Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Newsletter

Abril 2013

-

Nesta Edição

-

Acontece no UPTEC

  1. Reitor da U.Porto e diretores das Faculdades visitam o UPTEC
  2. UPTEC organiza workshop sobre comunicação de projetos no INEB

Empresas UPTEC

  1. Canal 180 comemora 2 anos de emissão com programação especial
  2. Douro Skincare admitida ao Prémio Douro Empreendedor 2012
  3. Engenho das Ideias organiza mais um Harmos Festival

Eventos de Interesse

  1. 4ºedição do Building Global Innovators abre inscrições
  2. Fraunhofer Portugal Challenge 2013
  3. iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto

Breves, Curtas e outras informações

  1. À procura de talentos: FoodInTech e Wit Software
  2. Media: AnubisNetwork, Fraunhofer, Grabmark, Inovapotek e Playnify em destaque
-

No Site da UPTEC

-

Conhecer

Explorar

Seguir

-

Acontece no UPTEC

-

Reitor da U.Porto e diretores das Faculdades visitam o UPTEC

No passado dia 22 de Março, a Universidade do Porto celebrou 102 anos de existência. Para comemorar o facto, o Reitor da Universidade e os diretores das Faculdades visitaram o “berço de inovação” da U.Porto, o seu Parque de Ciência e Tecnologia -UPTEC. 

A visita iniciou-se com uma breve apresentação do projeto UPTEC, onde foram apresentados os números mais importantes de cinco anos de desenvolvimento e maturação, assim como, os prémios alcançados tanto pelo próprio Parque, como pelas empresas nele incubadas.

Os convidados visitaram, seguidamente, as instalações do Centro de Inovação, o Edifício Central e as obras da segunda fase do mesmo e o edifício do Polo das Indústrias Criativas. 

Topo

UPTEC organiza workshop sobre comunicação de projetos no INEB

UPTEC organiza workshop sobre comunicação de projetos no INEB

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), conjuntamente com a Bastidor Público, organizou um workshop sobre comunicação de projetos direcionado para colaboradores do INEB. O evento decorreu durante dois dias, 25 e 26 de Março, no Polo das Indústrias Criativas.

workshop estava dividido em três temáticas From Idea to pitch, Entreperneur Talk e Body Talking. A formação contou com a presença de Felipe Costa, responsável do Polo Tecnológico, Afonso Santos, fundador da startup Tuizzi e Daniel Pinheiro, ator, respetivamente. 

O evento terminou com uma sessão de pitch, onde os participantes tiveram 4 minutos para apresentar o seu projeto e 4 minutos para ouvir o feedback.

Na imagem: Participantes preenchem o Value Proposition Canvas.

Topo
-

Empresas UPTEC

-

Canal 180 comemora 2 anos de emissão com programação especial

Canal 180 comemora 2 anos de emissão com programação especial

O Canal 180 celebra o seu segundo aniversário no próximo dia 25 de Abril. Para comemorar estes dois anos de emissão, o canal televisivo dedicado à cultura, apresenta uma programação especial. Durante um mês, o Canal 180 vai emitir 12 filmes documentais em estreia absoluta na televisão portuguesa.

Estreará, também, a versão televisiva do 180 Criadores, uma rubrica do canal no jornal Público, que terá uma frequência diária na TV. A crónica visual emitirá vídeos sobre os novos talentos da cultura contemporânea.

O primeiro canal de televisão portuguesa dedicado à cultura e criatividade é um produto da OSTV, empresa incubada no UPTEC.

Topo

Douro Skincare admitida ao Prémio Douro Empreendedor 2012

Douro Skincare, empresa incubada no UPTEC, foi admitida ao Prémio Douro Empreendedor 2012, na categoria "Novas Empresas". O Prémio Douro Empreendedor 2012 destina-se a projetos empresariais em criação ou empresas constituídas com menos de dois anos de existência, e pretende distinguir a melhor ideia de negócio ou empresa inovadora.

A Douro Skincare é uma empresa que se destina a atuar na área da cosmética seletiva, através da criação e desenvolvimento dos seus próprios produtos e marcas, destinada à exportação e ao mercado nacional de nicho.

 

Topo

Engenho das Ideias organiza mais um Harmos Festival

Engenho das Ideias organiza mais um Harmos Festival

O Harmos Festival, este ano em versão “Classical", decorreu de 19 a 23 de Março, e reuniu os melhores músicos das mais conceituadas escolas superiores de música da Europa, como o Conservatório de Amesterdão ou a Academia de Música da Noruega.

