Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Abril 2015

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. Já arrancou a 5ª edição da Escola de Startups
  2. Startups do UPTEC apoiadas por alunos do MBA Magellan
  3. UPTEC marca presença no SXSWedu, em Austin

Empresas UPTEC

  1. Eco³, a micro casa que vai mudar o turismo de natureza
  2. Explicas-me quer criar maior base de dados nacional de explicadores
  3. DVINE: Cosméticos que levam o Douro às peles femininas

Eventos de Interesse

  1. Abertas candidaturas para o Building Global Innovators
  2. Fraunhofer Portugal Challenge procura génios da ciência

Breves, Curtas e outras informações

  1. Startup nos media
  2. À procura de talentos
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

Já arrancou a 5ª edição da Escola de Startups

Skates de 3 rodas em cortiça reciclada, equipamentos para produção agrícola em ambiente urbano e soluções tecnológicas que permitem aproveitar a energia do corpo humano para alimentar smartphonestablets e health monitors. Estes são apenas 3 dos 15 projetos selecionados para a Escola de Startups do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, um programa que vai apoiar empreendedores na validação dos projetos de negócio no mercado.

A Escola de Startups acolheu projetos de vídeo-difusão; estratégias transmedia storytelling para a promoção de artistas; aplicações para surf e agricultura; jogos sociais; reconstituição digital em património; engenharia e design para direito urbanístico; lençóis biodegradáveis.

Conta, ainda, com ideias de negócio nas áreas de moda e produção têxtil, energia solar, recomércio eletrónico, produção de alimentos na cidade, uso de energia corporal para alimentar smartphones, soluções para facilitar o processo de recrutamento; e skates de 3 rodas em cortiça reciclada.

A 5ª edição da Escola de Startups (anterior Programa de Aceleração de Startups), que contou com o apoio da Vodafone Portugal, escolheu 15 projetos empresariais, dos quais três vão integrar o Vodafone Power Lab, um programa da Vodafone que apoia a incubação de projetos tecnológicos ligados às telecomunicações.

Topo

Startups do UPTEC apoiadas por alunos do MBA Magellan

Após cinco anos de colaboração, o UPTEC e a Porto Business School arrancam com uma nova parceria: seis projetos empresariais estão a receber apoio de seis grupos de alunos do MBA Magellan. Coordenadas pela Profª Helena Szrek e pelo Prof. Li Wei Chao, as equipas internacionais vão apoiar as startups no desenvolvimento do seu negócio, em áreas como marketing, finanças e contabilidade, desenvolvimento organizacional e negócios internacionais.

A primeira reunião de apresentação dos projetos e speed-dating com os alunos realizou-se no passado dia 17 de Abril, no UPTEC, e os resultados serão apresentados no próximo dia 12 de Junho, na Porto Business School.

Topo

UPTEC marca presença no SXSWedu, em Austin

No passado dia 12 de Março, Fátima São Simão esteve a representar o UPTEC na conferência SXSWedu, em Austin, uma conferência que promove a inovação na educação, através do acolhimento de uma comunidade diversificada de participantes com diferentes percursos educacionais, ligados a instituições de ensino.

A responsável pelo nosso Pólo das Indústrias Criativas (UPTEC PINC) juntou-se a Heitor Alvelos, Professor da U.Porto, e Marco Bravo, Diretor de Projetos do Instituto IC² da Universidade do Texas em Austin, no painel sobre empreendedorismo e educação, intitulado "Research, Startups, Citizens: All Together Now" (?Investigação, Startups, Cidadania: Agora todos juntos?).

Descubra mais sobre a presença do UPTEC no SXSWedu aqui.  

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Eco³, a micro casa que vai mudar o turismo de natureza

O jovem arquiteto António Fernandes desenhou um módulo habitacional em forma de cubo, revestido a cortiça, de simples e rápida execução. Criou, assim, o Ecocubo (Eco³), um projeto de arquitetura e design que pretende colmatar deficiências no alojamento do turismo de Natureza.  

O Ecocubo, projeto que venceu a menção honrosa na área das indústrias criativas, no Startup Pitch Day do UPTEC , é módulo habitacional de baixo custo, amovível, funcionalmente flexível e sustentável, com uma área útil entre os 7 e 14m². Construído com elementos pré-fabricados de simples e rápida execução permite também "exprimir os valores da Portugalidade, da inovação tecnológica e sustentabilidade", frisa o arquiteto.

Com uma imagem personalizada, o módulo permite organizar e acomodar diferentes tipos de usos, ao mesmo tempo que encurta o habitual processo burocrático associado à construção de uma habitação. Podendo funcionar de forma autónoma, o Ecocubo aproveita de forma eficaz os recursos naturais existentes, onde a tranquilidade em comunhão com a natureza, se alia à qualidade e ao conforto.

Saiba mais sobre o Ecocubo aqui

Topo

Explicas-me quer criar maior base de dados nacional de explicadores

Contando já com mais de mil e setecentos explicadores e centros de explicações registados a nível nacional, o Explicas-me é um serviço inovador e completamente gratuito para os alunos que procuram apoio pedagógico, sejam do 1º, 2º, 3º Ciclos ou até Secundário e Ensino Superior.

