Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Dezembro 2012

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. Parceria entre UPTEC e Porto Business School apoia o crescimento das startups
  2. Comitiva do PS visita o UPTEC

Empresas UPTEC

  1. Streambolico vence Concurso Nacional de Inovação do BES
  2. Veniam é finalista do Building Global Innovators
  3. Uniplaces e 3Decide distinguidas no PNIC 2012
  4. Playnify : a rede social para o desporto amador

Eventos de Interesse

  1. TECNET Business Camp
  2. Empreendedorismo e Transferência de Tecnologias: Construindo o Futuro de Portugal

Breves, Curtas e outras informações

  1. 3Decide, Abyssal, Grabmark, NCREP, Playnify, Streambolico e Tuizzi nos media
  2. B! Interactive, LabOrders e WIT-Software estão a contratar
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

Parceria entre UPTEC e Porto Business School apoia o crescimento das startups

Parceria entre UPTEC e Porto Business School apoia o crescimento das startups

Gerir uma empresa não é tarefa fácil, mas quando a empresa está em fase embrionária e é constituída por elementos não especializados na área de gestão a tarefa complica-se ainda mais. Com o intuito de colmatar esta dificuldade, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) desenvolve, com o apoio de equipa de mentores/professores da Porto Business School (PBS), sessões de mentoring direcionadas para os sócios/promotores/fundadores dos projetos incubados.

As sessões do programa UPTEC Coaching for Entrepreneurs by PBS servem, portanto, para que os empreendedores obtenham conhecimentos e ferramentas de gestão que lhes serão essenciais no processo de aceleração, crescimento e sedimentação dos projetos incubados no UPTEC.

As sessões vão desde o marketing estratégico, passando pelo planeamento e gestão financeira e até aos modelos de negócio, entre muitas outras. 

Topo

Comitiva do PS visita o UPTEC

Uma comitiva do Partido Socialista, liderada pelo secretário-geral, António José Seguro visitou, no passado dia 9 de Novembro, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. 

A visita estendeu-se a vários pontos do UPTEC, nomeadamente ao recentemente inaugurado Centro de Inovação e ao Edifício Central, cuja segunda fase se encontra em construção. António Seguro conheceu, também, o projeto de algumas das empresas incubadas no UPTEC. 

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Streambolico vence Concurso Nacional de Inovação do BES

Streambolico vence Concurso Nacional de Inovação do BES

Streambolico, empresa incubada no UPTEC, venceu Concurso Nacional de Inovação BES. A startup desenvolve e comercializa tecnologias de comunicação avançadas, que permitem maximizar a qualidade de experiência do cliente quando pretende aceder a dados e conteúdos em tempo real através de redes sem fios.

Com este prémio, o projeto vai receber 60 mil euros: 25 mil em dinheiro, 10 mil para o registo da patente e 25 mil para o plano de negócios. Por ser a grande vencedora do concurso, a startup arrecada, ainda, um prémio pecuniário complementar de 25 mil euros. Mais informações aqui

Foto: Victor Machado

Topo

Veniam é finalista do Building Global Innovators

Internet nos carros é uma realidade cada vez mais próxima. A Veniam Works, uma spin-off da Universidade do Porto, da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações, está a desenvolver uma tecnologia que possibilita a conectividade à internet a partir de um carro ou frota. Através das plataformas de rede da empresa é possível aceder a dados, em tempo real, e com um baixo preço.

A infraestrutura para a conectividade e integração de baixo custo para veículos valeu à Veniam a seleção para os finalistas do Building Global Innovators, o concurso internacional de empreendedorismo e inovação, promovido pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Deshpande Center for Innovation e o The Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship. 

Mais informações aqui

Topo

Uniplaces e 3Decide distinguidas no PNIC 2012

Prémio Nacional das Indústrias Criativas 2012 foi entregue à Uniplaces, empresa nascida no UPTEC. O projeto trata-se de uma plataforma web oficial para alojamento universitário, que pretende modificar a forma como os estudantes e os proprietários interagem, consolidando o mercado e oferecendo uma solução de qualidade para um nicho de mercado.

A empresa recebe, assim, um prémio no valor de 25 mil euros e consultoria para o desenvolvimento da sua marca. Para além disso, o PNIC concedeu à Uniplaces a possibilidade de representar Portugal no Creative Business Cup, na Dinamarca. A empresa acabou por conquistar o Prémio da Audiência, atribuído pelos presentes nesta competição.

O projeto Safety 3D, jogo educativo para crianças, foi distinguido com uma menção honrosa. Destinado a crianças dos 6 aos 12 anos, o jogo da 3Decide, empresa incubada no UPTEC,  tem por base ambientes virtuais em 3D de grande realismo que replicam espaços familiares aos utilizadores.

