Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Janeiro 2013

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. Missão do UPTEC reconhecida a nível nacional e internacional
  2. Prova de Vinhos de Natal @ UPTEC
  3. UPTEC apoia Startup Exchange Program

Empresas UPTEC

  1. TOP Files: A app que vai mudar a maneira como estudas
  2. BLB, Inovapotek e OceanScan entre as empresas mais promissoras no EUA
  3. Aplicação da Fraunhofer e Pportodosmuseus premiadas

Eventos de Interesse

  1. Future Cities 2013 - Shake UP your city
  2. Startup Pirates @ Porto

Breves, Curtas e outras informações

  1. Auditmark,Claan, E-ACT, Lovers&Lollypops, OSTV, Strongstep, Swark e TOP Research nos media
  2. AMT, InovRetail, B!Interactive, ReefPower e TOP Research estão a contratar
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

Missão do UPTEC reconhecida a nível nacional e internacional

Na última newsletter fizemos referência aos 17 prémios ganhos pelas nossas empresas (já agora, faltavam mais dois..são 19), mas importa também falar sobre aqueles que foram ganhos pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

A Universidade do Porto/UPTEC venceu o “Prémio Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo 2012”, promovido pela COTEC, na categoria ‘Estratégias de Comercialização de Tecnologias’. 

Já a nível internacional, o UPTEC foi selecionado com um dos 5 projetos finalistas do RegioStars, na categoria "Smarth Growth", que pertende realçar a importância da crescente ligação da Universidade do Porto ao tecido empresarial da região, concretizada por intermédio do UPTEC. 

A final dos prémios RegioStars realizará-se a 31 de Janeiro de 2013, em Bruxelas.

Desejem-nos sorte!

Topo

Prova de Vinhos de Natal @ UPTEC

Prova de Vinhos de Natal @ UPTEC

Porque o Natal é quando um homem quiser, o UPTEC comemorou-o a 18 de Dezembro, com uma Prova de Vinhos

Com o intuito de aproximar ainda mais os empreendedores, colaboradores das empresas e parceiros que fazem parte da comunidade de inovação e empreendedorismo do UPTEC, o Parque organizou, no Centro de Inovaçao, uma Festa de Natal. 

Entre petiscos e vinhos, e com música ambiente, os mais de 100 participantes presentes foram trocando impressões, num evento em que o principal foco era o convívio e networking.

Topo

UPTEC apoia Startup Exchange Program

Startup Exchange Program é um programa de intercâmbio para startups. As startups mais inovadoras e criativas são selecionadas para passar entre 4 a 6 semanas num Parque de Ciência e Tecnologia da Europa, e testar os seus produtos/serviços no mercado do país para o qual viajarão.

A entrada num mercado internacional apresenta-se, para as empresas, como uma abertura de um leque variado de oportunidades. Assim sendo, o UPTEC, à semelhança do ano de 2012, junta-se a esta iniciativa e oferece as suas empresas a oportunidade de participarem no intercâmbio empresarial proporcionado pelo Startup Exchange Program em 2013.

Mais informações aqui.

Topo
-

Empresas UPTEC

-

TOP Files: A app que vai mudar a maneira como estudas

TOP Files: A app que vai mudar a maneira como estudas

A TOP Research, empresa incubada no UPTEC, lançou a TOP Files, uma aplicação que permite organizar e gerir ficheiros em dispositivos móveis sincronizados com o computador e “cloud computing”.

A partir de agora alunos, professores e investigadores não precisam de sair de casa com o computador portátil, com a TOP Files passou a ser possível criar qualquer documento, em qualquer lugar. A aplicação permite ler documentos em pdf, word, powerpoint, ou até mesmo arquivos de páginas apple, tomar notas e arquivar as fontes e referências bibliográficas.

A TOP Files está disponível na App Store desde o dia 8 de Janeiro. 

Topo

BLB, Inovapotek e OceanScan entre as empresas mais promissoras no EUA

Peritos da University Technology Enterprise Network (UTEN) escolheram a BLBInovapotek e OceanScan como umas das 16 startups portuguesas mais promissoras nos EUA.
 
Os especialistas analisaram os resultados conseguidos pelas empresas que participaram nas parcerias entre as universidades portuguesas, as universidades americanas (Austin, MIT, Carnegie Mellon) e o Fraunhofer Institute. 
 
Para selecionar estas startups, os especialistas tiveram em conta a formação dos empreendedores, vendas, exportações, e os contextos geográfico, setorial e económico.
 
O facto foi noticiado pela Exame Informática
Topo

Aplicação da Fraunhofer e Pportodosmuseus premiadas

Aplicação da Fraunhofer nomeada para os "óscares" das mobile apps

A aplicação desenvolvida por um investigador da Fraunhofer Portugal é finalista dos World Summit Awards Mobile (WSA), o maior evento mundial das mobile apps, e, por isso, comparado aos óscares. 

