projeto do LIKEarchitects foi distinguido entre mais de quatro mil propostas oriundas de 35 países, concorrentes aos conceituados prémios chineses que todos os anos celebram a arquitetura e design de interiores a nível mundial.

Mais informações aqui

Topo

NCREP vai reabilitar aldeias históricas no Butão


O projeto apresentado pela NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, empresa incubada no UPTEC, em conjunto com o Atelier in.vitro venceu o concurso para a reabilitação de aldeias históricas no Butão.

Apoiado pelo Banco Mundial, este projeto tem como objetivo caracterizar arquitetónica e construtivamente os vários edifícios das aldeias, analisar o seu estado de conservação, e avaliar o seu comportamento estrutural, particularmente no caso da ocorrência de um sismo.

A equipa, especializada em reabilitação de construções antigas, já iniciou os trabalhos de inspeção, diagnóstico, levantamento arquitetónico e avaliação estrutural de um conjunto de duas aldeias históricas no Butão, país que faz fronteira com a Índia e com o Tibete.

Mais informações aqui.

Topo
-

Eventos de Interesse

-

PNIC 2015: Candidaturas Abertas

As candidaturas para o Prémio Nacional das Indústrias Criativas abrem no dia 2 de fevereiro e encerram em 15 de março. Os interessados podem submeter uma ideia, individualmente ou em equipa, numa das quatro grandes categorias do concurso: Arquitetura e Artes Visuais, Música e Artes do Espetáculo, Conteúdos e Novos Media e Turismo e Património.
 
O vencedor receberá 25.000€ para investir no seu negócio e o passaporte direto para representar Portugal na Creative Business Cup, que anualmente, em novembro, se realiza em Copenhaga. Ganha, assim, um palco à escala global.
 

Mais informações aqui

Topo

Open Days : Call for Entrepreneurship


A Portugal Ventures, em parceria com os parceiros da rede Ignition Partners Network, lança o OPEN DAYS abertos aos empreendedores que se proponham apresentar candidaturas à Call For Entrepreneurship. Estas sessões visam esclarecer eventuais dúvidas [dos empreendedores] no acesso aos instrumentos de investimento de capital de risco. As sessões de OPEN DAYS realizar-se-ão entre 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2015, em diversos pontos do País. 

Esta é uma oportunidade para todos aqueles que desejam conhecer as modalidades de financiamento e investimento, através dos programas de capital de risco da Portugal Ventures. A 10ª Call for Entrepreneurship estará no centro da agenda.

Inscrições aqui

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

UPTEC nos media

ARP: a editora da ficção aumentada@Exame Informática

Canal 180 : entra no Meo@MeiosePublicidade

Departamento de Arquitectura e FAHR 021.3 : Hodos, ou a arquitectura no caminho das rotas de peregrinação@Público

FAHR 021.3 : Locomotiva faz este sábado a primeira paragem, no exterior da estação de São Bento@Público

Flicks : os sensores que detetam incêndios ainda antes de acontecerem@Exame Informática

LIKEarchitects : Atelier de arquitetura português premiado na China@Marketeer

NCREP : Equipa portuguesa cria projeto de reabilitação para aldeias históricas no Butão@RTP

Nomadmovement é a rede social de viagens criada por portugueses@DinheiroVivo

Places4All : Projeto nasce no Porto para classificar lugares com boas acessibilidades@SIC

Portugueses criam o WeTruck para poupar combustível e reduzir a poluição@P3

Europa quer promover o emprego e o UPTEC é o sucesso português@Observador

UPTEC : Cristas desafia investigadores a afirmarem Portugal como "um país de mar"@ionline

UPTEC : Carlos Moedas elogia boa aplicação de fundos europeus pela U.Porto@TVI

Topo

À procura de talentos

 
   Descrição da proposta - Talented Software Developers
   Descrição da proposta - QA Expert
  
 
   Descrição da proposta - QA Analyst with Coding Capabilities
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-