Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Fevereiro 2015

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. Tecnologias de apoio a seniores apresentadas no UPTEC

Empresas UPTEC

  1. Portugal Ventures e 2BPartner investem na TOP Docs
  2. depA cria futuro espaço da Feira das Tradições de Pinhel
  3. Lupa: design, ilustração e mestria da produção nacional

Eventos de Interesse

  1. Startup BIT Awards
  2. Amorim Cork Ventures
  3. Cursos Relâmpago - BagaBaga Studios

Breves, Curtas e outras informações

  1. Nos Media
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

Tecnologias de apoio a seniores apresentadas no UPTEC

Sapatos com sistema de aquecimento que permitem a localização através de GPS ou uma balança que mede os sinais vitais e envia dados para o tablet do médico são tecnologias para apoiar a população sénior, apresentadas no passado dia 23 de Fevereiro, no UPTEC

O projeto AAL4ALL- Ambient Assisted Living para todos colocou 400 pessoas em Portugal, idosos e seus cuidadores, a testar tecnologias e serviços criados propositadamente para apoiar a população sénior ao nível de cuidados de saúde e bem-estar.

Uma plataforma de monitorização da saúde que através de uma balança de peso com sensores permite saber dados biométricos (glicemia, colesterol, tensão arterial, temperatura corporal) e dados domóticos (humidade, dióxido de carbono e temperatura da casa) é apenas uma das dezenas de tecnologias do projeto do Health Cluster Portugal.

Fonte: Lusa

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Portugal Ventures e 2BPartner investem na TOP Docs

A Top Docs é a nova startup portuguesa selecionada para investimento pela Portugal Ventures, em coinvestimento com a 2bpartner, como resultado da candidatura à “Call For Entrepreneurship”. A TOP DOCSstartup incubada no UPTEC, é uma ferramenta de colaboração para documentos profissionais e complexos, que permite aos utilizadores de plataformas diferentes como Dropbox ou GoogleDrive colaborem em documentos Microsoft Office™, Open Office™ ou Google Docs™. Está disponível para a web e dispositivos móveis. 

“Atualmente as maiores plataformas de colaboração e produtividade para documentos e armazenamento na nuvem estão a criar ecossistemas fechados e que não comunicam entre si. Para nós, isso não faz sentido, pois vivemos num mundo dinâmico e ligado, sempre online. Os utilizadores têm os seus documentos espalhados por diferentes plataformas e usam diferentes formatos. Desta forma, em vez de criarmos mais um ecossistema fechado, estamos a ligar os existentes, simplificando a vida dos utilizadores”, refere Nelson Pereira, cofundador da TOP Docs.

Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento de até 750 mil euros, num máximo de 85% das necessidades totais de fundos do mesmo.

Mais informações aqui. 

Topo

depA cria futuro espaço da Feira das Tradições de Pinhel

O atelier de arquitetura depA desenhou o Novo Centro de Apoio ao Sector Económico em Pinhel, o futuro espaço da Feira das Tradições, um evento anual de promoção da região que recebe 40 mil pessoas em 3 dias. O projeto foi apresentado publicamente no passado dia 14 de Fevereiro, na Feira das Tradições, evento que contou com a presença do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

O Novo Centro de Apoio ao Sector Económico em Pinhel, desenhado pelo atelier de arquitetura incubado no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, pretende favorecer as dinâmicas económicas locais, através da realização de eventos de promoção, de formação e de troca de experiências entre industriais e produtores do concelho.

O corpo do edifício reflete também a dualidade entre tradição e modernidade presente no principal evento que acolherá. Pretende dialogar com as técnicas e os materiais construtivos da região utilizando soluções construtivas realistas, mas também procura afirmar-se como um edifício moderno e icónico capaz de satisfazer os altos padrões contemporâneos.

 

Topo

Lupa: design, ilustração e mestria da produção nacional

Alia design, ilustração e manufatura portuguesa de alta qualidade. Chama-se Lupa e é a nova marca portuense de acessórios para a casa. O lançamento oficial terá lugar no próximo dia 7 de março de 2015, pelas 16h, na loja Piurra Furnituring, na Rua do Rosário, 147 – Porto.

Do Porto para o Mundo, a marca pretende dar a conhecer a mestria da produção nacional. Maria Helena, designer e criadora da marca, refere que todas as peças são “cuidadosamente produzidos à mão, com atenção a cada detalhe. A proximidade, é aliás, o mote da marca, que reflete todo o processo e a escolha das matérias-primas. Tudo é criado “à lupa”.

