Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Agosto 2012

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. UPTEC entre os 5 melhores projectos Europeus
  2. Fórum do Centro de Excelência em Desmaterialização de Transações realizado na U.Porto
  3. UPTEC organiza sessão informativa sobre as oportunidades de apoio do IEFP

Empresas UPTEC

  1. Ap4 entre a elite mundial das aplicações móveis
  2. Glazed Solutions cria aplicação social
  3. U-blox usa tecnologia da SiliconGate
  4. Strongstep presente no CMMI Portugal

Eventos de Interesse

  1. Business & Innovation Network @ Porto 2012
  2. Workshop Primeiros Socorros Pediátricos

Breves, Curtas e outras informações

  1. Apond, RentingPoint, Scootzz e UniPlaces noticiadas pela imprensa
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

UPTEC entre os 5 melhores projectos Europeus

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto foi selecionado como um dos 5 finalistas dos prémios RegioStars 2013, na categoria "Smarth Growth".O objetivo dos prémios RegioStars é identificar boas práticas de desenvolvimento urbano e regional, destacando projetos originais e inovadores.

Dos 80 candidatos foram selecionados 25, divididos em cinco categorias. A candidatura do UPTEC, inserida na categoria "Smarth Growth”, destaca a ligação da Universidade do Porto ao tecido empresarial em consonância com o crescimento numa lógica multipolar de acordo com a identidade da própria economia regional. 

O UPTEC estará presente no dia 9 de Outubro, em Bruxelas, para apresentar o projeto ao juri que escolherá o vencedor de cada categoria.

Topo

Fórum do Centro de Excelência em Desmaterialização de Transações realizado na U.Porto

Decorreu, no dia 10 de Julho, na Biblioteca da Reitoria da Universidade do Porto,o Fórum do Centro de Excelência em Desmaterialização de Transações na U.Porto.

O evento, organizado pelo CEDT e pela U.Porto, contou com a presença da EDP Inovação, SIBS, Vortal, INCM e QuiiQ, assim como, de investigadores da U.P e Institutos Associados: LIACC, INESC TEC, CRACS, ARC+D, CETAC.MEDIA, CINTESIS.

Last2ticketLabOrdersGisGeoInovRetail Foodintech, empresas incubadas no UPTEC, apresentaram os seus produtos/serviços à plateia. 

A sessão tinha como objetivo dar a conhecer aos investigadores da U.Porto e de institutos associados os desafios de I&D e tecnológicos do CEDT, apresentar as competências de I&D da U.Porto e institutos associados relacionadas com as atividades do CEDT bem como permitir o contato e discussão entre os investigadores e os responsáveis do CEDT e das empresas associadas que estarão presentes no evento.

Topo

UPTEC organiza sessão informativa sobre as oportunidades de apoio do IEFP

O UPTEC organizou, ontem, dia 11 de Julho, uma sessão Informativa sobre todas as oportunidades de apoio ao recrutamento/emprego que o IEFP disponibiliza as empresas.

Esta sessão informativa, guiada por dois elementos do IEFP (Porto), dividiu-se em duas partes. Na primeira parte da sessão foi apresentada a medida "Estágios Profissionais" e "Estímulo 2012". Já a segunda parte foi dedicada à parte de gestão e implementação de projetos de Estágios Profissionais.

O evento teve como objetivo esclarecer CEOs, CFOs ou contabilistas que prestem apoio técnico nas temáticas relacionadas com as oportunidades de apoio ao recrutamento/emprego disponibilizadas pelo IEFP.

 

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Ap4 entre a elite mundial das aplicações móveis

Ap4ProjectManagers foi a única aplicação portuguesa selecionada para integrar com a plataforma internacional Box.com. O software, desenvolvido pela Apond, foi escolhido de entre um universo de mais de 600.000 aplicações Android mundiais. A aplicação de gestão colaborativa de projetos, direcionada para o setor da arquitetura, engenharia e construção, permite guardar, gerir, partilhar e aceder a informação de projetos em qualquer lugar e a qualquer momento.

O conceito inovador desta aplicação, a facilidade de utilização, a rapidez de implementação e a capacidade para guardar e partilhar todo o tipo de ficheiros e formatos adequou-se às necessidades da Box. Numa altura complexa para todo o sector, a integração entre o Ap4 e a Box vem ajudar, de forma decisiva,  as empresas de arquitetura, engenharia e construção “go mobile” na gestão documental e do progresso do projeto, assim como, no controlo dos prazos de entrega dos mesmos.

A Box, plataforma de partilha de arquivos, é acedida por 11 milhões de utilizadores ativos e mais de 120.000 empresas, incluindo 82% das maiores empresas dos EUA (Fortune500).

Mais informações aqui.

