Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Janeiro 2014

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. Centro de Inovação do UPTEC distinguido internacionalmente
  2. UPTEC PINC nos Roteiros Criativos 2014

Empresas UPTEC

  1. Widetail recebe financiamento do governo chileno
  2. Abyssal, AuditMark, Celfinet e Tuizzi recebem apoio de Austin
  3. Net Peças revoluciona o mercado de peças automóvel

Eventos de Interesse

  1. Future Cities: Living the Future
  2. Call for Entrepreunership: aberta fase de candidaturas
  3. CleanTech Challenge 2014

Breves, Curtas e outras informações

  1. Media: Adclick, Building Pictures, Kinematix, Lapa, LIKEarchitects, Lovers&Lollypops, Net Peças e Porto Paralelo
  2. À procura de talentos: Glazed Solutions, Widetail, WIT Software
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

Centro de Inovação do UPTEC distinguido internacionalmente

A sinalética do Centro de Inovação do UPTEC é tendência!

O projeto, criado pela Claan, foi considerado um dos designs mais inspiradores dos principais criativos do mundo, pela Computer Arts Collection: Graphic Design Annual 2014.

O Claan, estúdio criativo incubado no UPTEC, procurou encontrar um conceito que comunicasse o lado criativo e emocionante da ciência, e transformou corredores enfadonhos e sem brilho num espaço com cor e gráficos evasivos, fazendo uso da ilusão anamórfica. 

Topo

UPTEC PINC nos Roteiros Criativos 2014

O Polo das Indústrias Criativas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC PINC) vai receber os Roteiros Criativos de 2014, no próximo dia 6 de fevereiro. O circuito, integrado por 4 roteiros, pretende dar a conhecer os principais clusters das indústrias criativas da Cidade do Porto. 

O objetivo do Roteiro passa por reconhecer a importância das indústrias criativas para o desenvolvimento económico da Região Norte, do papel que os jovens nacionais e estrangeiros desempenham na promoção do valor produzido e por último, da existência de uma rede de estabelecimentos de ensino que suscita nos jovens o interesse e apetência para serem, eles próprios, investidores e dinamizadores de indústrias criativas.

O circuito, que passará pelo UPTEC PINC; Serralves - Indústrias Criativas – Fundação de Serralves; SpinLogic - UCP; Ninho de Empresas - Fundação da Juventude, é dirigido aos jovens, em específico, aos estudantes (ensino secundário ou superior e de mobilidade). 

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Widetail recebe financiamento do governo chileno

O governo chileno financiou a Widetail, empresa incubada no UPTEC, com o intuito de promover a expansão das operações da empresa para o Brasil e México. A startup portuguesa foi uma das vencedoras do CONTACTChile, programa que pretende financiar até 65% do custo total dos projetos com um teto de 20 mil dólares. 

A Widetail foca-se na área do comércio eletrónico sendo o principal produto da empresa o JumpSeller, uma plataforma de criação de lojas online.

Topo

Abyssal, AuditMark, Celfinet e Tuizzi recebem apoio de Austin

A partir de um conjunto de mais de 30 empresas, o IC² Institute convidou seis empresas para participar do programa BIZ.pt, quatro das quais estão incubadas no UPTEC: Abyssal, AuditMark, Celfinet e Tuizzi

IC² Institute juntamente com o Global Commercialization Group, a Incubadora Tecnológica de Austin e outras irão ajudar as empresas finalistas com desenvolvimento de negócios internacionais, incubação e aceleração. O programa irá permitir a criação de "um novo cenário de negócios [em Portugal] com elevado potencial de exportação, globalmente competitiva e bem posicionada nas cadeias de valor internacionais".

Topo

Net Peças revoluciona o mercado de peças automóvel

Net Peças é uma plataforma web para a venda e distribuição de peças usadas de automóvel. A plataforma agiliza o processo tradicional de vendas de peças usadas de automóvel, de uma forma simples, cómoda, célere e concorrencial.

As oficinas iniciam o processo com a submissão do pedido de uma peça, através do preenchimento de um formulário simples. De seguida, as sucatas colocam as suas propostas e o melhor preço. Com o intuito de estimular os preços concorrenciais, os intervenientes vão recebendo notificações com o melhor preço até esse momento.

A empresa, que já conta com 5 elementos, lançou no passado dia 2 de dezembro de 2013 a versão beta, e desde então o crescimento tem sido notável. No fim do ano, a empresa já tinha 40 fornecedores ativos, 80 oficinas e um crescimento semanal de cerca de 25% novos registos. Durante o mês de dezembro foram submetidos 132 pedidos e elaboradas 104 propostas.

Mais informações aqui

Topo
-

Eventos de Interesse

-

Future Cities: Living the Future

Um ano após a primeira edição, que assinalou o lançamento do Centro de Competências para as Cidades do Futuro da Universidade do Porto, o Future Cities volta a reunir investigadores de renome internacional, decisores, gestores, utilizadores finais, empresários e empreendedores de diversas áreas. A conferência realiza-se no próximo dia 28 de Janeiro, no Mosteiro São Bento da Vitória.

