UPTEC

Incubação

Fases e Objectivos

O processo de incubação no UPTEC está dividido em três fases distintas: Pré-incubação, Incubação e Internacionalização.

Dependendo do seu estágio de desenvolvimento, uma vez selecionada, cada nova empresa admitida poderá entrar diretamente em qualquer uma das fases deste processo.

Apesar de cada caso ser avaliado individualmente, estima-se que desde o momento da sua admissão até que a empresa complete o processo de incubação decorram, em média, três anos. Este processo é o mesmo, em qualquer um dos polos do UPTEC.

Pré-Incubação

Ao passar a fase de admissão, todas as ideias de negócio, que pelo seu nível de maturidade ainda não deram origem à constituição de uma empresa, serão direcionadas para a fase de pré-incubação.

Espera-se que, nesta fase, os empreendedores, com a ajuda do UPTEC, desenvolvam o seu modelo de negócio, fazendo as validações de mercado necessárias e desenvolvendo os protótipos dos seus produtos e serviços.

Pretende-se assim que no final da fase de pré-incubação os empreendedores tenham uma visão clara das variáveis estratégicas associadas ao seu projeto, bem como do mercado em que este se insere, permitindo-lhes assim testar e avaliar a viabilidade da sua futura empresa.

 

Incubação

A fase de incubação pressupõe que a ideia de negócio atingiu já um patamar de maturidade considerável no que diz respeito ao projeto empresarial, devendo também a mesma ter originado já a constituição legal da empresa.

Espera-se que nesta fase as empresas trabalhem ativamente no processo de entrada nos mercados, através da angariação dos seus primeiros clientes, ao mesmo tempo que iterativamente continuem o processo de desenvolvimento e melhoria das suas soluções.

Para além dos serviços gerais, os incubados passam a ter, neste nível, acesso a todos os programas e serviços avançados especificamente desenhados para sustentar o crescimento das empresas instaladas no UPTEC, nomeadamente, através da parceria com a Porto Business School.

 

Internacionalização

Ao atingir o último estagio do processo de incubação é esperado que a empresa alargue a sua carteira de clientes, ao mesmo tempo que inicia a expansão do seu negócio através da entrada em novos mercados e/ou através do lançamento de novos produtos/serviços.

Durante a fase de internacionalização, espera-se que a empresa se torne capaz de se transferir para um espaço próprio (eventualmente, dentro do próprio UPTEC), onde possa continuar a encontrar um ambiente favorável ao desenvolvimento e crescimento contínuo e sustentável, sempre com a inovação e a transferência de tecnologia e conhecimento como pano de fundo.

Subscrição adicionada.