Matemática, português, inglês, física e química, biologia e geologia, geometria descritiva, análise matemática, economia, contabilidade e estatística são apenas algumas das áreas e disciplinas atualmente mais procuradas no Explicas-me, projeto incubado no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

No final do primeiro período de aulas, foram milhares os alunos e encarregados de educação que pesquisaram e contactaram com explicadores ou centros de explicação, contribuindo para o sucesso da primeira fase de lançamento do Explicas-me, que é criar a maior base de dados consultável de ofertas de apoio pedagógico a nível nacional.

Saiba mais sobre o Explicas-me aqui

Topo

DVINE: Cosméticos que levam o Douro às peles femininas

“Um poema geológico. A beleza absoluta”. Foi, assim, que Miguel Torga caracterizou a região do Douro, num dos muitos versos que lhe dedicou. E tal como o escritor português, também a Douro SkinCare, empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, encontrou no Douro a inspiração para inovar na área da Cosmética Biológica Seletiva, através da criação, desenvolvimento e produção de linhas de produtos que se baseiam em matérias-primas emblemáticas da Região Demarcada do Douro.

A primeira marca da empresa, a DVINE, diferencia-se pela particularidade inovadora de todas as fórmulas serem infundidas com uma fragrância exclusiva de vinho do Porto biológico. Lançada em 2014, a DVINE é constituída por quatro produtos: um leite de limpeza, um creme de dia, um creme de noite e um sérum.

A Douro SkinCare, que venceu o Prémio Douro Empreendedor 2014 na categoria empresas com menos de dois anos, lançou agora uma campanha de crowdfunding na plataforma internacional Indiegogo, com o objetivo de angariar 50 mil euros para a produção de quatro novos produtos.

Mais informações aqui

Topo
-

Eventos de Interesse

-

Abertas candidaturas para o Building Global Innovators

Building Global Innovators (BGI) é um acelerador de inovação a nível global liderada pelo ISCTE-IUL e pelo Massachusetts Institute of Technology. É direcionado a aspirantes a empreendedores, startups e spin-outs  (até 5 anos), focando-se em quatro setores: Medical Devices & Health IT, Smart Cities & Industrial Tech, Enterprise IT & Smart Data e Ocean Economy.

Conselheiros e mentores são fundamentais neste processo e, como tal, trabalharão em conjunto com os fundadores, ajudando-os a desenvolver "propostas de valor centradas no cliente" e a mitigar riscos específicos e de mercado.

O que pode ganhar com este programa?
  • Mais de 1150h de mentoring especializado
  • Participação em formações exclusivas sobre investimento
  • Oportunidade para se juntar aos bootcamps no MIT (Boston) e ISCTE-IUL (Lisboa)
  • Apoio continuado durante 5 anos
  • Apoio avaliado em 1.000.000 €
 
Candidaturas até 24 de Maio. Saiba mais aqui.
Topo

Fraunhofer Portugal Challenge procura génios da ciência

O concurso arrancou a 13 de Abril e as candidaturas podem ser submetidas em www.challenge.fraunhofer.pt, até dia 22 de julho de 2015. Serão aceites candidaturas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento que tenham sido submetidas para defesa nos anos letivos de 2013/2014 e 2014/2015.

Ao longo da história do Fraunhofer Portugal Challenge, vários projetos e investigações relevantes têm sido distinguidos. Um sistema de navegação para cegos; antenas embebidas no corpo humano; um sistema de identificação e potencial localização de células cancerígenas, via axilas; motores de busca que organizam a informação cronologicamente e um sistema modular de estimulação elétrica para reabilitação motora são apenas alguns exemplos de teses premiadas pelo Fraunhofer Portugal Challenge.

A oportunidade está lançada e a Fraunhofer Portugal volta a desafiar a criatividade dos cientistas portugueses. As melhores ideias nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), multimédia e ciências relacionadas vão ser galardoadas. O concurso envolve duas categorias, Mestrado e Doutoramento, sendo premiados três finalistas em cada uma delas (seis no total). 

Descubra mais sobre o Fraunhofer Portugal Challenge aqui. 

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

Startup nos media

BioBoards: Skates de cortiça a caminho do mercado europeu @Notícias ao Minuto

Building Pictures: Potencial turístico da arquitectura ainda é pouco explorado no Porto @Porto de Futuro

Casas em Movimento: A casa autossuficiente @Visão

Explicas-me: Empresa do UPTEC quer criar maior base de dados nacional de explicadores @Pontos de Vista

Ecocubo: Faça turismo num cubo, a sugestão é de um português @Sábado

Fan Valley: Projecto Fan Valley seleccionado para ser apresentado na The Next Web Conference Europe @PC Guia

FAHR 021.3: serious house by FAHR 021.3 is a frozen moment that never existed @Designboom

Nooctiy supera expetativas num crowfunding Indiegogo @Dinheiro Vivo

Topo

À procura de talentos

   Descrição da proposta - Web Front-End Developer 
 
   Descrição da proposta - Developer
 
   Descrição da proposta - Test Automation Engineer 
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-