Organizado pela Engenho das Ideias, empresa incubada no UPTEC, o festival visitou 7 cidades portuguesas do norte e centro do país: Lousada, Esposende, Barcelos, Coimbra, Mondim de Basto e Vila do Conde. O Harmos Classical apresentou, durante 5 dias, 25 concertos, tanto na Casa da Música como em outros espaços de várias cidades do Norte de Portugal. 

Imagem: UDK de Berlin atuando em Lousada.

Topo
-

Eventos de Interesse

-

4ºedição do Building Global Innovators abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para a 4º edição do Building Global Innovators, o concurso internacional de empreendedorismo e inovação, promovido pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Deshpande Center for Innovation e o The Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship.
 
O concurso destina-se a empreendedores portugueses e estrangeiros, startups e spin-offs universitárias, com menos de cinco anos no mercado e com um volume de faturação anual inferior a 2,5 milhões de euros.
 
Os quatro finalistas recebem um incentivo 100 mil euros. Já o vencedor do Building Global Innovators receberá um prémio de 400 mil euros. As inscrições estão abertas até 14 de maio. 
 
Mais informações aqui
Topo

Fraunhofer Portugal Challenge 2013

A Fraunhofer AICOS, centro de inovação instalado no UPTEC, lançou a edição de 2013 do Fraunhofer Portugal Challenge, um concurso de ideias para estudantes e investigadores, nas áreas de TIC, Multimédia e outras ciências afins, das instituições de Ensino Superior em Portugal. 

As ideias, baseadas em teses de mestrado ou doutoramento, devem-se focar em áreas científicas de interface homem-computador, processamento de informação e computação autonómica. As inscrições estão abertas até 31 de julho.

Mais informações aqui.

Topo

iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto

A UPIN abriu, no dia 8 de março, o prazo de candidaturas para a 4ª Edição do Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto – iUP25k. Se tens uma ideia, se queres rentabilizá-la e fazê-la crescer no mercado, esta é a oportunidade certa. O iUP25k vai continuar, assim, a contribuir para o esforço da U.Porto em assegurar vantagens àqueles que querem valorizar o conhecimento gerado na instituição e o que de melhor se faz dentro da Universidade.

A candidatura deve incluir informação sobre a ideia e os seus promotores e numa  primeira fase, o objeto de avaliação será um vídeo de 3 minutos a submeter ao concurso pelas equipas. São elegíveis os indivíduos e as equipas nas quais pelo menos um dos membros da equipa concorrente seja estudante ou alumni da U.Porto. As candidaturas ao iUP25k estão abertas até ao dia 8 de abril.

Mais informações aqui

Topo
-

Breves, Curtas e outras informações

-

À procura de talentos: FoodInTech e Wit Software

As empresas associadas ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) procuram, constantemente, novos talentos para integrarem as suas equipas. Assim sendo, apresentamos, neste tópico, várias propostas de emprego das nossas empresas.
 
    Descrição da proposta - Engenheiro Informático
 
 
    Descrição da proposta - iOS Software Programmer
    Descrição da proposta - Android Software Programmer
    Descrição da proposta - C Software Programmer
    Descrição da proposta - System Software Engineer
    Descrição da proposta - Web Mobile Programmer
    Descrição da proposta - QA Manager
    Descrição da proposta - Software Tester
    Descrição da proposta - Telecom Solution Architect
    Descrição da proposta - R&D Officer
    Descrição da proposta - UI Designer
Topo

Media: AnubisNetwork, Fraunhofer, Grabmark, Inovapotek e Playnify em destaque

Anubisnetworks noticiada na SIC
A solução criada pela Anubisnetworks em destaque na SIC K. 
 
Fraunhofer na Exame Informática TV

Ferramenta criada pela Fraunhofer em destaque na Exame Informática TV.

Grabmark em destaque no Canal Superior
Plataforma da Grabmark noticiada pelo Canal Superior
 
Inovapotek no Canal Superior
Inovapotek foi noticiada no portal Start UP do Canal Superior
 
Jornal de Negócios noticia a Playnify
O software desenvolvida pela Playnify no Jornal de Negócios.
 
 
Topo

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto © 2017

Se deseja deixar de receber esta newsleter, clique aqui.

-