UPTEC

News

Centro Corporativo da Misericórdia do Porto vence Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Published ago, in Empresas UPTEC. Comentar (0).

Centro Corporativo da Misericórdia do Porto vence Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

CREA, gabinete de arquitetura e engenharia, desenvolveu o projeto, em parceria com a Misericórdia do Porto, para o edifício do Instituto Araújo Porto. A recuperação venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de Melhor Intervenção no Uso Comercial e Serviços.

O projeto de reabilitação e reconversão do palacete para a sede corporativa da Misericórdia do Porto passou pela manutenção de condições de habitabilidade, gestão e conforto atuais, assim como pela substituição e reparação de elementos em mau estado de conservação. A intervenção estrutural envolveu a utilização de materiais e técnicas tradicionais, de forma a garantir a preservação da identidade do edifício.

“Procurámos valorizar o enorme potencial arquitetónico e identidade do edifício, ao manter o espaço com as salas desafogadas de altos pés-direitos amplamente iluminadas, servidas por corredores interiores de distribuição e uma escadaria central. Receber o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é para a CREA um grande incentivo e reconhecimento do nosso trabalho.” referiu o arquiteto André Camelo, sócio e fundador da startup.

O projeto do Instituto Araújo Porto foi desenvolvido pelos arquitetos André Camelo e Miguel Ribeiro na CREA, startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. O gabinete encontra-se também a desenvolver outros projetos mediáticos como a reabilitação de imóvel na Avenida dos Aliados, da autoria do arquiteto José Marquês da Silva.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi – tem como objetivo distinguir as intervenções urbanas com maior impacto na sociedade. Nesta edição foram premiados nove projetos dos 81 a concurso.

Comentar

Subscription added.