Topo

Glazed Solutions cria aplicação social

Glazed Solutions cria aplicação social

EatMyDirt! é uma aplicaçãoiOS  (versão android em desenvolvimento) que permite os utilizadores competirem com outros usuários com o objetivo de ver quem percorre mais rapidamente uma pista em ambiente urbano. O conceito é simples, o utilizador cria ou escolhe um percurso marcado numa tela do Google Maps e o objetivo é passar por todos os pontos no menor tempo possível.

O projeto surgiu de um parceria internacional entre a equipa da Glazed Solutions, sediada no Porto, e Ricardo Veloso, um developer a viver nos EUA. Inicialmente, o propósito era criar uma aplicação para corridas de carros mas rapidamente a ideia foi projetada para todo o tipo de transporte. “Transformar a vida real num jogo entusiasmou a equipa. Queremos saber se há público para esta ideia, se as pessoas gostam tanto dela como nós, se usam isto regularmente” afirma Pedro Campos, CEO da Glazed Solutions.

Numa altura em que as aplicações SoLoMo - ou Social Local Móvel - são apontadas como a nova tendência, a Glazed Solutions apostou na criação de uma aplicação em que cada utilizador tem a possibilidade de criar a sua própria pista, partilhá-la, assim como percorrer a pista de outros utilizadores e bater os seus recordes.

Mais informações aqui

Topo

U-blox usa tecnologia da SiliconGate

A U-blox, líder mundial de semicondutores de posicionamento embutido e soluções de comunicação sem fio para o consumidor, indústria e mercado automóvel, usou tecnologia da SiliconGate no seu produto mais recente (chip GPS UBX-G7020). 

Habitualmente os produtos que usam os chips da U-blox são portáteis,
por isso, alimentados por fontes de energia facilmente esgotáveis, como por exemplo baterias. Dessa forma, a expertise da SiliconGate na gestão de potência, ou seja, na gestão dos gastos energéticos dos produtos, revelou-se como uma grande mais-valia.

Topo

Strongstep presente no CMMI Portugal

A Strongstep esteve presente na CMMI Portugal Conference Series, uma conferência realizada no âmbito dos objectivos da SPIN Portugal. O evento inclui reuniões científicas informais, sob a forma de conferências, para partilha de conhecimento sobre melhoria de processos e CMMI.

Este ano o contributo da empresa foi uma apresentação denominada por CMMI ML5 in a Portuguese Multimodel company. A realização da mesma ficou a cabo de Pedro Castro Henriques da Strongstep e Silvia Rodrigues da Ambisig. 

Topo
-

Eventos de Interesse

-

Business & Innovation Network @ Porto 2012

De 24 a 26 de Outubro de 2012 decorrerá, no Campus da FEUP e no UPTEC, o evento Business & Innovation Network @ Porto 2012 (BIN@PORTO 2012).

Sendo promovido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o apoio do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), este evento transversal e internacional representa um alargado número de oportunidades para as empresas do UPTEC promoverem os seus produtos e serviços, bem como, para encontrarem parceiros comerciais e de desenvolvimento.

Technologies Showroom, Action Tank Temáticos, Actividades de Networking e outros eventos, preenchem a agenda deste evento que já conta com inscritos de países como Brasil (host do evento BIN@Brazil 2013), Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, Eslovénia, Uruguai, Japão, etc.

Inscrições (obrigatórias) deverão ser feitas online.

Topo

Workshop Primeiros Socorros Pediátricos

A Energia Fundamental está a organizar o workshop "Primeiros Socorros Pediátricos", a realizar no dia 6 de setembro, no UPTEC, pelas 18h. Este workshop faz parte do projeto Pessoas Que Sabem Mais - vertente Pais Que Sabem Mais.

A inscrição tem o custo de 20€ por pessoa e 35€ por casal. Especialmente para as Empresas e colaboradores ligados ao UPTEC, a Energia Fundamental oferece um desconto de 25%.

As inscrições poderão ser feitas através do site até ao dia 31 de agosto.

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Apond, RentingPoint, Scootzz e UniPlaces noticiadas pela imprensa

Ap4ProjectManagers noticiada por vários órgãos de comunicação social
A Ap4ProjectManagers, aplicação desenvolvida pela Apond, foi integrada na plataforma internacional Box.com. Este feito foi noticiado pela PC Guia, BIT e Construir
 
RentingPoint noticiada pela Vida Económica
A promoção do aluguer como fator de sustentabilidade, realizada pela RentingPoint, é motivo de destaque pela Vida Económica.
 
Scootzz noticiada por vários órgãos de comunicação social
Scooter inovadora da Scootzz noticiada pelo Boas Notícias, MenosumCarro e Naturlink.
 
Investimento na UniPlaces noticiada por vários órgãos de comunicação social
Empresários europeus de renome investem na UniPlaces. Agência Lusa, EU-Startups, Impala, Diário Digital, Expresso, Jornal de Notícias e Visão noticiaram o investimento.

 

Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-