O objetivo da 2014 Future Cities Conference, da qual o UPTEC é parceiro, é promover o debate sobre temas como sustentabilidade, mobilidade, tecnologias de informação e comunicação, qualidade de vida e tendências de negócio em produtos e serviços nas áreas das cidades do futuro. 

O evento conta com a participação de Shane Rooney (GSMA), Flavio Bonomi (Silicon Valley), Rui Moreira (Presidente da CMP), Mário Campolargo (Comissão Europeia), José Marques dos Santos (Reitor da Universidade do Porto) e Emídio Gomes (Presidente da CCDR-N).

Topo

Call for Entrepreunership: aberta fase de candidaturas

Programa de Ignição da Portugal Ventures possibilita o acesso a investimento de capital de risco de projetos inovadores de base científica e tecnológica em fase Seed

Em colaboração com a sua rede de parceiros(Ignition Partners Network), a Portugal Ventures pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano em projetos de iniciativa de empreendedores, orientados a produto, baseados em I&D referenciado internacionalmente, inovadores e únicos, posicionados em cadeias de valor globais, implementáveis com recursos disponíveis, com tecnologia apropriável e um significativo potencial de mercado global.

Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento entre 100 a 750 mil euros, num máximo de 85% do orçamento do projeto.

A fase de submissão dos projetos decorrerá de 27 de Janeiro a 27 de Fevereiro.

 

Topo

CleanTech Challenge 2014

Encontra-se aberta a primeira fase de submissão de ideias de negócio inovadoras para o CleanTech Challenge 2014, organizado pela London Business School e pela University College London.

O CleanTech Challenge é uma competição de negócios global, que junta estudantes de Engenharia, Gestão, Economia, ou de outras áreas, com o intuito de encontrar soluções tecnológicas real-world no sector Clean Tech. As equipas finalistas serão convidadas a participar durante dois dias num Boot Camp, em Londres, onde serão acompanhadas por profissionais da Indústria e competirão por um prémio final de 10 000 Libras.

O registo de submissões para a primeira ronda da competição, em regime individual ou coletivo, assume a forma de um wrap-up de 200 palavras e deverá ser realizado até ao próximo dia 26 de janeiro. A submissão não tem custos.

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Media: Adclick, Building Pictures, Kinematix, Lapa, LIKEarchitects, Lovers&Lollypops, Net Peças e Porto Paralelo

Adclick em destaque na RTP, Público e Porto de Futuro
A Adclick foi distinguida como uma das 50 tecnológicas que mais crescem na Europa, Médio e África e continua a dar que falar. Desta vez, a empresa foi noticiada pela RTPPúblico e Porto de Futuro.
 
Building Pictures no Porto Canal e Jornal de Notícias 
Porto Canal e Jornal de Notícias falaram com a Building Pictures, um projeto de realização de vídeos, que ajudam a comunicar e a promover a Arquitectura. 
 
Kinematix na Exame Informática
A Kinematix desenvolveu o Walkinsense, uma tecnologia que permite desenvolver sapatos à medida de cada pessoa. A tecnologia foi noticiada na Exame Informática.
 
Lapa em destaque na Exame Informática
A Lapa é o primeiro localizador de objetos que utiliza ferramentas socias. A 
Exame Informática mostra-nos como funciona. 
 
LIKEarchitects na ATITUDE interior design magazine
O "sangue novo" que os LIKEarchitects trouxeram para a arquitetura portuguesa mereceu o destaque da ATITUDE interior design magazine
 
Lovers&Lollypops em conversa na RTP
Lovers&Lollypops em entrevista no programa da RTP2, Portugal 3.0
 
Net Peças em destaque no Jornal de Negócios, ionline e Exame Informática. 
A Net Peças simplificou o processo de compra e venda de peças de automóvel usadas. A empresa foi noticiada pelo Jornal de Negócios, ionline e Exame Informática.
 
Porto Paralelo noticiada pelo Jornal de Notícias
O projeto de reabilitação do comércio tradicional da cidade do Porto, desenvolvido pela Porto Paralelo, chamou a atenção dos leitores do Jornal de Notícias.
Topo

À procura de talentos: Glazed Solutions, Widetail, WIT Software

 
    Descrição da proposta - iOS/Android Developer
 
 
    Descrição da proposta - Web Developer Ruby
 
 
    Descrição da proposta - Android Software Programmer 
    Descrição da proposta - Software Engineer - C Programming
    Descrição da proposta - Iphone Programmer
    Descrição da proposta - Java Software Programmer
    Descrição da proposta - Project Manager
    Descrição da proposta - Telecom Solution Architect
    Descrição da proposta - UI DESIGNER of MOBILE APPs
    Descrição da proposta - Web Engineer
 
 
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-