A constante premiação de empresas associadas ao UPTEC no PNIC reforça a importância do Parque na área das Indústrias Criativas. Na primeira edição, em 2009, a Ideia.M recebeu uma menção honrosa. Já em 2010, a OSTV trouxe o primeiro prémio,em 2009 foi a vez da Bastidor Público ser distinguida com uma menção honrosa. 

Topo

Playnify : a rede social para o desporto amador

Playnify : a rede social para o desporto amador

A partir de agora arranjar companhia e local para um jogo de ténis ou outros desportos será muito mais fácil. Através da rede social “Playnify” é possível encontrar parceiros, recintos desportivos, horários disponíveis e perfis de possíveis adversários, assim como, guardar todos os resultados e estatísticas.

A Playnify faz com que desportistas amadores de desportos coletivos acedam a ferramentas que facilitam a organização e agendamento de jogos, a partir de qualquer parte do mundo.

A ideia nasceu em 2010, e até então Joaquim Valente, CEO da Playnify, tem vindo a desenvolver o projeto, sendo que atualmente conta com a parceria das empresas Glitz Design e Ubiwhere.

A Playnify, empresa incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), pretende tornar-se a principal plataforma de referência para os desportistas amadores de desportos coletivos em todo o mundo.

Topo
-

Eventos de Interesse

-

TECNET Business Camp

No próximo dia 7 e 8 de Dezembro realiza-se o TECNET Business Camp, um evento organizado pela Sanjotec, Portuspark e TecParques e que terá lugar em São João da Madeira.

Um evento, apoiado pelo UPTEC, e dedicado à tecnologia, aos negócios de sucesso e às oportunidades que projectam o futuro, o TECNET reunirá empresários, empreendedores, financiadores, investidores e instituições de apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento económico no mesmo espaço.

Mais informações aqui

Topo

Empreendedorismo e Transferência de Tecnologias: Construindo o Futuro de Portugal

Quais serão as linhas de orientação futura para apoiar a criação de empresas inovadoras e a conversão dos resultados de investigação em novos produtos e serviços? Esta questão dá o mote à Conferência UTEN 2012, que se realiza no Lispolis (Lisboa), no próximo dia 17 de dezembro de 2012.

Investigadores e estudantes, empreendedores e investidores, agentes da indústria e decisores estratégicos estão convidados a debater o futuro de Portugal nestas duas áreas. O programa da conferência centra-se em quatro grandes temas: o percurso de um empreendedor, a internacionalização para o mercado americano, a criação de uma economia “empreendedora” e as redes de Transferência de Tecnologia.

Mais informações aqui

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

3Decide, Abyssal, Grabmark, NCREP, Playnify, Streambolico e Tuizzi nos media

Jogo da 3Decide noticiado nos media
O jogo infantil da 3Decide, SafeCity, em destaque na BGamer, GameOver,  PC Guia e na Sapo
 
Abyssal no Programa Com Ciência da RTP
A Abyssal apresenta o projeto no Programa da RTP : Com Ciência.
 
Jornal de Negócios noticia a tecnologia da Grabmark
Grabmark, uma tecnologia transformada em negócio, em destaque no Jornal de Negócios.
 
NCREP no Diário Económico
A opinião de Tiago Ilharco da NCREP no suplemento de reabilitação urbana do Diário Económico.
 
Meios de Comunicação Social noticiam rede social Playnify 
Playnify, uma rede social que facilita a prática desportiva, foi noticiada pelo Expresso, Visão, Sapo e Porto24
 
Streambolico noticiada pelos media
A Streambolico, startup vencedora do prémio Inovação BES, em destaque no Jornal de Negócios, Ciência Hoje, P3, Oje.
 
Tuizzi no Programa The Next Big Idea 
O programda da Sic Notícias, The Next Big Ideia, destacou o projeto da Tuizzi
Topo

B! Interactive, LabOrders e WIT-Software estão a contratar

As empresas associadas ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) procuram, constantemente, novos talentos para integrarem as suas equipas. Assim sendo, apresentamos, neste tópico, várias propostas de emprego das nossas empresas.
 
 

    Descrição da proposta - Engenheiro de Software 

 
    Descrição da proposta - Senior Software Developer
    Descrição da proposta - Junior Software Developer
 
 
    Descrição da proposta - iOS (iPhone/iPad) Software Programmer
    Descrição da proposta - System Software Engineer
    Descrição da proposta - R&D OFFICER
    Descrição da proposta - Software QA Engineer
    Descrição da proposta - Android Software Programmer
    Descrição da proposta - Mobile Web Developer
 
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-