O projeto AlzNav, aplicação para Android desenvolvida por Ricardo Moutinho, jovem investigador português, trata-se de um sistema de localização e navegação criado com o intuito de auxiliar população sénior e pessoas em estado inicial de demência. 

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar entre 3 e 5 de Fevereiro de 2013, em Abu Dhabi.

Pportodosmuseus distinguida com o prémio “Melhor Comunicação online"

A APOM - Associação Portuguesa de Museologia atribuiu ao Pportodosmuseus o prémio "Melhor Comunicação Online". Os prémios anuais da APOM foram anunciados no passado dia 14 de Dezembro, e entregues numa cerimónia realizada no Museu da Farmácia, em Lisboa, com a presença de dezenas de profissionais do setor da museologia. 

O Pportodosmuseus é uma plataforma de informação sobre o Património Cultural e as Indústrias Criativas cujo principal objetivo é permitir aos profissionais deste sector e a outros públicos interessados, uma atualização rápida permanente sobre o que de mais importante acontece em Portugal e no estrangeiro. Iniciativas, projetos, eventos, formação, financiamentos e oportunidades de emprego, são algumas das temáticas abordadas, sempre de uma forma objetiva, clara e rigorosa.

Topo
-

Eventos de Interesse

-

Future Cities 2013 - Shake UP your city

No dia 23 de Janeiro, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) abre as portas para receber a investigadores de renome internacional, mas também numerosas empresas e organizações nacionais e internacionais. A razão é muito simples: a realização da conferência "Future Cities 2013 - Shake UP your city", destinada a lançar o novo Centro de Competências para as Cidades do Futuro da Universidade do Porto.

A conferência "Future Cities 2013 - Shake UP your city" terá um espaço para exposição e demos, e ainda um espaço para micro apresentações de start-ups. As inscrições deverão ser feitas online.

Mais informações aqui

Topo

Startup Pirates @ Porto

O Startup Pirates é um programa de aceleração de uma semana para empreendedores em potência. Através da combinação de workshops e mentoring, os participantes desenvolvem as suas ideias e no final apresentam-nas a um painel de jurados.

Ter uma ideia não é condição necessária para participar no Startup Pirates, porque lá encontram-se condições para criar e desenvolver uma ideia. O evento é uma oportunidade para aumentar a rede de contactos e apresentar uma ideia a investidores.

O UPTEC é um dos patrocinadores oficiais do StartupPirates. Os três melhores projetos têm a possibilidae de usufruiur de 6 meses de pré-incubação ou 3 meses de incubação no UPTEC. 

As inscrições devem ser feitas online

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Auditmark,Claan, E-ACT, Lovers&Lollypops, OSTV, Strongstep, Swark e TOP Research nos media

AuditMark em noticiada na Hakin9
jscrambler criado pela AuditMark foi noticiado pela revista internacional Hakin9.
 
Claan em destaque no P3
A Claan, criadora da aplicação iPad da ArchDaily, esteve em destaque no P3.
 
E-Act noticiada pelo SOL e pela Porto24
A E-Act é uma empresa focada em serviços no âmbito da Promoção da Saúde Laboral. A temática mereceu destaque no SOL e na Porto24.
 
Lovers&Lollypops no Público
A Lovers&Lollypops, editora e promotora de discos de bandas portuguesas e internacionais, noticiada pelo Público.
 
OSTV noticiada pela Meios&Publicididade
Meios&Publicidade noticia a apresentação do Canal180, da OSTV, no Brasil. 
 
Strongstep na Revista Alumi da U.Porto
Pedro Castro Henriques, CEO da Strongstep, falou sobre a sua história de internacionalização antes de criar uma empresa em Portugal. (Página 23)
 
Swark em destaque no Jornal de Notícias
Swark, empresa de reabilitação urbana, no Jornal de Notícias.
 
TOP Research no Jornal de Negócios
O Jornal de Negócios elaborou uma reportagem sobre "tecnologias que se transformaram em negócios". A tecnologia criada pela TOP Research foi uma das escolhidas. 
Topo

AMT, InovRetail, B!Interactive, ReefPower e TOP Research estão a contratar

As empresas associadas ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) procuram, constantemente, novos talentos para integrarem as suas equipas. Assim sendo, apresentamos, neste tópico, várias propostas de emprego das nossas empresas.

 
   Descrição da proposta - Consultor júnior em SAP Financial (SAP-FI)
 
 
    Descrição da proposta - Designer 
 
 
    Descrição da Proposta - Recém-Licenciado em áreas tecnológicas (SI/TI) 
 
 
 
 
   Descrição da proposta - Engenheiro Informático
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-