A primeira coleção da empresa, incubada no UPTEC, é composta por almofadas em lã 100% Merino, tricotadas e bordadas à mão, almofadas de sentar serigrafadas em 100% algodão e Ilustrações em séries limitadas. Conhecida como uma das melhores lãs do mundo, a lã 100% Merino foi desenvolvida especialmente para a marca, dando privilégio às suas qualidades naturais: extremamente suave, delicada mas resistente, respirável e muito confortável. As almofadas de sentar são serigrafadas em séries limitadas e produzidas com todo o cuidado a atenção.

Topo
-

Eventos de Interesse

-

Startup BIT Awards

 

Está a desenvolver um projeto de negócio inovador na área de turismo? Se for o caso, o Startup Bit oferece-lhe uma oportunidade para lançar o seu projeto em Maiorca, um dos mais concorridos destinos turísticos em todo o mundo, com mais de 15 milhões de visitantes em 2014.

Bit Startup é um programa criado para atrair projetos empresariais inovadores em fase inicial de desenvolvimento, mas com elevado potencial de crescimento.

Os 10 finalistas do programa terão a oportunidade de viajar até Maiorca (despesas de viagem pagas pela organização) e apresentar o seu projeto individualmente a um painel de CEOs e empresários que irão compor um júri de prestígio. O vencedor do programa receberá um prémio no valor de 30.000€ e o acesso gratuito às infraestruturas e serviços de incubação no Parc Bit’s. Ao segundo lugar, para além do acesso ao Parc Bit’s, será atribuído um prémio no valor de 24.000€.

As candidaturas decorrem até ao dia 8 de Março. Mais informações aqui

Topo

Amorim Cork Ventures

             

Amorim Cork Ventures está a lançar um concurso destinado a empreendedores com ideias, aplicações ou propostas de negócio inovadoras para o setor da cortiça. A convocatória, que se prolonga até dia 23 de Março, prevê um programa de capacitação para empreendedores, que será feito em parceria com a Gestluz, nas instalações da Amorim Cork Ventures, em Mozelos.

Após a fase de triagem, os empreendedores que se candidatem a este acelerador beneficiarão de um processo de fomento de competências e os selecionados integrarão a incubadora da Corticeira Amorim. O último passo do processo materializa-se com o investimento da Amorim Cork Ventures e o apoio ao lançamento do mesmo no mercado ou com o reforço estratégico das startups.

Os interessados em participar nesta fase de seleção poderão submeter a sua candidatura até 23 de Março, através do link
www.amorim.com/corkventures.

Topo

Cursos Relâmpago - BagaBaga Studios

Gostas de aprender mas estás farto de teoria? A pensar em ti, os Bagabaga Studios, empresa incubada no UPTEC,  criaram uma série de Cursos Relâmpago que te vão pôr a produzir algo realmente diferente. Gerir um blogue em WordPress e criar a tua página web, fazer um diário gráfico e produzir uma estória multimédia, ou captar e editar vídeo de diferentes dispositivos, serão algumas das competências que poderás adquirir.

Cada curso terá a duração de um dia e baseia-se num desenho de formação rigoroso onde privilegiamos uma cultura de entusiasmo e descoberta. O objetivo é que, no final, tenhas mais um trabalho para mostrar, uma criação pessoal que marque a diferença no teu portefólio.

Estarás sempre acompanhado por profissionais com provas dadas em cada uma das áreas. Vão inspirar-te, responder às tuas dúvidas e incentivar-te a arriscar naquela ideia que há muito tens na cabeça, mas nunca tiveste coragem de colocar em prática.

Mais informações aqui.
Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Nos Media

BuildingPictures: "Arquitectura à Moda do Porto": Take 1: a luz @Jornal de Notícias
 

BUSeBUS: Precisa de alugar um autocarro @SmartCities

Douro SkinCare: O poder do Douro @Expresso

EcoBookProvavelmente, o último caderno que vai comprar na vida @ Dinheiro Vivo
 
Expertus: O ovo ao serviço da cura para o cancro @VidaEconómica
 
Franhofer: O sr. Baptista é saudável e corre poucos riscos de queda, diz-lhe o telefone @Público
 
HPS: O alfaiate do Espaço @Exame Informática
 

LIKEarchitects: The Culture - Dive In @TIME

MusicVerb: Rui Santos Couto | Entrevista @RuadeBaixo

 
TJF Ecoenergy Solutions: Mindful Platform - Plataforma de Monitorização de Consumos Energéticos @Materiais de Construção
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-